Início » Brasil » Morre Wilson Simonal
Nesta Data

Morre Wilson Simonal

Em 25 de junho de 2000, morreu Wilson Simonal, um dos cantores mais populares do Brasil no fim dos anos 60 e início dos 70

Morre Wilson Simonal
Wilson Simonal lançou seu primeiro disco em 1963 (Reprodução/Divulgação)

Wilson Simonal nasceu em 1939, em Água Santa, subúrbio do Rio. Sua mãe era lavadeira e contava com a ajuda de um médico francês para conseguir sustentar sua família. O nome Simonal foi uma homenagem a ele, que tinha o sobrenome Simonard – o oficial de registro grafou Simonal. Começou a cantar no fim dos anos 50 e tornou-se um dos artistas mais populares do Brasil no fim dos anos 60 e início dos 70.

Leia também: Wilson Simonal: um assassinato artístico

Em 1961, foi levado por Sérgio Mendes, Luís Carlos Mile e Ronaldo Bôscoli ao Beco das Garrafas, local considerado o berço da bossa nova. Mas com a voz afinadíssima e aveludada, Simonal não ficou preso a um único estilo musical, ainda que seu primeiro grande sucesso tenha sido “Balanço Zona Sul”, samba de Tito Madi, um dos precursores da bossa.

Parceiro musical do pianista Luís Carlos Vinhas, Simonal viajou com o grupo “Bossa Três” pelo mundo. Em 1963, ainda na fase bossa nova, lançou seu primeiro disco. Já o LP “A nova dimensão do samba”, de 1964, inovou com uma mistura do samba com a música pop norte-americana.

O jeito de Simonal cantar se adequava também a um gênero musical mais dançante, direto e popular. Com músicas como “Mamãe passou açúcar em mim” e “Meu limão, meu limoeiro”, o cantor se aproximou do grande público.

Na década de 70, começou o grande declínio do cantor. Ligado a membros de órgãos de repressão do regime militar, o cantor pediu que eles dessem uma surra em seu contador, suspeito de roubar seu dinheiro. O caso veio a público e somado ao fato de Simonal ser visto como favorável ao governo militar fez com que artistas, gravadoras, emissoras de rádio e televisão decretassem seu “banimento” do cenário musical. Foi o fim da sua carreira artística. Quase 30 anos depois, Wilson Simonal morreu vítima de cirrose no dia 25 de junho de 2000 sem ter conseguido dar a volta por cima.

 

Fontes:
AN-Wilson Simonal morre sem provar inocência

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *