Início » Brasil » Milhares de presos não retornam após festas de fim de ano
Taxa de evasão

Milhares de presos não retornam após festas de fim de ano

Pelo menos 2.416 presos não retornaram às celas após terem sua saída temporária autorizada pela Justiça

Milhares de presos não retornam após festas de fim de ano
Mulher retorna à cadeia após festas (Fonte: Reprodução/G1)

Um levantamento feito pelo portal G1 revelou que pelo menos 2.416 presos do regime semiaberto não retornaram às celas após terem sua saída temporária autorizada pela Justiça para as festas de final de ano.

Esse número foi baseado em dados das secretarias responsáveis pelo sistema penitenciário em todos os estados brasileiros, mais o Distrito Federal. O número de presos que não voltaram para as celas representa 5,1% do total de 47.531 detentos que receberam o benefício.

A taxa de evasão de 2012 é praticamente a mesma de 2011, quando 2.407 presos não retornaram às celas após o Natal e o Ano Novo. No ano passado, no entanto, houve um aumento de 2% no número de beneficiados em relação a 2011.

Maiores taxas de evasão

A Lei de Execuções Penais prevê até cinco saídas anuais para aqueles que cumprem regime semiaberto e apresentam bom comportamento. É preciso também ter cumprido pelo menos 1/6 da pena, no caso de réus primários, e 1/4 da pena, em caso de reincidência.

De acordo com o levantamento do G1, os estados com maior índice de presos que não retornaram para a cadeira foram Sergipe (21%), Maranhão (19,7%) e Goiás (12,6%).

Fontes:
G1 - Mais de 2,4 mil presos não voltam às celas após festas de fim de ano

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *