Início » Brasil » Morre Vavá, irmão do ex-presidente Lula
'FIGURA PATERNA'

Morre Vavá, irmão do ex-presidente Lula

Defesa de Lula vai tentar liberação junto à Justiça para que o ex-presidente possa comparecer ao enterro do irmão

Morre Vavá, irmão do ex-presidente Lula
Vavá enfrentava um câncer e tinha sido internado na última semana (Foto: Ricardo Stuckert/PT)

O irmão mais velho do ex-presidente Lula, Genival Inácio da Silva, o Vavá, morreu nesta terça-feira, 29, aos 79 anos. Ex-metalúrgico, Vavá lutava contra um câncer, tendo sido internado em um hospital de São Paulo na semana passada.

Os advogados de Lula devem apontar o artigo 120 da Lei de Execução Penal (LEP) para tentar garantir a presença do ex-presidente no enterro do irmão. O artigo em questão diz que os “condenados que cumprem pena em regime fechado ou semi-aberto e os presos provisórios” podem conseguir permissão para sair provisoriamente da penitenciária, mediante escolta, sob algumas condições, como “ falecimento ou doença grave do cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão”.

No fim de dezembro, a defesa de Lula já havia tentado uma liberação para que o ex-presidente pudesse comparecer ao enterro do advogado Sigmaringa Seixas. Na época, o juiz Vicente de Paula Ataíde Junior negou o pedido, afirmando que ele só teria esse direito no caso da morte de um familiar.

De acordo com uma mensagem da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, “Lula tinha em Vavá uma figura paterna”. Hoffmann desejou que o ex-presidente possa ver seu irmão “pela última vez”, dando indícios que os advogados devem tentar a liberação na Justiça.

Outros integrantes do PT, como a ex-presidente Dilma Rousseff e as deputadas Erika Kokay e Maria do Rosário usaram as redes sociais para lamentar a morte de Vavá e oferecer solidariedade a Lula. Nas redes sociais, os perfis oficiais do ex-chefe de Estado apenas escreveram “Vavá, em memória”, seguido por um coração preto, como forma de luto, e uma foto de Lula com o irmão.

Fontes:
O Globo-Vavá, irmão mais velho de Lula, morre de câncer em SP
Folha de São Paulo-Vavá, irmão de Lula, morre em SP e ex-presidente pede para ir ao enterro

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *