Início » Brasil » Meio ambiente deve ser a principal pauta na reunião entre Dilma e Obama
Diplomacia

Meio ambiente deve ser a principal pauta na reunião entre Dilma e Obama

Países podem firmar acordo para a redução de gases do efeito estufa, como foi feito entre EUA e China. Desmatamento da Amazônia deve entrar na pauta

Meio ambiente deve ser a principal pauta na reunião entre Dilma e Obama
Encontro entre os dois presidentes em 2012. Brasil está entre os maiores emissores de CO2 do planeta (Foto: Wikipedia)

A Casa Branca confirmou na última quinta-feira, 25, que, na reunião do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, com a presidente Dilma Rousseff, esta semana, o tema da mudança climática global será uma prioridade. Não ficou claro se os mandatários assinarão algum acordo para reduzir emissões, como foi feito entre China e EUA no ano passado, mas há essa possibilidade.

Entre 1990 e 2011, o Brasil foi o quarto país que mais emitiu gases do efeito estufa no mundo. Um acordo entre os dois países não seria tão significativo quanto aquele entre os americanos e os chineses, os dois maiores emissores, mas ainda assim seria considerado um grande avanço. Ajudaria na preservação da Floresta Amazônica, presente em maior parte no Brasil.

A queima de combustíveis fósseis é considerado o maior vilão do aquecimento global, mas não é o único. O desmatamento contribui para agravar o problema. Amazônia, a maior floresta tropical do planeta, vem sendo devastada para exploração ilegal de madeira e utilização de seu território para a pecuária. Além disso, queimadas são realizadas para devastar a floresta, emitindo ainda mais gás carbônico. Pesquisas recentes mostram que o poder de absorção de carbono da floresta tem sido reduzido a cada ano.

Uma pesquisa do Fundo Mundial da Vida Selvagem mostrou que em 2004 a Amazônia perdeu mais de 27 mil quilômetros quadrados de Mata Atlântica, porém, nos últimos dez anos o governo federal conseguiu reduzir a taxa de desmatamento em 80%. A Amazônia deve ser o principal assunto da reunião entre os presidentes.

Fontes:
Washington Post-The surprisingly important climate policy moment that’s coming this week

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *