Início » Brasil » Metade do Congresso responde ação penal ou inquérito no STF
Impunidade

Metade do Congresso responde ação penal ou inquérito no STF

Cerca de 300 dos 594 parlamentares brasileiros têm pendênciais criminais no Supremo, revelou o procurador-geral da República Rodrigo Janot

Metade do Congresso responde ação penal ou inquérito no STF
Segundo Rodrigo Janot, seria necessário mais de sete anos para a conclusão dos julgamentos (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

De acordo com o levantamento elaborado pelo site Congresso em Foco, divulgado em setembro de 2013, 224 parlamentares respondiam a 542 pendências criminais no mais alto tribunal do país. Entretanto, de acordo com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot Monteiro de Barros, este número hoje é ainda maior, chegando a “pouco menos de 300”.

Considerando os 594 congressistas, praticamente a metade do Congresso é alvo de inquérito ou ação penal no Supremo. Janot detalha que elaborou uma estratégia para tentar agilizar o julgamento das ações criminais contra deputados e senadores, recomendando o encerramento dos processos pouco consistentes para que o Supremo se concentre nos casos mais relevantes. “Tem problemas sérios, mas tem muita porcaria”, explica.

Janot aponta a morosidade da máquina judiciária como responsável pelo acúmulo dos processos no Supremo. Segundo o procurador, se 200 parlamentares tivessem pendências judiciais, o STF demoraria pelo menos 400 sessões plenárias para analisar o recebimento da denúncia e julgar a acusação. “O Supremo faz sessão quinta-feira para tratar de processos penais. É só fazer a conta e ver quanto tempo vai demorar isso”, avalia.

Conforme o raciocínio de Janot seria necessário mais de sete anos para a conclusão dos julgamentos. Tamanha burocracia e  lentidão no tratamento dos casos desperta desconfiança em toda a sociedade, diz: “A falta de resultado do processo penal gera frustração, que deixa na população o sentimento de impunidade”.

 

Fontes:
Congresso em Foco-Janot: metade do Congresso tem pendências criminais

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

17 Opiniões

  1. Renato Carnielli disse:

    Puxa vida ! – então o Lula estava certo?
    Que vergonha!
    Gostaria de solicitar ao Sr. PGR que publicasse a lista dos processos “cabeludos”, excluindo, é claro, as “porcarias”.
    Aguardo mais detalhes, antes da eleição que se aproxima.
    De qualquer forma, penso que nós brasileiros, estamos todos “frittos i infarinatos”
    Acorda Brasil

  2. Isam disse:

    O que estão esperando para mudarem as Leis para meterem esses bandidos na cadeia? Mas para que mudar, se forem justas, serão contra eles mesmo? Só fica preso neste país quem rouba um pacote de manteiga para dar aos filhos (somente ladrões de galinha), sem quem os defenda. BRASIL, PARAÍSO DOS MARGINAIS!

  3. Luiz Carlos Braga de Camargo disse:

    Ontem, comentando a morte de Jair Rodrigues um amigo comentou ; ” em Brasília tem tanta gente nas casas do poder que não fazem a mínima falta, justamente o Jair se vai ? Eu ponderei; calma também não é bem assim ! Confesso que ele tem razão; é assim.

  4. Vitafer disse:

    E o povo continuará votando neles.
    Concordo com o Renato, é preciso dar nome aos bois.

  5. Sérgio Augusto Kniphoff disse:

    Onde podemos ver a qual ação penal ou inquérito os deputados e/ou senadores terá que responder e quais são. A nominata está disponível onde? Ou isto também é sigilo? Pensando bem, estes vermes representam muito bem o povo brasileiro de agora!!!

  6. Áureo Ramos de Souza disse:

    como podemos ter a possibilidade de saber os nomes desses 300 mesmo com os porcarias e se puder dividir mostrar os piores e os porcarias. É bom que saibamos quem são eles e sairmos as ruas em Brasilia com os nomes e pediNDO FORA FULANO E FORA CICRANO

  7. Henrique de Almeida Lara disse:

    Em que mundo estamos?!!

  8. Noé disse:

    Porque o procurador Rodrigo Janot não divulga isso em toda mídia? Se assim o fizer estará prestando um grande serviço ao Brasil e mostrando aos eleitores quais os elementos que têm que ser banidos da vida pública e da política nacional. Será que a ética o impede de ser honesto com o povo ou será que relação só seria divulgada se todos indivíduos fossem do PT?

  9. GENTIL LINS DE ARAUJO disse:

    METADE DO CONGRESSO NACIONAL TEM PENDENCIAS CRMINAIS E A OUTRA METADE FAZ VISTAS GROSSAS QUANDO O ASSUNTO DE INTERESSE DO POVO E QUE VENHAM PREJUDICAR INTERESSES PRÓPRIOS.
    POR ISSO E POR MUITAS COISAS, TENHO DITO ” NÃO SOU RACISTA MAS VOTO EM BRANCO(NULO).

  10. jose araujo disse:

    QUEREMOS OS NOMES! QUEREMOS OS NOMES!!!!!!

  11. Aloisio disse:

    Isto a grande MÍDIA esconde, Vergonha nacional

  12. Noé disse:

    Os deputados federais e senadores são os únicos responsáveis por essa crescente onda de violência, impunidade e corrupção instituída no Brasil. Negam-se a fazer qualquer reforma no código penal e a reforma política não sai porque não admitem perder qualquer privilégio. Nosso caminho é sem volta e não adianta aqui ficarmos a crucificar o poder executivo, pois sem o parlamento ninguém governa. O procurador Rodrigo Janot tem o dever de tornar pública essa relação, não interessa partido; Interessa sim que o povo e o eleitor brasileiro conheça esses elementos dispensáveis e que só têm interesse de desmoralizar o Brasil e o povo de bem.
    Apelemos também ao ministro Joaquim Barbosa que é tão comprometido com a verdade para ajude-nos a conhecer essa VERDADE.

  13. Joaquim Caldas disse:

    O estado democrático de direito,tonou-se o estado criminoso de direito.
    A constituição da República dos ladrões.

  14. Afonso Schroder disse:

    O Brasil necessita ser passado a limpo, como? com este câncer impregnado nas casas Legislativas cheio de maldades, truculência e cá entre nós se fizer um levantamento minucioso deve ter uma infinidade de criminoso nas suas ações, vamos escolher melhor nossos representantes principalmente nas casas Legislativas onde esta o grande mal canceroso viciado, que não deixa os executivos bem intencionados desenvolver um trabalhar para toda sociedade.

  15. JESUS R. DE ARAUJO disse:

    POLÍTICOS??? = No BRASIL, profissão vulgar, medíocre e vagabunda!
    Este tipo de gentalha só serve para enxovalhar nosso pais no exterior, e trabalhar em benefício próprio..
    E, ainda somos obrigados á votar! Mas, eu voto em branco, ou NULO!

  16. Haroldo disse:

    Lendo ótimas opiniões, quero dar destaque à feita por NOÉ. Ele foi feliz em seu comentário, não há EXECUTIVO que consiga governar de boa fé se depende de parlamentares para fazer a máquina funcionar, parlamentares esses que não pensam no Pais e no seu povo; Só lhes interessa ficar bem com suas corjas. NENHUM PARLAMENTAR ME REPRESENTA. e o poder judiciário fica cego, surdo e mudo, só se manifestando para proteger aliados e condenar opositores.
    É BRINCADEIRA.

  17. Adalberto Nogueira disse:

    É conhecido o brocardo: cada povo tem o governo que merece. Os nosso líderes, à exceção do judiciário que é uma instituição meritocrática, todos estão lá por escolha do povo, nenhum tomou o poder pela força. Por outro lado tem o adágio popular que diz que um governo como o nosso: “…ninguém merece”.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *