Início » Brasil » Morre a cantora Nara Leão
Musa da Bossa Nova

Morre a cantora Nara Leão

Em 07 de junho de 1989, a cantora Nara Leão morreu vítima de um tumor de cérebro

Morre a cantora Nara Leão
Nara Leão lançou mais de 20 discos e interpretou grandes canções da música brasileira (Reprodução/Nara Leão)

Nara Leão nasceu em Vitória, no Espírito Santo em 1942, mas quando tinha um ano sua família se mudou para o Rio de Janeiro. No início da adolescência, ganhou um violão do pai e começou a estudar na Academia de Violão de Menescal e Carlos Lyra, onde mais tarde seria professora. Neste período, começou a se reunir com músicos da bossa nova em seu apartamento, no Rio de Janeiro.

Aos 17 anos, Nara Leão estreou como cantora no show “Segundo Comando da Operação Bossa Nova”. Ao longo da carreira, lançou mais de 20 discos e interpretou grandes canções da música brasileira. Além de dar voz a compositores como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Newton Mendonça, entre outros, também trabalhou como atriz e artista plástica.

Nara Leão lançou seu primeiro disco no mesmo ano que a Ditadura Militar foi instaurada no Brasil. Envolvida com movimentos de esquerda, a cantora se participou intensamente na luta contra os militares. Na mesma época, anunciou seu rompimento com a bossa nova e criticou os defensores da MPB que se revoltaram contra a guitarra elétrica. Anos mais tarde, se envolveu com o movimento Tropicalista.

A cantora foi casada com o cineasta Cacá Diegues, com quem teve dois filhos. No final de 69, junto com outros artistas que deixaram o país durante este período, o casal foi morar em Paris. Na década de 70, já de volta ao Brasil, a cantora voltou a estudar, se divorciou de Diegues e recebeu o prêmio de melhor cantora da Associação dos Críticos de Arte de São Paulo.

Ainda nos anos 70, Nara Leão descobriu que estava doente. Apesar de ter que se afastar dos palcos durante o início da década de 80 para tratar a doença, a cantora ainda se apresentou em vários países e lançou seu último álbum antes de morrer no dia 7 de junho de 1989, vítima de um tumor no cérebro.

Escute Nara Leão interpretando a composição de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli “O barquinho”:

Fontes:
Rolling Stone-Nara Leão completaria 70 anos nesta quinta, 19

1 Opinião

  1. ana nara teixeira xavier disse:

    nara eu to com saldades viu

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *