Início » Brasil » Ministério Público pede rejeição de partido de Marina
rede sustentabilidade

Ministério Público pede rejeição de partido de Marina

Posição do MP é apenas um dos elementos que o TSE usará como base para decidir, nesta quarta ou quinta, se aprova ou não a Rede Sustentabilidade

Ministério Público pede rejeição de partido de Marina
Marina reafirma que quase 100 mil assinaturas foram anuladas sem explicação (Reprodução/internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Alegando insuficiente comprovação de apoio popular, o Ministério Público Eleitoral recomendou à Justiça nesta terça-feira, 1º, que negue o pedido de registro do partido da ex-senadora Marina Silva, o Rede Sustentabilidade, aumentando as dificuldades para que ela dispute a presidência pela legenda.

Leia também: Marina fala à revista ‘Economist’

A ministra Laurita Vaz, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), havia dado até esta terça-feira como prazo final para o MP se posicionar. Laurita foi quem determinou que fosse feita a recontagem das assinaturas de apoiadores do partido Rede Sustentabilidade. A ministra atendeu ao pedido do vice-procurador eleitoral Eugênio Aragão.

Na sexta-feira, 20, em parecer enviado ao TSE, Aragão disse que a legenda da ex-senadora validou na Justiça Eleitoral apenas 102 mil assinaturas de apoiadores em todo o país. Marina vem rebatendo a declaração, dizendo que as assinaturas coletadas foram mais do que o suficiente e que o problema está nos cartórios, que se negaram a certificá-las sem apresentar justificativas.

Dos documentos encaminhados à Procuradoria, constam cerca de 440 mil fichas de apoio validadas por cartórios. A exigência é de no mínimo cerca de 492 mil. Segundo a ex-ministra, esse relatório não deveria impedir a criação da sigla, já que ele considera apenas as assinaturas enviadas inicialmente, quando ainda há cerca de 80 mil assinaturas nos cartórios.

O partido afirma ter obtido quase 1 milhão de assinaturas e que, após triagem interna, levaram à apresentação de mais de 600 mil aos cartórios eleitorais, responsáveis por checar se os nomes e os dados coletados conferem com o banco de dados dos eleitores.

O peso do MP

A posição do procurador é apenas um dos elementos que os sete ministros do Tribunal Superior Eleitoral usarão como base para decidir, nesta quarta ou nesta quinta, se aprovam ou não a Rede. Semana passada, Marina se reuniu com vários ministros do TSE para conversar sobre a situação.

Caso a Rede seja rejeitada, Marina ainda tem como opção se filiar a outra legenda para concorrer ao Planalto, mas ela tem se recusado a falar sobre essa hipótese.

 

Fontes:
Agência Brasil - TSE dá 24 horas para Ministério Público se manifestar sobre registro da Rede Sustentabilidade
Agência Brasil- Marina reafirma ao TSE que 95 mil assinaturas do Sustentabilidade foram anuladas sem justificativa
Folha de São Paulo-Ministério Público pede rejeição de partido de Marina
Agência Brasil-TSE determina recontagem de assinaturas de apoiadores do Rede Sustentabilidade
Valor Econômico-Marina culpa TSE e reúne comissão provisória

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Mauricio Fernandez disse:

    Marina não tira voto somente do PT. Se Marina tivesse por meta fundar um partido sobre o lema “eu sou Marina e anti – PT” então estaria perdendo tempo. Portanto não é essa a intenção e somente o PT não consegue enxergar. Parece que Serra demonstra interesse em continuar no PSDB o que frustra e complica ainda mais as coisas para o PT. Eduardo Campos juntamente com boa parte da ‘base aliada’ fará uma limpa pelo nordeste. Ao norte as coisas vão tão mal por conta do ministro de Minas e Energia e com um posto avançado com Jatene no Pará por parte do PSDB que acho arriscado a Dilma aparecer por lá. Mas o PT continua acreditando que pode jogar pela janela oportunidades que se oferecem com seus aliados e com os quais o PT em ação inusitada vem rompendo relações e considerando importantes setores nos moldes que considera uma lata de sardinha vazia. Não tem ninguém batendo no ombro dessa gente e soprando em seus ouvido “vocês são apenas humanos”. Que falta fazem os ‘bobos’ e os cestos do passado!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *