Início » Brasil » Metade dos brasileiros diz que ‘bandido bom é bandido morto’
Pesquisa Datafolha

Metade dos brasileiros diz que ‘bandido bom é bandido morto’

Sociólogo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública defende mudança no sistema da polícia

Metade dos brasileiros diz que ‘bandido bom é bandido morto’
Operação policial em uma comunidade do Rio (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Uma pesquisa Datafolha encomendada pela Ong Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelou que metade da população das grandes cidades do país acha que “bandido bom é bandido morto”.

O resultado da pesquisa será incluído no 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que será divulgado nesta semana.

O levantamento foi realizado no final de julho e contou com a participação de 1.307 pessoas com mais de 16 anos em 84 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Enquanto 50% dos entrevistados concordaram com a afirmação de que “bandido bom é bandido morto”, 45% disseram que discordam, 3% não concordam nem discordam e outros 2% não souberam responder.

Em entrevista à Folha, o sociólogo Renato Sérgio de Lima, vice-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, afirmou que a divisão revelada na pesquisa é um bom sinal, uma vez que “isso pode ser visto como uma janela para a construção de políticas públicas. Há espaço para mudança”.

Lima defende ainda uma mudança no sistema da polícia, que, segundo o sociólogo, privilegia o enfrentamento a criminosos e o confronto violento.

O resultado da pesquisa Datafolha reforça a percepção de especialistas de que a sociedade brasileira é tolerante com a matança de suspeitos por policiais.

O ouvidor das polícias de São Paulo, Julio Cesar Fernandes Neves, disse, também em entrevista à Folha, que os brasileiros que defendem que “bandido bom é bandido morto” autorizam “o mau policial a fazer Justiça com as próprias mãos. Esse tipo de pessoa induz o mau policial a cometer o maior erro da sua vida”.

Martim Sampaio, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP, ressalta que “a sensação de impunidade é tão grande que leva o povo a querer que a Justiça seja feita de imediato”, colocando na mão da polícia o poder de julgar e aplicar a pena de morte.

Fontes:
Folha de S.Paulo - Metade do país acha que 'bandido bom é bandido morto', aponta pesquisa

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

10 Opiniões

  1. Luziar Batista disse:

    O principio inteligente ou espírito não morre, somente o corpo morre.
    Somente Deus pode decidir sobre as nossas vidas.
    Além disso, a grande maioria de bandidos é pobre e negro de áreas carentes
    que foram abandonados pela sociedade e pelo poder público.

  2. Romes pires ferreira disse:

    O maior bandido é aquele que rouba o dinheiro público e nunca é punido

  3. Boris Lawrence disse:

    Na situacao de roubo, devemos divider em dois grupos , 1 O ladrao Politico e 2 O Ladrao
    cidadao comum.

    No caso do Ladrao Politico a lei deveria ser seguinte: Como ele ja ganha po bastante como politico, e alem disso usa esta vantage para usurper do povo traindo a confianca nele depositada , caso confirmado a situacao de criminos desta natureza, todos os seus bens e de seus familiars envolvidos com ele deveriam ser confiscados, alguma aposentadoria por cargos publicos deveria ser cancelada e ele deveria ser prese em carecere junto a ladroes e bandidos comns nao deve ser menos de 15 anos, nada de prisao domiciliar com trabalho
    externo etc. etc.
    No caso do ladrao comuns , podem que as suas aooens possan ate ser justificadas quando dependendo do que o levou a se tornar ladrao ate atenuar a sua pena, dando a possibilidade de se regenerar atravez de treinamento e preparo para subsistir nestan sociedade , muitas vezes injusta.
    Entretanto quando um ladrao ou bandido mata uma pessoa, nao existe perdao ou justificativa, a nao ser em legitima defesa e esta nunca pode ser concedida ao bandido, uma vez que ele esta ocasionando o confront, e se ela matra a vitima deve ser imediatamn te executsado da mesma forma pela policial envolvido na sua captura.

  4. Boris Lawrence disse:

    Olha Luziar , justificar o comportamento por causa das injusticas sociais, nao justifica ninguem matar ninguem, mas voce tem razao, devemos dar ao Deus a final decisao. Mas para que isto aconteca , o que podemos fazer e mandar este infeliz para perto de Deus para que ai ele tome a decisao se o manda ao paraiso ou ao inferno.

  5. Henrique de Almeida Lara disse:

    Se é apenas a metade, bota aí: metade mais um, que estou nessa.

  6. Roberto1776 disse:

    O descaso do Governo petista politicamente correto para com a segurança pública (sei que isso é um assunto estadual, mas a maluquice do lula em desarmar a nação e armar o ladrão é inaceitável) chegou a um ponto em que a sociedade, junto com as polícias militares, está tendo que assumir o papel do estado. Certamente essa é a razão de tantos bandidos serem mortos antes de serem julgados. Além disso , quando chegam a ser julgado, as penas são ridículas. Talvez se o juízes fossem responsabilizados por seus atos de benevolência para com os bandidos, a situação fosse menos catastrófica, pois o que se vê, em termos de sentenças, chega a ser risível.

  7. Rene Luiz Hirschmann disse:

    Nos Estados Unidos Obama esta tentando retirar armas das mãos de psicopáticos, nada mais justo, mas a mídia brasileira informa que Obama quer restringir o uso de armas de um modo geral, e que 80% da população aprova,não é verdade, o uso de arma de fogo para defesa pessoal é uma obrigação do estado de direito, o que o estado brasileiro deve fazer é fiscalizar os registros e a liberação, o cidadão honesto e psicologicamente normal deve ter o direito de se defender.

  8. Ademilson disse:

    Bandido bom,é bandido morto mesmo,pq quem lucra com bandido é só advogado,portanto vão se ferrar essa escória humana que defende bandido!

  9. O Bondoso disse:

    Tadinho dos bandidos, são seres humanos, que tem direito a vida. Séra que vocês não sentem pena de um garoto negro da periferia que tem que ter uma arma pra roubar porque precisa comer?

  10. ALEXANDRE FERREIRA disse:

    ENTÃO LUZIAR, LEVA ELES PARA MORAR COM VC

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *