Início » Brasil » Mineração ameaça 20% das áreas de proteção
Mineração e desmatamento

Mineração ameaça 20% das áreas de proteção

O estudo, publicado na revista Science, foi realizado por pesquisadores brasileiros e britânicos

Mineração ameaça 20% das áreas de proteção
O artigo lembra que o Brasil demorou mais de dez anos para criar o Sistema Nacional de Áreas Protegidas (Reprodução/Jacques Jangoux/Photoresearchers)

Interesses de exploração mineral ameaçam pelo menos 20% das áreas de proteção ambiental integral no Brasil, incluindo terras indígenas. Os pedidos de pesquisa estão protocolados no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), do Ministério das Minas e Energia. De 505 unidades de proteção integral analisadas, 236 têm pedido de pesquisa mineral, sendo 47% do total. De 578 terras indígenas, 251 (ou 43%) estão na mesma situação.

O estudo, publicado na revista Science, foi realizado por pesquisadores brasileiros e britânicos que fizeram a sobreposição dos registros do DNPM aos mapas das unidades de conservação. A pesquisa mostra que a Amazônia tem 315.560 quilômetros quadrados de áreas sob risco. Outro fator que surpreendeu os pesquisadores foi o interesse da mineração na Mata Atlântica, bioma que só tem 8,5% da sua cobertura vegetal original.

O artigo lembra que o Brasil demorou mais de dez anos para criar o Sistema Nacional de Áreas Protegidas, e cita que projetos para exploração dessas áreas tramitam em silêncio no Congresso, sem que a população se dê conta. Um deles é o projeto de lei 3.682/2012, que permite a mineração em todas as unidades de conservação, limitando a atividade a 10% do total das terras. O estudo aponta ainda, que o desmatamento na Amazônia coloca em risco o ciclo de chuvas em outras regiões, como a que está acontecendo agora no Sudeste.

Para Joice Ferreira, pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental, os danos da mineração não podem ser limitados a só um pedaço das reservas. “Mesmo que a área minerada seja pequena, são construídas estradas e obras de infraestrutura. Os projetos geram migração, provocam pressão de desmatamento e degradação.”

Fontes:
O Globo-Mineração ameaça 20% das áreas de proteção

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *