Início » Brasil » Morre cinegrafista atingido por rojão em protesto no Rio
Protestos no Rio

Morre cinegrafista atingido por rojão em protesto no Rio

Santiago Andrade, de 49 anos, estava internado em estado grave desde a última quinta-feira, quando foi gravemente ferido durante uma manifestação no Centro do Rio

Morre cinegrafista atingido por rojão em protesto no Rio
Cinegrafista Santiago Andrade morreu nesta segunda-feira,10 (Reprodução/OGlobo)

Foi confirmada a morte cerebral do repórter cinematográfico Santiago Ilídio Andrade, da Rede Bandeirantes, ferido durante uma manifestação contra o aumento da passagem de ônibus no Centro do Rio na última quinta-feira (6).

Santiago foi atingido por um rojão lançado por um dos manifestantes. Ele ficou gravemente ferido na cabeça, perdeu parte da orelha e permanecia internado no CTI do Hospital Souza Aguiar, no Centro, em coma. O cinegrafista teve afundamento de crânio, passou por uma cirurgia de aproximadamente 4 horas e seu estado de saúde era considerado grave.

Santi, como era conhecido, trabalhava há dez anos na Rede Bandeirantes. Ele ganhou dois prêmios de jornalismo em 2010 e 2012.

Investigação

O tatuador Fábio Raposo, identificado em imagens do protesto carregando o rojão que feriu o cinegrafista, foi preso no domingo, 9, após se entregar à polícia. Ele nega que tenha lançado o explosivo e agora colabora com a polícia na identificação do autor do disparo para se beneficiar da delação premiada. Segundo Raposo, ele teria apenas entregue o rojão para o homem que o disparou, após encontrá-lo no chão.

Na tarde de domingo, uma suposta ligação recebida pelo advogado de Raposo acabou envolvendo o nome do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) no caso. O advogado contou que recebeu um telefonema da ativista Elisa de Quadros Pinto Sanzi, a Sininho,oferecendo apoio jurídico a pessoas que, como Raposo, seriam ligadas ao deputado. Mais tarde, Freixo e a ativista negaram qualquer ligação com o tatuador ou o outro suspeito.

 

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Marluizo Pires Cruz disse:

    Santiago foi atingido por um rojão lançado por um dos manifestantes. Essa frase manipula a noticia, pois as imagens demonstra que o repórter cinematográfico foi atingindo por um rojão deixado ao chão por um manifestante, as inversões pretensiosas de valores no país parece ter sempre o objetivo único de apresentar um despropositado culpado enquanto os verdadeiros culpados pelos acontecimentos de violências e falta de ética no país permanece livres manipulando os seus interesses de poder, ficando claro nestes lamentáveis episódios de violências que as manifestações reivindicatórias estão sendo transformadas em campanhas violentas de interesses políticos de poder, de alguns retrógados que tentam impor os seus meios violentos para tentar alcançar os seus interesses.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *