Uma pesquisa Datafolha encomendada pela Ong Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelou que metade da população das grandes cidades do país acha que “bandido bom é bandido morto”.
O resultado da pesquisa será incluído no 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que será divulgado nesta semana.
O levantamento foi realizado no final de julho e contou com a participação de 1.307 pessoas com mais de 16 anos em 84 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Enquanto 50% dos entrevistados concordaram com a afirmação de que “bandido bom é bandido morto”, 45% disseram que discordam, 3% não concordam nem discordam e outros 2% não souberam responder.
Em entrevista à Folha, o sociólogo Renato Sérgio de Lima, vice-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, afirmou que a divisão revelada na pesquisa é um bom sinal, uma vez que “isso pode ser visto como uma janela para a construção de políticas públicas. Há espaço para mudança”.
Lima defende ainda uma mudança no sistema da polícia, que, segundo o sociólogo, privilegia o enfrentamento a criminosos e o confronto violento.
O resultado da pesquisa Datafolha reforça a percepção de especialistas de que a sociedade brasileira é tolerante com a matança de suspeitos por policiais.
O ouvidor das polícias de São Paulo, Julio Cesar Fernandes Neves, disse, também em entrevista à Folha, que os brasileiros que defendem que “bandido bom é bandido morto” autorizam “o mau policial a fazer Justiça com as próprias mãos. Esse tipo de pessoa induz o mau policial a cometer o maior erro da sua vida”.
Martim Sampaio, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP, ressalta que “a sensação de impunidade é tão grande que leva o povo a querer que a Justiça seja feita de imediato”, colocando na mão da polícia o poder de julgar e aplicar a pena de morte.
Fontes:
Folha de S.Paulo - Metade do país acha que 'bandido bom é bandido morto', aponta pesquisa
249 visualizações
231 visualizações
224 visualizações
6 comentários
6 comentários
4 comentários
4 comentários
O principio inteligente ou espírito não morre, somente o corpo morre.
Somente Deus pode decidir sobre as nossas vidas.
Além disso, a grande maioria de bandidos é pobre e negro de áreas carentes
que foram abandonados pela sociedade e pelo poder público.
O maior bandido é aquele que rouba o dinheiro público e nunca é punido
Na situacao de roubo, devemos divider em dois grupos , 1 O ladrao Politico e 2 O Ladrao
cidadao comum.
No caso do Ladrao Politico a lei deveria ser seguinte: Como ele ja ganha po bastante como politico, e alem disso usa esta vantage para usurper do povo traindo a confianca nele depositada , caso confirmado a situacao de criminos desta natureza, todos os seus bens e de seus familiars envolvidos com ele deveriam ser confiscados, alguma aposentadoria por cargos publicos deveria ser cancelada e ele deveria ser prese em carecere junto a ladroes e bandidos comns nao deve ser menos de 15 anos, nada de prisao domiciliar com trabalho
externo etc. etc.
No caso do ladrao comuns , podem que as suas aooens possan ate ser justificadas quando dependendo do que o levou a se tornar ladrao ate atenuar a sua pena, dando a possibilidade de se regenerar atravez de treinamento e preparo para subsistir nestan sociedade , muitas vezes injusta.
Entretanto quando um ladrao ou bandido mata uma pessoa, nao existe perdao ou justificativa, a nao ser em legitima defesa e esta nunca pode ser concedida ao bandido, uma vez que ele esta ocasionando o confront, e se ela matra a vitima deve ser imediatamn te executsado da mesma forma pela policial envolvido na sua captura.
Olha Luziar , justificar o comportamento por causa das injusticas sociais, nao justifica ninguem matar ninguem, mas voce tem razao, devemos dar ao Deus a final decisao. Mas para que isto aconteca , o que podemos fazer e mandar este infeliz para perto de Deus para que ai ele tome a decisao se o manda ao paraiso ou ao inferno.
Se é apenas a metade, bota aí: metade mais um, que estou nessa.
O descaso do Governo petista politicamente correto para com a segurança pública (sei que isso é um assunto estadual, mas a maluquice do lula em desarmar a nação e armar o ladrão é inaceitável) chegou a um ponto em que a sociedade, junto com as polícias militares, está tendo que assumir o papel do estado. Certamente essa é a razão de tantos bandidos serem mortos antes de serem julgados. Além disso , quando chegam a ser julgado, as penas são ridículas. Talvez se o juízes fossem responsabilizados por seus atos de benevolência para com os bandidos, a situação fosse menos catastrófica, pois o que se vê, em termos de sentenças, chega a ser risível.
Nos Estados Unidos Obama esta tentando retirar armas das mãos de psicopáticos, nada mais justo, mas a mídia brasileira informa que Obama quer restringir o uso de armas de um modo geral, e que 80% da população aprova,não é verdade, o uso de arma de fogo para defesa pessoal é uma obrigação do estado de direito, o que o estado brasileiro deve fazer é fiscalizar os registros e a liberação, o cidadão honesto e psicologicamente normal deve ter o direito de se defender.
Bandido bom,é bandido morto mesmo,pq quem lucra com bandido é só advogado,portanto vão se ferrar essa escória humana que defende bandido!
Tadinho dos bandidos, são seres humanos, que tem direito a vida. Séra que vocês não sentem pena de um garoto negro da periferia que tem que ter uma arma pra roubar porque precisa comer?
ENTÃO LUZIAR, LEVA ELES PARA MORAR COM VC