Início » Brasil » Morre Joaquim Nabuco
Nesta Data

Morre Joaquim Nabuco

Diplomata e político brasileiro, Joaquim Nabuco foi um dos mais importantes abolicionistas do país

Morre Joaquim Nabuco
Joaquim foi diplomata do Brasil em Londres e Washington por muitos anos (Foto: Reprodução/Internet)

No dia 17 de janeiro de 1910, morreu o escritor, diplomata, político e advogado brasileiro Joaquim Nabuco. Ele foi um dos mais importantes abolicionistas do país e o mais popular deles. Além disso, foi fundador da cadeira n° 27 na Academia Brasileira de Letras.

Nabuco nasceu em Recife, Pernambuco, no dia 19 de agosto de 1849. Sua família era abastada, seu pai, avô e bisavô foram senadores durante o Período Imperial. Nabuco passou seus primeiros oito anos de vida no engenho de seu padrinho, em Cabo do Santo Agostinho, sul de Pernambuco.

Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1857, onde estudou no Colégio Pedro II. Lá, estudou com Rodrigues Alves e Afonso Pena, futuros presidentes do Brasil, e o poeta Castro Alves.

Depois, Nabuco foi estudar direito na Universidade de São Paulo, onde começou a demonstrar seus anseios pela libertação dos escravos. Formado, iniciou a carreira de diplomata em 1870. Seis anos depois, foi nomeado adido em Washington e, posteriormente, transferido para Londres. Em 1878 voltou para o Rio de Janeiro, devido à morte de seu pai, e abandonou a carreira diplomática. No mesmo ano foi eleito Deputado Geral da Província de Pernambuco.

Nabuco lutou pela abolição e condenou o uso do exército na perseguição de escravos foragidos. Com o fim da escravidão e a proclamação da República, Nabuco abandonou a carreira política e passou a se dedicar à literatura.

Anos depois, voltou à carreira diplomática, a pedido do presidente Campos Sales. Retornou a Londres como embaixador em 1901 e, depois, a Washington em 1905. No dia 17 de janeiro de 1910, morreu em Washington. Seu corpo foi transladado para o Recife, onde foi velado e enterrado.

Fontes:
E-Biografias-Joaquim Nabuco

1 Opinião

  1. Sylvia disse:

    Ótimo tópico. Conciso e abrangente.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *