Início » Brasil » Moro condena José Dirceu a 23 anos de prisão
OPERAÇÃO LAVA JATO

Moro condena José Dirceu a 23 anos de prisão

José Dirceu foi condenado por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa no esquema de corrupção na Petrobras investigado pela Lava Jato

Moro condena José Dirceu a 23 anos de prisão
É segunda condenação de Dirceu. Em 2012 ele foi condenado esquema do mensalão (Foto: Agência Brasil)

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu foi condenado a 23 anos e três meses de prisão por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A sentença foi dada nesta quarta-feira,18, pelo juiz Sérgio Moro.

Os crimes são referentes ao esquema de desvio de verba de contratos e pagamento de propina de empreiteiros a políticos investigado pela Operação Lava Jato, conhecido como Petrolão. É a segunda condenação de Dirceu e a mais longa proferida pelo juiz da Lava Jato até agora.

Em 2012, Dirceu foi condenado a sete anos e 11 meses por corrupção no esquema do mensalão. Ele cumpria pena em regime aberto em agosto de 2015 quando foi preso por envolvimento no esquema do Petrolão. Desde então, ele está em uma prisão em Curitiba.

Além de Dirceu, foram condenados outros sete envolvidos. O irmão de Dirceu, Luiz Eduardo de Oliveira Silva, foi condenado a oito anos e noves meses por lavagem de dinheiro; o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari, foi condenado a nove anos de prisão por corrupção; o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque recebeu 10 anos de prisão por corrupção; o empreiteiro Gerson Almada, da Engevix, foi condenado a 15 anos e seis meses por corrupção e lavagem de dinheiro; o lobista Fernando Moura foi condenado a 16 anos e dois meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro; e o corretor de imóveis Júlio César dos Santos recebeu oito anos de prisão por lavagem de dinheiro originado de propinas.

Fontes:
Estadão-Moro condena Dirceu a 23 anos de prisão na Lava Jato

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

8 Opiniões

  1. Jaime Reis disse:

    Foi pouco, as penas deveriam ser maiores.

  2. antonio leal ruiz disse:

    e os bandidos deputados e senadores envolvidos no esquema como o aecio
    renan temer eduardo cunha e outros ??

  3. Boris disse:

    Uma mudanca radical deve ser feita na constituicao, acabar com o foro do Tribula superior para os politicos. O poitico como um acidadao qualquer deve responder poelos seus crimes imediatamente ou procvar a sua inocencia , este negocio de foro previlegiado e uma armadura para os criminosos que deveriam ser julgados e condenados com maior rigor, pois estao roiubando milhoes de pessoas, e roubando com autoridade concedida para que os mesmos defenessem o povo. FORA O FORO PREVILEGIADO , todos sao iguais na democracia , ou entao nao temos democracia

  4. Inácio A Soares Neto disse:

    Os Grandes Causadores deste desmancho da Lava Jato é o Juiz Moro.Parabéns pra ele.Mais ainda falta a Prisão de Lula, e Dilma os quais foram os chefes de tudo isso, veja que o rombo foi mais de 36.000 bilhão. Acho que a cadeia não tão suficiente quanto conquistar os bens dos mesmos mesmo que seja de terceiro.Pois esta é a maneira de disfarçar para praticar crime público.

  5. Almanakut disse:

    Será que cumprirá integralmente os 23 anos?

    No Regime Militar, o brando, Estela, Wanda, Luiza ou Patrícia cumpriu só três anos!

    Nasi – Rubro Zoro

    Deckdisc

    Porém, o João Acácio Pereira da Costa, conhecido como Bandido da Luz Vermelha, condenado a 351 anos, 9 meses e 3 dias, cumpriu 30 anos, a pena máxima no Brasil, para quem é pobre!

  6. DINARTE DA COSTA PASSOS disse:

    Se fosse um homem justo e correto, este tal MORO prendia Aécio e seus comparsas, por que ele não se manifesta no caso da nomeação dos sete Ministros investigados pela Lava Jato. E ai vem um puxa-saco TUCANALHA falar que este sujeito está fazendo a coisa certa. Ora quem condena Corrupção deve condenar por completo, se para o ZÉ é Corrupção para o Pedro também deve ser, é a lógica de qualquer ciência, de qualquer filosofia. Se o homem comum comete este desatino está usando dois peso e duas medidas, mas por ser ignorante será perdoado. Mas se este mesmo homem é um Juiz não se pode esperar uma atitude desta sob pena da Justiça estar politizada ou melhor partidarizada.

  7. Áureo Ramos de Souza disse:

    Ainda não durmo bem enquanto eu não ver o LUla e Dila o pivô de tudo na cadeia e quanto a este FORO PRIVILEGIADO é uma indecência, colocamos na politica confiando nestes ladrões e roubam e ainda tem foro privilegiado. São pessoas comuns igual amim e a todos brasileiros e nós o colocamos para engrandecimento do país não para roubar.

  8. Henrique Motta disse:

    Quando será que estes idiotas como Chico Buarque e outros tantos que apoiam o PT vão se mudar de vez e eixar o país voltar a crescer? Ser comunista vivendo de renda de musicas e livros em Paris e vir apoiar comício petista é hipocrisia o que aliás pouco me espanta. Ele e seus pares são de esquerda porque é “chique”, mas no frigir dos ovos querem que o povo se dane.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *