Início » Brasil » Mercado do diploma explica cobiça por MEC
Coluna Esplanada

Mercado do diploma explica cobiça por MEC

O mercado do diploma da ‘Pátria Educadora’ – lema do segundo governo Dilma – explica o apetite de políticos e empresários pelo setor

Mercado do diploma explica cobiça por MEC
Há 41 pedidos de aberturas de faculdades em tramitação e 5 mil processos de autorização para cursos em análise (Reprodução/Internet)

Até a nomeação de Renato Janine para o Ministério da Educação, PT, PMDB e PROS digladiaram na arena política pelo controle da pasta. Não apenas pelo gordo orçamento e o FIES – que se tornou um pote de ouro de sobrevida para as faculdades particulares. O mercado do diploma da ‘Pátria Educadora’ – lema do segundo governo Dilma – explica o apetite de políticos e empresários do setor (em muitos casos aliados). Levantamento do MEC para a Coluna mostra que há 41 pedidos de aberturas de faculdades em tramitação e 5 mil processos de autorização para cursos em análise.

Invasão yankee

Grupos americanos e europeus estão de olho nesse mercado no Brasil e investindo pesado na compra de faculdades, além das notórias fusões entre entidades brasileiras.

Cotação do boletim

No balcão, cada aluno vale R$ 11 mil no valorizado mercado de venda de faculdades. Apenas a ‘carteira’ de uma instituição com 2 mil alunos chega a custar R$ 25 milhões.

Top five

Os cursos mais pedidos nos últimos 4 anos são Engenharia Civil (964), Administração (820), Pedagogia (740), Gestão de RH (637) e Engenharia de Produção (599).

Intensivão tucano

A Executiva Nacional do PSDB vai contratar o especialista em imagem Luiz Marins para ministrar intensivão à bancada na Câmara, dia 24, no Instituto Israel Pinheiro em Brasília. O PSDB pretende melhorar a imagem junto às classes C e D e se livrar da pecha de ‘partido de elite’.

Crise existencial?

Os tucanos vão discutir também o ‘papel da oposição’ na atual conjuntura. O ilustre convidado será o ex-presidente Fernando Henrique, que fará a abertura do evento. O senador presidenciável Aécio Neves (MG) encerrará.

Heróis da nação

O Brasil tem sido acometido pela SCP – Síndrome da Carência da Punibilidade. A SCP tem elevado ao panteão informal dos heróis da nação quem aparece como justiceiro na mídia. Foi o caso do delegado da PF Protógenes Queiroz e, até pouco tempo, o do ministro Joaquim Barbosa. Hoje seu representante é o juiz Sérgio Moro.

Velório oficial..

Ninguém mais fala na Comissão Nacional da Verdade e seu relatório – ex-subversivos, nem entidades de direitos humanos, tampouco militares ou Governo.

.. e enterro

É como se a CNV se tornasse mais um fantasma do passado enterrado no túmulo da Anistia, diz um historiador.

Logo ali

No quadro de avisos da Advocacia Geral da União há anúncio de curso de Introdução ao Direito Americano ministrado por professor do órgão, na Escola da AGU. A Coluna denunciou em 2013 a farra do curso na Califórnia, enquanto havia similares no Brasil.

Supremos

A presidente Dilma vai indicar o próximo ministro do STF até quinta-feira, após retornar da Cúpula das Américas. Estão na mesa os nomes dos ministros do STJ Luiz Felipe Salomão (RJ), Mauro Campbell (AM) e Benedito Gonçalves (RJ), o favorito.

Supremos 2

Salomão tem o apoio do PMDB do Rio – Eduardo Cunha, Sérgio Cabral, governador Pezão; Campbell, do ministro de MME, Eduardo Braga; Benedito conta com lobby do ex-presidente Lula. Corre por fora o presidente da OAB, Marcos Vinícius Coelho.

Casal 20

Manuela Sabóia de Alencar, chefe do setor médico da CGU, é esposa do Secretário executivo do órgão, Carlos Higino. Formam o casal 20 que tem incomodado muita gente. Em setores diferentes, não há nepotismo nesse caso. Ambos são cedidos: ela do GDF – onde faltam médicos nos hospitais – e ele da Receita Federal.

Mercado do mal

O Sistema prisional do DF está de olho no caso. ‘Serviços’ de esposas de apenados dentro da cadeia têm sido negociados como pagamento por dívidas de presos.

Ponto Final

Críticas, sugestões, denúncias: envie e-mail para reportagem@colunaesplanada.com.br. Siga no Twitter (@colunaesplanada) e no Facebook (Coluna.Esplanada).

 

Com Equipe DF, SP e Nordeste

 

1 Opinião

  1. Vitafer disse:

    Que horror!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *