Início » Brasil » Morre Carlos Heitor Cony
OBITUÁRIO

Morre Carlos Heitor Cony

O escritor e jornalista morreu aos 91 anos no Rio de Janeiro

Morre Carlos Heitor Cony
Cony recebeu três prêmios Jabuti por seus romances (Foto: Divulgação)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Na última sexta-feira, 5, morreu o escritor Carlos Heitor Cony aos 91 anos. O jornalista era membro da Academia Brasileira de Letras desde 2000. A causa de sua morte foi falência múltipla dos órgãos.

Nascido no Rio de Janeiro em 14 de março de 1926, Cony trabalhou no “Jornal do Brasil”, no “Correio da Manhã” e na revista “Manchete”.  Além disso, foi diretor de “Fatos & Fotos”, “Desfile” e “Ele Ela”. Ele também dirigiu o setor de teledramaturgia da Manchete. Na década de 1990, substituiu Otto Lara Resende como cronista da “Folha de S.Paulo” e acabou entrando para o conselho editorial do mesmo jornal. Trabalhou ainda como comentarista na rádio CBN.

Cony escreveu diversos romances, como “O ventre” (1958), “Pilatos” (1973), “Quase memória” (1995) e “O piano e a orquestra” (1996). Também foi autor de livros de crônicas, coletâneas de contos e novelas para a TV.

Em 23 de março de 2000, foi eleito para a cadeira número 3 da ABL. Entre os prêmios que recebeu estavam: o Manucel Antônio de Almeida, pelos romances “A verdade de cada dia”, em 1957, e “Tijolo de segurança”, em 1958; o prêmio Machado de Assis, da ABL, pelo conjunto da obra, em 1996; três prêmios Jabuti (1996, 1997 e 2000) pelos romances “Quase memória”, “O piano e a orquestra” e “Romance sem palavras”; além do Ordre des Arts et des Lettres, em 1998, concedido pelo governo da França.

Carlos Heitor Cony era casado com Beatriz Latja e tinha três filhos: Regina, Verônica e André.

 

 

Fontes:
G1-Carlos Heitor Cony morre aos 91 anos

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *