Início » Brasil » Morre Paul Singer, um dos fundadores do PT
OBITUÁRIO

Morre Paul Singer, um dos fundadores do PT

Economista e um dos fundadores do PT, Paul Singer morreu na última segunda-feira, 16, aos 86 anos, em São Paulo

Morre Paul Singer, um dos fundadores do PT
Nascido na Áustria em 1932, Paul Singer chegou ao Brasil aos 8 anos de idade (Foto: Wikimedia)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O economista Paul Singer, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), morreu na última segunda-feira, 16, aos 86 anos. Ele estava internado no hospital Sírio-Libanês, e teve uma infecção generalizada. Paul Singer deixa três filhos: André, Helena e Suzana.

Biografia

Nascido na Áustria em 1932, Paul Singer chegou ao Brasil aos 8 anos de idade, quando sua família judia fugia do nazismo. Cumprindo uma exigência do regime, Paul anexou “Israel” ao nome. Apesar de a medida não ser mais necessária, ele manteve o nome Paul Israel Singer.

Aos 20 anos começou a trabalhar como eletrotécnico. Singer ajudou a organizar a greve dos 300 mil, que paralisou a indústria de São Paulo por mais de um mês em 1953.

Paul Singer ajudou a fundar o Partido do Trabalhadores (PT), em 1980. Ele foi um dos responsáveis pela formulação do programa de desenvolvimento a partir do fortalecimento do mercado interno via distribuição de renda.

Autodidata em economia, só entrou na faculdade em 1956.  Ele se formou em economia e fez doutorado em sociologia na Universidade de São Paulo (USP). Escreveu vários livros didáticos e de pesquisa econômica.

Singer ficou preso por uma semana em 1974, na época do regime militar, mas não sofreu tortura. Na política, foi o responsável pelo programa econômico de Lula ao governo de São Paulo, em 1982. Apesar de Lula ter perdido, o programa ficou marcado na história do partido. Durante a gestão de Luiza Erundina na Prefeitura de São Paulo (1989 – 1992), ele foi secretário de Planejamento. Já no início do governo Lula, assumiu a Secretaria Nacional de Economia Solidária, onde defendia a criação de bancos comunitários como instrumento de erradicação da miséria.

Paul Singer se manteve ligado ao PT, mas fez críticas pontuais à esquerda, como quando criticou o ajuste fiscal, promovido pelo governo Dilma, em 2015. Para ele, isso afastaria o PT de suas bases sociais.

Fontes:
Folha de S.Paulo-Morre, aos 86, Paul Singer, economista e fundador do PT
G1-Morre Paul Singer, economista e um dos fundadores do PT

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. roberto henry disse:

    Pobre diabo, morreu iludido.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *