Início » Brasil » Morre Gonçalves Dias
Nesta Data

Morre Gonçalves Dias

Um dos introdutores do Romantismo no Brasil, Gonçalves Dias morreu no dia 03 de novembro de 1864

Morre Gonçalves Dias
Sua obra abrange o nacionalismo de duas formas: na exaltação da pátria e na figura do índio (Reprodução/Internet)

Antônio Gonçalves Dias nasceu em Caxias, Maranhão em 10 de agosto de 1823. Era mestiço, filho de um comerciante português com uma cafuza (mestiça de negro e índio). Quando foi estudar Direito em Coimbra, conheceu alguns escritores românticos portugueses, com quem estabeleceu relações importantes para a sua formação intelectual como poeta.

Ainda em Portugal, escreveu sua famosa poesia “Canção do exílio”, a qual mostra o saudosismo do autor em regressar ao Brasil. De volta ao país de origem, tem alguns casos amorosos e vive uma paixão por Ana Amélia. No entanto, a mão da jovem é recusada pelo fato de Gonçalves Dias ser mestiço.

O poeta foi um dos introdutores do Romantismo no Brasil. Sua obra abrange o nacionalismo de duas formas: na exaltação da pátria e na figura do índio. Na obra de Gonçalves Dias o índio é valente e digno de honra e os colonizadores são figurados como destruidores. Ainda em sua temática podemos notar outros temas do Romantismo, como o amor, a saudade, a melancolia. Além disso, compôs poesias sobre a natureza e a religiosidade.

De 1863 a 1864, viajou pela Europa em busca de tratamento para sua saúde bastante abalada. Passou por estações de cura de várias cidades europeias. Em 10 de setembro de 1864, embarcou para o Brasil no navio Ville de Boulogne, que naufragou nas costas do Maranhão, no dia 03 de novembro de 1864. O poeta foi a única vítima, aos 41 anos de idade, porque não teve forças para sair do camarote.

Fontes:
Brasil Escola

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *