Prezados leitores,
o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.
O mercado financeiro reagiu bem à indicação do economista Roberto Campos Neto para presidência do Banco Central.
Após a divulgação da notícia, o Ibovespa subiu 2,96% e atingiu 88.515 por volta das 18h da última sexta-feira, 16. O dólar fechou o dia em baixa, cotado a R$ 3,73.
Segundo informou o site Congresso em Foco, a boa resposta à indicação se dá porque investidores entendem que Campos Neto não promoverá mudanças radicais na política monetária do atual presidente do BC, Ilan Goldfajn. Além disso, a manutenção de Mansueto Almeida à frente do Tesouro Nacional também teve impacto positivo.
Campos Neto foi indicado para o posto na última sexta-feira, por Paulo Guedes, guru econômico de Bolsonaro e futuro ministro da Economia. Especialista em finanças pela Universidade da Califórnia, Campos Neto, é responsável pela tesouraria do banco Santander – instituição na qual está há quase 18 anos -, já tendo atuado também no banco Bonzono Simonsen e na gestora de fundos Claritas.
Antes de ser confirmado no cargo, Campos Neto ainda precisa passar por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.