Início » Brasil » Morre Vladimir Herzog
Nesta Data

Morre Vladimir Herzog

O jornalista foi morto sob torturas no dia 25 de outubro de 1975

Morre Vladimir Herzog
Segundo a versão oficial da época, ele teria se enforcado com o cinto do macacão de presidiário (Reprodução/Internet)

Vladimir Herzog (nascido Vlado Herzog) nasceu em 1937 na cidade de Osijsk, Iugoslávia, e imigrou com os pais para o Brasil em 1942. A família saiu da Europa fugindo do nazismo. Herzog foi jornalista, professor da Universidade de São Paulo (USP) e teatrólogo,

No início da década de 60, casou-se com Clarice Ribeiro Chaves. Com o golpe militar de 1964, o casal resolveu passar uma temporada na Inglaterra e Vladimir conseguiu trabalho na BBC de Londres. Lá, tiveram dois filhos, Ivo e André. Em 1968, a família voltou ao Brasil. Vlado trabalhou um ano em publicidade, depois na editoria de cultura da revista Visão. Em 1975, foi escolhido pelo Secretário de Cultura de SP, José Mindlin, para dirigir o jornalismo da TV Cultura.

Na noite do dia 24 de outubro de 1975, o jornalista apresentou-se na sede do DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informações/ Centro de Operações de Defesa Interna), em São Paulo, para prestar esclarecimentos sobre suas ligações com o PCB (Partido Comunista Brasileiro). No dia seguinte, foi morto. Ele tinha 38 anos.

Segundo a versão oficial da época, ele teria se enforcado com o cinto do macacão de presidiário. Porém, de acordo com os testemunhos de Jorge Benigno Jathay Duque Estrada e Rodolfo Konder, jornalistas presos na mesma época no DOI/CODI, Vladimir foi assassinado sob torturas.

 

Fontes:
Uol Educação

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *