Início » Brasil » Morre o ex-presidente da República Jânio Quadros
Jânio Carlos

Morre o ex-presidente da República Jânio Quadros

Em 16 de fevereiro de 1992, morreu o ex-presidente Jânio Quadros. Conhecido por prometer 'varrer' a corrupção, Jânio renunciou o cargo com menos de um ano de governo

Morre o ex-presidente da República Jânio Quadros
Em carta enviada ao Congresso, Jânio afirmou que “forças terríveis” o levaram a pedir renúncia do cargo (Foto: Reprodução/Youtube)

Jânio da Silva Quadros foi eleito em outubro de 1960, com o apoio da UDN (União Democrática Nacional), para suceder o governo do presidente Juscelino Kubitschek. Com um discurso moralizante e com o slogan “varre, varre, vassourinha, varre, varre a bandalheira”, Jânio prometia acabar com a corrupção e diminuir a inflação.

Depois de eleito, Jânio Quadros congelou salários, restringiu crédito e desvalorizou a moeda nacional. Apesar das medidas conservadoras, não conseguiu abaixar a inflação. Na política internacional, o presidente condecorou Che Guevara, um dos líderes da Revolução Socialista Cubana, com a Medalha Cruzeiro do Sul. Jânio também ficou conhecido por algumas medidas extravagantes como a proibição do uso de biquínis na praia.

Em poucos meses de governo, Jânio perdeu o apoio da população, de políticos aliados e da UDN. No dia 24 de agosto de 1961, Carlos Lacerda denunciou um possível golpe que estaria sendo articulado pelo presidente. No dia seguinte, em carta enviada ao Congresso, Jânio afirmou que “forças terríveis” o levaram a pedir renúncia.

Acredita-se que Jânio esperava uma mobilização da população a seu favor mas isso não aconteceu. O Congresso logo aceitou sua saída do cargo. Depois da renúncia, Jânio foi para o exterior e em 1985 voltou a um cargo público como prefeito de São Paulo. O ex-presidente morreu no dia 16 de fevereiro de 1992, aos 75 anos.

Fontes:
InfoEscola-Governo de Jânio Quadros

4 Opiniões

  1. BradfordUSA disse:

    Falando como estrangeiro, acho que Jânio Quadros é um dos personagens mais interessantes na história do Brasil. Se não tivesse renunciado, sem dúvidas a trajetória da história brasileira durante os últimos cinquenta anos teria sido muito diferente. Vale a pena estudar esse período da história do Brasil.

  2. REYNALDO disse:

    O povo brasileiro esta como um barco sem porto a verdade com tantas roubalheira o povo não acredita em políticos quem era lula um pobre operário se ingressou no sindicato dos metalúrgicos em seguida após varias tentativas teve oportunidade de se eleger Presidente do Brasil o povo acreditou que seria o único a defender o povo e solucionar os problemas onde faltava tudo saúde educação segurança emprego moradia ate que parecia verdade mais uma vez a decepção o pior aconteceu rebanho de políticos desonestos piorou a situação com tantos roubos nos cofres públicos arrasou nosso BRASIL que pede socorro e hoje lula também esta rico e sua família também todos estão ricos e o povo mais pobre morrendo nas emergências medicas por falta de médicos e medicamentos sem segurança emprego falta tudo e para LULA nada falta e para ele nada de errado esta tudo certo mesmo com tantos ladrões políticos .

  3. Markut disse:

    “Acabar com a corrupção” continua na boca de quantos aventureiros demagogos do poder circulem por aí.
    Sendo a corruptibilidade inerente à natureza humana, muito se fará se se reduzir a corrupção a níveis suficientemente baixos, que não comprometam o desenvolvimento da sociedade.
    Até a Suécia tem um departamento, que trata do assunto. Lá, também a corrupção não é zero, mas é mantida baixa, graças à educação que o povo recebe, refletindo no governante e no governado.
    É um processo histórico , que não ocorre da noite para o dia.

  4. olbe disse:

    triste lembrança…acabou com nossas esperanças em um homem honesto e fez o Brasil regredir…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *