Início » Brasil » Mentira, direito de todos e dever do Estado
Política

Mentira, direito de todos e dever do Estado

Graças a mentiras que envolvem compromissos, a nação é empacotada como besouro colhido em teia de aranha

Mentira, direito de todos e dever do Estado
Durante a campanha, Dilma mentiu para trás e para frente (Reprodução/Internet)

Existem mentiras de todo tipo, mentiras piedosas, mentiras avulsas. Existem, também, mentiras que envolvem compromissos. Estas últimas são construídas dentro de uma rede de solidariedade. Precisam de apoios. Precisam de quem as repita e de quem as referende.

São mentiras assim que estão em curso no nosso país, há bom tempo. Graças a elas, a nação é empacotada como besouro colhido em teia de aranha. Usadas como instrumento da política, essas mentiras são multiplicadas graças à teia de solidariedade entre interesseiros mentirosos, que acabam envolvendo nela a nossa liberdade e a nossa vitalidade como indivíduos e cidadãos. Os compromissos firmados em torno das mentiras paralisam a nação. Não esqueçamos: a aranha tem objetivo final bem conhecido em relação à sua presa.

Poderíamos usar a fórmula e a cadência de certos preceitos mágicos incluídos na Constituição Federal e afirmar que, aqui no Brasil, a mentira é direito de todos. E dever do Estado. De fato, nossa legislação protege o mentiroso. E ninguém mente mais à nação do que o Estado. Durante a campanha eleitoral, a presidente Dilma mentia para trás, vangloriando-se de inexistentes realizações e conquistas dos governos petistas. Mentia para a frente, anunciando um futuro brilhante para o próximo quadriênio. Atribuía, falsamente, intenções perversas a seus opositores. Essas mentiras eram repetidas, país afora, por uma rede de multiplicadores formada por centenas de milhares de ativistas.

Findo o pleito, mantida a cadeira e a caneta, a presidente passou a fazer nada do que havia prometido. E foi adiante. Jogou inteiro sobre a sociedade o saco de maldades que, durante a campanha, ela mesma se encarregara de pendurar nas costas de seu adversário. Mesmo assim, são poucos, muito poucos, os que erguem a voz para denunciar que caímos numa rede de mentiras ante as quais nada podemos fazer porque, como disse, no Brasil, a mentira é direito de todos. E dever do Estado.

*Trecho de artigo do escritor e arquiteto Percival Puggina, titular do Blog do Percival

5 Opiniões

  1. olbe disse:

    Existe um video do Lula que falando com a turma do PT ele se vangloria de mentir no exterior quanto ao número de crianças abandonadas nas ruas do Brasil. Ele diz ainda neste mesmo video que Jaime Lerner, chamou sua atenção dizendo que se o número de crianças nas ruas no brasil fosse assim tão grande a gente não conseguiria andar nas ruas, ao que o Lula contestou: ‘Eles nem ligam e acreditam em tudo o que eu digo” A escola serviu também para a sua pupila, ela durante a campanha mentiu para o povo brasileiro e dizia que o Aécio ia fazer o que ela está fazendo..ainda bem que ele não ganhou porque se isto tivesse acontecido e ele tomasse estas medidas de contenção, o PT ia estar colocando fogo no Brasil. Lembro quando pensávamos que o PT, que era oposição, era o único partido que não era corrupto: bastou subir ao poder e se tornou o mais corrupto dos partidos no Brasil.Agora o PT acabou…

  2. Fábio Nascimento disse:

    O PT DEVERIA SER ERRADICADO DO NOSSO PAÍS. O PT É UMA PRAGA. O PT É A MAIOR MAZELA DO BRASIL. O PT É O AVESSO DA ÉTICA. O PT É UMA MENTIRA. O PT É O EBOLA DA POLÍTICA. O PT É O BRAÇO DIREITO DO DIABO. O PT É O EXPURGO DE UMA SOCIEDADE LEVIANA. EU NÃO ME CANSEI, PORÉM O TECLADO JÁ ESTÁ COM FUMAÇA SAINDO PELAS BORDAS.

  3. Ludwig Von Drake disse:

    Maquiavel ensinou que tudo que o principe tiver que fazer de ruim, que o faça imediatamente e por completo. Relendo o livro “Acreditavam os gregos em seus mitos” de Paul Veyne, fiquei pensando se os petistas acreditam em suas mentiras. Dona Dilma está sendo maquiavélica ou sincera, não sei o que é pior.

  4. Revoltado disse:

    eles jamais se emendarão, retratarão, etc. são incorrigíveis, e quer saber? paredão nessa gente. é um mal menor, contra um país inteiro em ruínas, uma nação desmoralizada e uma quadrilha no poder.

  5. helo disse:

    Se desautoriza Levy tudo fica pior. Se fala, cobram-lhe as responsabilidades no lava-jato. Afinal quem responde pelas perdas do petrolão?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *