Início » Opinião » Artigos » Michel Temer, o feirante!
GRITA BRASIL

Michel Temer, o feirante!

Michel Temer mostrou mais uma vez sua faceta de comerciante

Michel Temer, o feirante!
É nessa hora que conseguimos enxergar que o jogo que se joga em Brasília é esse e não vai mudar (Foto: Beto Barata/PR)

Na última terça-feira, 3 de outubro, foi realizada no Palácio do Planalto uma nova edição da Feira de Negócios do Temer. O presidente Michel Temer mostrou mais uma vez sua faceta de comerciante. E tudo à luz do dia.

Acho que Temer nunca despachou tanto. Foram mais de 50 deputados atendidos. Daqui a pouco é capaz até de querer abrir um terreiro na ala sul do Palácio do Planalto.

Fico cada vez mais estarrecido com a conduta do presidente na tentativa de barrar mais uma vez uma denúncia contra seus atos escusos. Ou nada ortodoxos. Ou ainda parafraseando Dilma, malfeitos.

Foi o dia em que a distribuição de cargos e ajuda nos mais diversos assuntos foi posta em cima da mesa em troca de um simples NÃO na hora da votação no Congresso sobre salvar ou não o presidente. De imposto sindical à burocracia que atrapalha a inscrição de times de futebol em campeonatos; da criação de universidades no interior a pedidos de recursos para obras de creches na Bahia. Por mais que alguns pedidos sejam até dignos, como os ligados à educação, fica uma sensação de que só se faz o bem fechando-se os olhos para um mal maior causado e que tirou justamente parte do dinheiro que poderia ter sido direcionado a essas mesmas causas.

É nessa hora que conseguimos enxergar que o jogo que se joga em Brasília é esse e não vai mudar. É um eu te ajudo não importa em que e você me ajuda não importa em que.

Por que não pode existir essa preocupação sem a troca de favores? Por que não se pode ter recursos para a construção de creches na Bahia?

É muito louco isso. E grave. Grave se realmente quem está vendo quiser realmente enxergar como funciona o balcão de negócios em Brasília.

Que país é esse que só funciona assim? Será que ninguém enxerga que isso é uma forma de corrupção implícita? Ou eu sou louco e enxergo de mais da conta? Se o presidente está comprando o voto de um deputado que nome se dá a isso então? Ou eu estou vendo coisas? Aqui não é gentileza gera gentileza. Isso pra mim é propina em forma de propina mesma. Eu te dou isso, mas você então lá no Congresso me salva.

Eu iria além e diria que está sendo violado o artigo 333 do Código Penal: Oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determina-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício.

O grande problema é que muitos não vão querer ver por esse lado. Nem sei se há embasamento legal para caracterizar um suborno, mas nas entrelinhas isso não passa de um suborno.

Michel Temer pelo visto irá continuar presidente apesar de sua popularidade estar no limbo, apesar da aprovação do seu governo estar no limbo, pois temos um Congresso frouxo, covarde e incapaz de exercer a sua vontade própria. Tudo passa ou passará por uma troca de favores. O deputado pode até concordar que o presidente deveria ser julgado, mas se ele assim o fizer não terá aquele cargo, ou não contará com a ajuda financeira para algum projeto.

Eu tento aceitar isso. Aceitar que na política aqui nada é feito por acaso. O governo não é capaz de liberar verba para a construção de creches pelo simples fato daquela cidade, daquele estado ser carente nessa área. Nada é de espontânea vontade. Tudo passa pela contrapartida.

E é assim que muitos querem que nosso país mude. Deve ser horrível para um deputado – ou não – não poder mostrar a sua vontade própria, mostrar que tem princípios próprios e que não é uma marionete na mão do partido ao qual é filiado ou na mão do presidente.

E o presidente segue em sua arrogância dizendo que lutará bravamente contra mais essa denúncia inepta e sem sentido proposta por uma associação criminosa que quer parar o país. Ou seja, a única associação criminosa que há é a nossa. A dele não.

E não podemos esquecer de que ainda existe a possibilidade de troca-troca na relatoria da CCJ da mesma maneira que foi feita na primeira denúncia para achar alguém amigo.

E assim os dias passam, e já estamos no último trimestre de 2017 com a mesma dúvida, pelo menos para mim: Que país é esse?

Salve as baleias. Não jogue lixo no chão.

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

4 Opiniões

  1. Beraldo disse:

    O impeachment juridicamente perfeito foi ou não foi um Golpe político-jurídico?

    E todo golpe gera uma Ditadura.

    Ou o que se instalou em Brasília não é uma Ditadura?

    Pode até ser chamada de Ditadura Constitucional da Democracia.

    É quando ninguém pode fazer nada contra alguém que pode fazer tudo em nome da Constituição, sob o tripé da conivência dos três poderes da república.

    Coxinhas e mortadelas estão apodrecendo em casa, enquanto uma organização criminosa instalada em Brasília, comete descalabros em série.

    Em 01/01/2019 todos os seus componentes perderão o foro privilegiado.

    Não é exagero imaginar um sobre-golpe que impeça eleições em 2018 e esta cambada fique no poder, pelo tempo necessário à gestação de uma anistia ampla, geral e irrestrita, para eles próprios.

    Muitas profecias feitas aqui neste O&N se concretizaram e esta, por mais extravagante que possa parecer, só poderá ser barrada pelas FORÇAS ARMADAS, agora ou o mais rápido possível.

  2. olbe disse:

    É impressionante, o rosto dele não se abala…Ele enfrenta tudo impassível, fico impressionada!!!

  3. Laércio disse:

    A população está sem defesa perante a constituição atual!
    O que vamos fazer?
    Faixas e palavras de ordem não resolvem!
    Precisamos de uma constituição que ofereça para o povo uma comissão previamente criada para que, nos casos de inquéritos o povo possa votar para a retirada imediata do parlamentar suspeito até que haja a regularização do problema, e, não havendo,a comissão fica no poder até convocação de eleições para eleger substitutos.
    Ficar da forma que está não é justo para com a nação.

  4. Áureo Ramos de Souza disse:

    Ee assim branca de neve foi salva pelos sete anões. E assim caminha o Brasil. E assim temos menas fá em acreditar nos políticos. E assim deixo para todos meu pêsames.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *