article image
Cardozo: presídios funcionam como 'escolas de crime' (Fonte: Reprodução/Diário de Notícias)
Sistema carcerário

Ministro da Justiça diz que prefere morte a cadeia no Brasil

José Eduardo Cardozo afirmou ainda que as condições nos presídios do país são 'medievais'

fonte | A A A

Em um encontro com empresários paulistas nesta terça-feira, 13, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, fez uma crítica contundente ao sistema carcerário brasileiro: “Se fosse para cumprir muitos anos em uma prisão nossa, eu preferiria morrer”.

Leia também: As precárias condições das prisões na América Latina
Leia também: Começa a privatização de prisões no Brasil

Cardozo disse ainda que as condições nos presídios do país são “medievais” e que eles funcionam como “escolas de crime”. “Quem entra em um presídio como pequeno delinquente muitas vezes sai como membro de uma organização criminosa para praticar grandes crimes”, afirmou o ministro.

Prisão perpétua, pena de morte e castração química

 

José Eduardo Cardozo ressaltou que o sistema carcerário precisa melhorar, uma vez que viola os direitos humanos e não permite uma reinserção social.

O ministro foi questionado por empresários sobre prisão perpétua, pena de morte e castração química a estupradores e pedófilos, e se mostrou contrário à aplicação desses tipos de penas no Brasil.

De volta ao topo comentários: (17)

Sua Opinião

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Estado

Cidade

  1. Joaquim Caldas disse:

    Tá chiando? Seus amiguinhos vão pra cadeia? Os mensaleiros! É melhor morrer do que ir pra cadeia? Todos os dias aparece um ladrão com ideais novos!!! Só sendo do PT.

  2. Hivitality disse:

    Tá muito certo Cardozo, bom petista que você é, reclame pro “governante anterior” e para o atual também,
    Você deve ter o número do celular de ambos…

  3. Rafael Sarnelli disse:

    Faz lembrar aquela música do Chico Buarque “…chama o ladrão, chama o ladrão…” . O Ministério da Justiça, a quem está subordinada a verba de reforma do sistema penitenciário liberou, até o presente momento, pouco mais de 15% do previsto para o ano de 2012. E VIVA O PT e suas levianas incoerências!

  4. Samuel disse:

    Muito bons os comentários, de modo geral. Ah, se o povão tivesse acesso a essas notícias e fosse capaz de compreender para onde estamos marchando a passos acelerados!
    Sr. DINARTE DA COSTA PASSOS, permita-me discordar de sua opinião a respeito de PEDÓFILO (ou pedofilia). Há outra palavra parecida, PEDERASTA (ou pederastia) que também se refere à criança. Se, como o Sr. disse, pedófilo é o amigo da criança (e o é, na tradução literal), o pederasta era o educador da criança, que o fazia com carinho e amor. Acontece que, em ambos os casos, muitos “amigos” ou “educadores” das crianças acabavam por se apaixonar por elas… Assim, com o correr do tempo, essas duas palavras (e suas derivadas) passaram a ter um sentido pejorativo, como as entendemos hoje.
    Há casos contrários, de palavras que têm um sentido negativo e passaram a um positivo hoje, como por exemplo FORMIDÁVEL. Originariamente seria uma coisa disforme, monstruosa e hoje a usamos como algo bom, excelente…
    Um grande abraço, meu amigo, e protejamos nossas crianças dos atuais PEDÓFILOS e PEDERASTAS.

  5. TÉKA ASSUNÇÃO disse:

    Olá, Bom Dia e Bom Feriado à todos !

    O Ministro disse: ” Se fosse para cumprir muitos anos em um presídio brasileiro, preferiria morrer”.
    Infeliz comentário. Mas concordamos que os presídios são Medievais.
    Ele, como Ministro da Justiça, deveria juntamente com sua Equipe, criar projeto com modos e formas de ação, e instrumentos para solucionar os problemas dessas cadeias abarrotadas de indivíduos, que só ficam maquinando o mal.
    E criar leis que fizessem com que esses indivíduos, verdadeiramente trabalhassem para o engrandecimento da Nação.
    Poderia-se copiar o modelo do Xerife americano do Arizona; ” linha dura”, ou seja, no presídio que é de responsabilidade dele, não entra cafézinho, nem cigarrinho, muito menos “telefoninho celular”. E é necessário trabalhar muito..muito. Estudar muito.. ler muito.. E ter consciência do seu lugar no mundo em que vivemos.
    Abços,
    Téka Assunção

  6. Carlos Neves disse:

    Então podemos acreditar na sua palavra, quando for preso?

  7. J. Cardoso disse:

    O ministro da Justiça parece que não pertence a este governo. Ou é ele usa de demagogia. Por que o governo petista, do qual ele é um dos expoentes, há tanto tempo no comando da nação, e tendo ampla liderança política no Congresso, até agora não arrostou o problema da segurança nacional aos brasileiros, que não é somente de responsabilidade estadual, mas também do governo federal? Está na Constituição Federal, Art. 144, que a segurança pública é dever do Estado. Se é dever da União, do governo federal, não justifica até agora a falta de investimento para que as cadeias públicas brasileiras não tenham padrão humano de receber com dignidade qualquer apenado. Assim, soa estranha a tergiversação explícita do senhor ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ao reprochar as péssimas condições de nossos presídios, chegando a afirmar que preferia morrer a cumprir pena em prisões brasileiras. Na verdade, ele devia morrer de vergonha de participar de um governo que abandonou a segurança pública aos brasileiros para só cuidar de atos e fatos políticos de seu interesse.
    Eduardo Cardozo é do time benevolente dos direitistas humanos, que tanto tem protegido bandidos de todos os calibres. Fala que é contra a pena de morte, prisão perpétua, castração química de estupradores e pedófilos. Mas será que o seu discurso seria o mesmo, caso a sua mulher, filha, mãe, irmã etc. fossem vítimas da violência descomunal desses criminosos?
    Ora, um país que chegou ao ponto crítico do descontrole e não consegue combater de forma eficiente essa onda de barbaridades a que assistimos, tem que passar por um longo período de endurecimento de exceção e adotar medidas extremas contra esses delinquentes, que desafiam a sociedade e as nossas autoridades. Com o discurso vazio e “humanista” do senhor ministro da Justiça, que muito se assemelha à forma de pensar da secretária dos Direitos Humanos, Maria do Rosário e de outros que tais, o Brasil está caminhando para uma convulsão social incendiada pela coordenação da bandidagem que agora dá ordens de dentro de nossos presídios. Uma vergonha!
    Por que temos de continuar a aceitar a opinião de meia dúzia de políticos e juristas, hipócritas e demagogos, que se posicionam contrário à implantação de medidas punitivas definitivas, quando a sociedade continua sendo violentada cruelmente pela bandidagem instalada no país? Um criminoso sádico, frio e cruel se arroga no direito de exterminar vidas, mas a sociedade não tem o direito de se defender e exigir que o Estado crie as condições constitucionais para a segregação definitiva desse facínora, aplicando-lhe a pena de morte ou prisão perpétua?
    Estamos numa democracia de fachada, ou de cabeça para baixo, em que a sociedade é impedida de exigir a forma como deseja ser disciplinada. A norma continua vindo de cima para baixo e não ao encontro do que pensa a nossa população. Por que não é realizada consulta popular acerca da implantação da pena capital ou prisão perpétua no Brasil, por quê? Qual a razão plausível? Então, continuaremos sendo comandado pela cabeça de meia dúzia de políticos e juristas, que se declaram contrários ao endurecimento da penalidade no Brasil? Que país é este? Mas a coisa está muito confusa em nossa República: até um partido político faz desagravo a favor de políticos corruptos condenados pelo STF. Aonde vamos chegar?

  8. DINARTE DA COSTA PASSOS disse:

    Analisando a palavra “PEDÓFILO”, não dá para conceber a ideia de que isto seja dito por pessoas que se dizem inteligentes. Lamentavelmente, no Brasil, os canais de televisão, imprensa e outros meios medíocres de comunicação levam informação destorcida para a população. E isto não é tudo, ditam regra, impõe costumes, criam uma falsa cultura e, acima de tudo, se acham no direito de ensinar significados de palavras que nem eles conhecem. É por causa de jornalistas mal formados (má escola) e mal informados que somos obrigados a ouvir de forma pejorativa a palavra “PEDOFILIA” PEDÓFILO ETC. Será que estes mal informados da literatura portuguesa não pesquisam a origem ou significado da palavra para depois falar.

    O significado da palavra “PEDOFILIA”, no seu sentido real nos mostra que todos nós que amamos nossos filhos ou que temos apegos, amor as crianças em geral , todos somos pedófilos. E dai, o que existe de errado nisso, a única coisa errada é uma imprensa “burra” colocar uma interpretação pejorativa em uma palavra tão bonita que nada tem haver com a chamada violência sexual as crianças.

    Digam publicamente que a violência sexual contra a criança é crime, mas nunca coloquem, de forma pejorativa, uma palavra tão bonita que significa carinho e amor que todos nós devemos ter em relação as crianças. Digam claramente que a PEDOFILIA não é crime, mas bem pelo contrário a PEDOFOBIA isto sim é crime, porque ter horror, ódio e intolerância com a criança, isto sim é crime.

    Aos jornalistas de plantão da globo! Eles que se sentem donos da verdade que parem de ensinar coisa errada e digam ao povo brasileiro que eles podem e devem praticar a “PEDOFILIA” e nunca a PEDOFOBIA. E também digam que PEDOFILIA nada tem a ver com o crime hediondo e repugnante praticado contra nossas crianças, que é o crime de violência sexual contra inocentes.

    Parem de ensinar coisas erradas ao povo brasileiro, mostrem que vocês tem conhecimento, provem que estudaram em boas escolas e larguem mão de falar asneiras em rede nacional de televisão. Isso é muito feio.

  9. luis disse:

    Não seja por isso Sr Ministro, quando o Sr for preso, ou os mensaleiros faça isso que o sr prefere.

  10. Paulo disse:

    Essa declaração do minstro mostra o que ocorre no sistema penitenciário. A pergunta que fica é qual o motivo disso agora? É em função da condenação de seus “cumpanheiros”na AP 470? Como ministro o que está fazendo para mudar essa situação? É responsabilidade de seu ministério. Fuja da corrente de água que está vindo em sua direção….

  11. Robson Mothé disse:

    O que o governo está fazendo para melhorar esse quadro? pois o PT esta a 10 anos no poder.

  12. ROSELI disse:

    Fala sério…..
    Nossa! A população NUNCA sabem o que acontece.
    São iludidos com novelas, tapa olho.

  13. João Cirino Gomes disse:

    Até a presente data só vimos pobres desinformados indo para a cadeia, uns por tentarem furtar champo, outros por furtar maisena, farinha de trigo, leite radio velho etc… Enquanto isso os políticos que superfaturam na compra de ambulância, na compra de merenda escolar, em todo tipo de construção, desviam e roubam e se tornam bilionários da noite para o dia, continuam acobertados pela lei de imunidade, e foru privilegiado!

    Desta maneira é a justiça no Brasil!

    Enquanto não tiver fim esta maldita lei, que nada tem de democrática, nada mudara!
    Vamos continuar vendo CPI só para inglês ver, pois ninguém devolve o produto dos roubos e muito menos são punidos! Só fica no Bla, bla, bla! Enquanto a população continua bancando mordomias até dos bandidos que estão julgando seus iguais em CPI e comissão de verdade mentirosa, que só faz de conta!

    Abaixo assinado pelo fim da imunidade!

    http://www.peticaopublica.com.br/?pi=Janciron

    Quem estiver de acordo: Assine e ajude a divulgar:
    Informamos que: O único partido que vem apoiando esta ideia, é o Federalista!
    Afinal, para que politico honesto precisa de imunidade?
    Se os direitos são iguais, por qual motivo, a classe que mais rouba, tem este privilégio?

  14. Manfred K. disse:

    Quando o cerco começa a apertar para os políticos aí eles reclamam do sistema carcerário, né? Bando de FDP mesmo.

  15. João Cirino Gomes disse:

    Rato do PT prestes a cair na ratoeira

    Seguem os dados do processo que corre na Justiça Federal de Brasilia.
    O número do CPF dele é 070.680.938/68.
    DVD

    Processo:
    0007807-08.2011.4.01.3400
    Classe:
    65 – AÇÃO CIVIL PÚBLICA
    Vara:
    13ª VARA FEDERAL
    Juiz:
    PAULO CESAR LOPES
    Data de Autuação:
    31/01/2011
    Distribuição:
    2 – DISTRIBUICAO AUTOMATICA (31/01/2011)
    Nº de volumes:

    Assunto da Petição:
    1030801 – DANO AO ERÁRIO – IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA – ATOS ADMINISTRATIVOS – ADMINISTRATIVO
    Observação:
    ASSEGURAR O RESSARCIMENTO DOS DANOS CAUSADOS AO ERARIO NO MONTANTE DE R$ 9.526.070,64
    Localização:

    Partes

    Tipo
    Nome
    AUTOR MINISTERIO PUBLICO FEDERAL
    REU LUIS INACIO LULA DA SILVA
    REU AMIR FRANCISCO LANDO
    Procurador
    LUCIANA LOUREIRO OLIVEIRA

    Movimentação

    Data
    Cod
    Descrição
    Complemento
    17/09/2012 17:05:21 137 CONCLUSOS PARA DECISAO
    17/09/2012 16:51:30 210 PETICAO / OFICIO / DOCUMENTO: RECEBIDA(O) EM SECRETARIA PARA REGULARIZAR MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL DO DIA 31/08/2012 (PROT. 4658)
    31/08/2012 17:40:59 218 RECEBIDOS EM SECRETARIA
    21/08/2012 09:40:39 126 CARGA: RETIRADOS MPF INTERESSADO:MPF QTDE FOLHAS:158
    20/08/2012 15:02:44 222 REMESSA ORDENADA: MPF
    20/08/2012 15:02:36 154 DEVOLVIDOS C/ DESPACHO
    06/02/2012 14:52:26 137 CONCLUSOS PARA DECISAO
    03/02/2012 19:15:02 154 DEVOLVIDOS C/ DESPACHO
    03/10/2011 14:49:41 137 CONCLUSOS PARA DECISAO
    15/08/2011 15:19:36 168 INFORMACAO REQUISITADA / SOLICITADA A AUTORIDADE / ENTIDADE
    15/08/2011 15:19:32 184 INTIMACAO / NOTIFICACAO POR OFICIAL MANDADO DEVOLVIDO / CUMPRIDO
    02/06/2011 17:37:02 184 INTIMACAO / NOTIFICACAO POR OFICIAL MANDADO DISTRIBUIDO CP nº 42/2011 encaminhada a SSJRO
    02/06/2011 17:36:58 184 INTIMACAO / NOTIFICACAO POR OFICIAL MANDADO EXPEDIDO
    02/06/2011 17:36:55 184 INTIMACAO / NOTIFICACAO POR OFICIAL AGUARDANDO EXPEDICAO MANDADO
    26/05/2011 17:21:44 154 DEVOLVIDOS C/ DESPACHO
    26/05/2011 12:33:49 137 CONCLUSOS PARA DESPACHO
    11/05/2011 12:24:23 218 RECEBIDOS EM SECRETARIA
    09/05/2011 08:40:48 126 CARGA: RETIRADOS MPF INTERESSADO:ADAILDE QTDE FOLHAS:82
    28/04/2011 12:21:50 185 INTIMACAO / NOTIFICACAO / VISTA ORDENADA MPF
    28/04/2011 12:21:27 154 DEVOLVIDOS C/ DESPACHO
    28/04/2011 12:21:23 137 CONCLUSOS PARA DESPACHO
    28/03/2011 20:03:19 128 CARTA PRECATORIA EXPEDIDA / AGUARDANDO DEVOLUCAO DATA DEVOLUÇÃO:30/04/2011
    18/03/2011 15:05:06 218 RECEBIDOS EM SECRETARIA
    18/03/2011 15:03:42 184 INTIMACAO / NOTIFICACAO POR OFICIAL MANDADO DEVOLVIDO / CUMPRIDO EM PARTE AGUARDANDO RETORNO DA CARTA PRECATÓRIA DASJ DE SÃO BERNARDO DO CAMPO – 23.04.2011
    17/02/2011 17:00:00 184 INTIMACAO / NOTIFICACAO POR OFICIAL MANDADO REMETIDO CENTRAL
    14/02/2011 15:24:25 184 INTIMACAO / NOTIFICACAO POR OFICIAL MANDADO EXPEDIDO
    09/02/2011 16:01:15 184 INTIMACAO / NOTIFICACAO POR OFICIAL AGUARDANDO EXPEDICAO MANDADO
    09/02/2011 15:59:48 154 DEVOLVIDOS C/ DESPACHO
    03/02/2011 12:07:28 137 CONCLUSOS PARA DESPACHO
    03/02/2011 12:07:14 218 RECEBIDOS EM SECRETARIA
    02/02/2011 15:59:45 170 INICIAL AUTUADA
    02/02/2011 13:43:43 223 REMETIDOS VARA PELA DISTRIBUICAO
    31/01/2011 15:38:42 2 DISTRIBUICAO AUTOMATICA

    NÃO DEU NA “IMPRENSA” BRASILEIRA: MPF PEDE O BLOQUEIO DOS BENS DO EX-PRESIDENTE LULA
    Processo: 0007807-08.2011.4.01.3400
    Classe: 65 – AÇÃO CIVIL PÚBLICA
    Vara: 13ª VARA FEDERAL
    Juiz: PAULO CESAR LOPES
    Data de Autuação: 31/01/2011

    Assunto da Petição: 1030801 – DANO AO ERÁRIO – IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA – ATOS ADMINISTRATIVOS – ADMINISTRATIVO

    Observação: ASSEGURAR O RESSARCIMENTO DOS DANOS CAUSADOS AO ERÁRIO NO MONTANTE DE R$ 9.526.070,64

    - 17/09/2012 17:05:21 137 CONCLUSOS PARA DECISÃO
    - 02/02/2011 15:59:45 170 INICIAL AUTUADA
    BLOQUEIO DOS BENS DO LULA !

    A notícia que todo Brasil esperava foi publicada no jornal Correio da Manhã em Portugal. Quem quiser confirmar é só clicar no endereço abaixo.

    Esta notícia saiu dia 21 em Portugal, mas não foi
    publicada no Brasil……porque será?????????

    A petralhada está doida!
    Com o Mensalão corroendo sua cara de pau, já se espera que mais ações contra a gangue petista comece a pipocar

    Brasil adentro e afora…
    Cadeia para essa corja de bandidos!
    Parabéns para o Ministério Público, que sirva de incentivo aos que não se venderam, que ainda tem poder para punir e pode fazer justiça pelo povo e para o povo!

    Já que a imprensa vendida não faz a sua parte, façamos nós, brasileiros indignados com esta gang petralha, espalhando isso pela rede.

    BLOQUEIO DOS BENS DO LULA.

    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/internacional/mundo/ministerio-publico-pede-bloqueio-de-bens-de-lula Amilcar Veiga

    Isso é a pontinha do iceberg. Se resolverem investigar fortemente o BNDES e Eike Batista iremos chegar a pelo menos US$ 4 bi segundo a revista americana FORBES.

    O Ministério Público Federal (MPF) de Brasília pediu à justiça o bloqueio dos bens do ex-presidente Lula da Silva, a quem acusa de improbidade administrativa por ter usado verba pública com claro intento de promoção pessoal.O bloqueio de bens tem como finalidade garantir a devolução aos cofres públicos de quatro milhões de euros que Lula, segundo o MPF, usou indevidamente. A ação interposta pelo MPF refere-se ao gasto desses quatro milhões de euros com a impressão e o envio pelo correio de mais de dez milhões de cartas enviadas pela Segurança Social a reformados entre Outubro e Dezembro de 2004, segundo ano do primeiro mandato de Lula. A missiva avisava os reformados que um convenio estabelecido entre a Segurança Social e o até então desconhecido Banco BMG lhes permitia a partir de então pedirem empréstimos a juros baixos e sem qualquer burocracia àquela instituição bancária, com o desconto das parcelas sendo feito diretamente nas reformas.Até aí não haveria problema, não fossem dois detalhes, que chamaram a atenção dos promotores. O BMG, único banco privado a ser autorizado na altura a realizar esse tipo de empréstimo, conseguiu a autorização em menos de duas semanas, quando o normal seriam vários meses, e as cartas, simples correspondência informativa, eram assinadas por ninguém menos que o próprio presidente da República, algo nada comum para esse tipo de aviso.

