Prezados leitores,
o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.
A disparada do dólar fazendo com que ele chegue à cotação proibitiva de quase R$ 4,10 dá o tom de como o país vive seu pior momento em alguns anos. O momento é de total incerteza.
O mercado, que dita as regras e expõe o pensamento de investidores e a crença se o país está indo para um bom caminho, diz claramente que hoje o cenário de incerteza é um caos anunciado.
Estamos nos aproximando das eleições, as campanhas já começaram nas ruas e, em breve, estarão na sua telinha, a menos que você, nesse instante, opte pela Netflix, que pode ser uma salvadora da pátria.
Já aconteceram os primeiros embates entre os candidatos, e as pesquisas começam a mostrar um caminho, uma tendência. Mas o cenário é ainda totalmente incerto, até porque Lula ainda não foi 100% vetado oficialmente e ainda não foi consolidado que ele não poderá ser votado. Apesar de que nas pesquisas, levando em conta a sua candidatura, ele surpreendentemente apareça em primeiro lugar com, pelo menos, 37% das intenções de voto.
O PT ainda corre atrás apelando e atirando para todos os lados. Primeiro foi ao Comitê dos Direitos Humanos do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos da ONU, que deixa claro que Lula tem, sim, direito de concorrer. No meio disso, existe o Pacto de São José da Costa Rica, introduzido no Brasil por Itamar Franco, em 1992, e que é considerado a legislação mais importante das Américas no que diz respeito ao tema de direitos políticos. Outra tentativa foi apelar ao Comitê da ONU.
Só que toda essa novela gera uma expectativa e uma tensão no ar que expõe o país às suscetibilidades do mercado e cria uma era de incerteza com consequências futuras e faz até com que o país pare de funcionar em sua plenitude.
O que pode agravar tudo isso é o fato de que votos em branco, nulo e o voto de indecisos são mais numerosos entre os eleitores de baixa escolaridade. Até porque a Educação neste país nunca foi, apesar dos inúmeros discursos, algo prioritário no governo.
A pergunta que não quer calar: o quanto nosso país pode aguentar com tantas adversidades e num momento em que já não era bom? Qual preço teremos que pagar? Quanto tempo levaremos para nos recuperar, se é que vamos nos recuperar, nas próximas décadas? Teremos estrutura para esperar tanto assim?
Seria tão melhor que já tivéssemos resolvido a questão Lula. Seria melhor para todos. Saberíamos quem estaríamos enfrentando de verdade. Só o fato de Lula, apesar dos pesares, aparecer em primeiro lugar, saberíamos que caminho tomar desde já.
Salve as baleias. Não jogue lixo no chão.
868 visualizações
202 visualizações
173 visualizações
4 comentários
4 comentários
4 comentários
As ditas autoridades colocaram e fazem questão de manter o Brasil na era da incerteza! Quem são tais autoridades? Empresários mídias, políticos e tantos outros que planejam sutilmente ações para manter o Brasil no caos que está!
Não á incerteza nem pessoas menos formada que não desejam votar. Sou formado em ECONOMIA com 72 anos não irei votar porque já vi tanto ladrão solto e o pior esta para acontecer um ladrão presoe candidato e o povo indo para a GALERA, uns até morrendo de fome. Um padre estava morrendo e chamou Lula e Dilma e disse Deus os abençoe por ter vindo é que Jesus morreu ao lado de dois ladrões e é isso que eu quero que aconteça comigo, e morreu. Esta é a história de um lobo mau ou mal.
Eu só espero que Lula não podendo ser candidato não faça como Getúlio Vargas se suicide.
o Brasil é uma nação muito rica.somos ricos em produção agrícola,técnologia,petróleo,gado,minérios,florestas,sérras,litorais,produção em industrias de ponta,automobilisticas,e,até aviões,politicos corruptos,governos inescrupulosos,doentes morrendo em filas de espéras no SUS,roubo a bancos,latrocínios analfabetismo,transito caótico nas cidades,sem této,sem térra,sem caráter,sem ética,e,por fim sem nenhum futuro nos candidatos a gerenciar a nação.não temos o que reclamar,não nos falta nada.se você é um daqueles que ainda vê uma luz no fim do túnel,sai da linha que o trem dos imigrantes sem pátria te atropela.póbre Brasil,quando serás a pátria amada salve-salve?quando irás mostrar o GIGANTE que és para nos cobrir de orgulho perante o mundo todo?temos que repensar o futuro.