    Para o Ministério Público, não há dúvida de que Lula e o então ministro da Segurança Social, Amir Lando, que também assinou as cartas e é igualmente acusado na acção, usaram a correspondência para obterem promoção pessoal e lucro político e que a acção do presidente da República favoreceu a extrema rapidez com que o BMG conseguiu autorização para operar o negócio, desrespeitando as normas do mercado.
    A 13.ª Vara Federal, em Brasília, a quem a ação foi distribuída, ainda não se pronunciou sobre o pedido do MPF.”

  16. João Cirino Gomes disse:

    Repassando

    SAIU NA IMPRENSA PORTUGUESA PORQUE, COMO TODOS SABEM,
    A IMPRENSA BRASILEIRA É MUITO BEM PAGA PELO PT PARA PROTEGÊ-LO.
    ENTÃO, TEMOS QUE FAZER NÓS, INTERNAUTAS, O PAPEL QUE A IMPRENSA NÃO FAZ.

    O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PEDIU O BLOQUEIO DOS BENS
    DO LULA NO VALOR DE R$ 9.526.070,64 POR IMPROBIDADE
    ADMINISTRATIVA.

    Já sei, você não acredita não é mesmo?

    Então confira o processo na Justiça Federal: http://processual.trf1.jus.br/consultaProcessual/processo.php?secao=DF&proc=78070820114013400

    Depois de abrir o link acima, clique em “PARTES” e verá o nome do Lula. Se quiser poderá acompanhar o desfecho.

    Processo: 0007807-08.2011.4.01.3400
    Classe: 65 – AÇÃO CIVIL PÚBLICA
    Vara: 13ª VARA FEDERAL
    Juiz: PAULO CESAR LOPES
    Data de Autuação: 31/01/2011
    Assunto da Petição: 1030801 – DANO AO ERÁRIO –
    IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA – ATOS
    ADMINISTRATIVOS – ADMINISTRATIVO
    Observação: ASSEGURAR O RESSARCIMENTO DOS

    BLOQUEIO DOS BENS DO LULA !
    A notícia que todo Brasil esperava foi publicada hoje 23/10/12 no jornal Correio da Manhã em Portugal, quem quiser confirmar é só clicar no endereço abaixo: no site portugues

    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/internacional/mundo/ministerio-publico-pede-bloqueio-de-bens-de-lula

    Isso é a pontinha do iceberg. Se resolverem investigar fortemente o BNDES e Eike Batista iremos chegar a pelo menos US$ 40 bilhões segundo a revista americana FORBES

    os PTralhas estão doidos com a notícia se espalhando antes das eleições do segundo turno.
    Se você ainda é PTista, e continua votando nessa quadrilha, boa sorte, continue assim, e deixará um um belo futuro brasileiro para seus filhos e netos.

  17. André Luiz Duarte de Queiroz disse:

    As afirmações de Cardozo a refletem a mais pura realidade. Mas acho que ele, na posição de Ministro da Justiça, cria um embaraço para o Governo ao usar de tanta franqueza…
    Espero que isso seja fomento para melhorias dos sistema carcerário brasileiro, e não fiquem só na retórica. É fato que as cadeias brasileiras, hoje, não cumprem de forma alguma o papel de ressocialização dos apenados, muito pelo contrário: são verdadeiras ‘faculdades dos crime organizado’.
    Sou a favor inclusive que se reveja a legislação quanto à questão do trabalho para os presos. Se não é possível torná-lo compulsório (a exemplo de alguns estados americanos) por conta de isso ferir cláusula pétrea da Constituição brasileira, então que se busque maneiras de tornar a opção pelo trabalho muito mais preferível para todos os detentos (seja em colônias agrícolas, em fábricas, o que for). Entendo que todo detento deveria ao menos ‘se custear’ (estivessem livres, não teriam que ter alguma fonte de renda para viver?…), pois o sistema carcerário custa muito, muito caro ao erário público. Ademais, como já diziam os antigos: “cabeça vazia é oficina do Diabo!”