Início » Brasil » Na era da incerteza!
GRITA BRASIL

Na era da incerteza!

Já aconteceram os primeiros embates entre os candidatos, e as pesquisas começam a mostrar um caminho, uma tendência. Mas o cenário é ainda totalmente incerto

Na era da incerteza!
A coluna Grita Brasil é publicada às quintas

A disparada do dólar fazendo com que ele chegue à cotação proibitiva de quase R$ 4,10 dá o tom de como o país vive seu pior momento em alguns anos. O momento é de total incerteza.

O mercado, que dita as regras e expõe o pensamento de investidores e a crença se o país está indo para um bom caminho, diz claramente que hoje o cenário de incerteza é um caos anunciado.

Estamos nos aproximando das eleições, as campanhas já começaram nas ruas e, em breve, estarão na sua telinha, a menos que você, nesse instante, opte pela Netflix, que pode ser uma salvadora da pátria.

Já aconteceram os primeiros embates entre os candidatos, e as pesquisas começam a mostrar um caminho, uma tendência. Mas o cenário é ainda totalmente incerto, até porque Lula ainda não foi 100% vetado oficialmente e ainda não foi consolidado que ele não poderá ser votado. Apesar de que nas pesquisas, levando em conta a sua candidatura, ele surpreendentemente apareça em primeiro lugar com, pelo menos, 37% das intenções de voto.

O PT ainda corre atrás apelando e atirando para todos os lados. Primeiro foi ao Comitê dos Direitos Humanos do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos da ONU, que deixa claro que Lula tem, sim, direito de concorrer. No meio disso, existe o Pacto de São José da Costa Rica, introduzido no Brasil por Itamar Franco, em 1992, e que é considerado a legislação mais importante das Américas no que diz respeito ao tema de direitos políticos. Outra tentativa foi apelar ao Comitê da ONU.

Só que toda essa novela gera uma expectativa e uma tensão no ar que expõe o país às suscetibilidades do mercado e cria uma era de incerteza com consequências futuras e faz até com que o país pare de funcionar em sua plenitude.

O que pode agravar tudo isso é o fato de que votos em branco, nulo e o voto de indecisos são mais numerosos entre os eleitores de baixa escolaridade. Até porque a Educação neste país nunca foi, apesar dos inúmeros discursos, algo prioritário no governo.

A pergunta que não quer calar: o quanto nosso país pode aguentar com tantas adversidades e num momento em que já não era bom? Qual preço teremos que pagar? Quanto tempo levaremos para nos recuperar, se é que vamos nos recuperar, nas próximas décadas? Teremos estrutura para esperar tanto assim?

Seria tão melhor que já tivéssemos resolvido a questão Lula. Seria melhor para todos. Saberíamos quem estaríamos enfrentando de verdade. Só o fato de Lula, apesar dos pesares, aparecer em primeiro lugar, saberíamos que caminho tomar desde já.

Salve as baleias. Não jogue lixo no chão.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

4 Opiniões

  1. Buckminster disse:

    As ditas autoridades colocaram e fazem questão de manter o Brasil na era da incerteza! Quem são tais autoridades? Empresários mídias, políticos e tantos outros que planejam sutilmente ações para manter o Brasil no caos que está!

  2. Aureo Ramos de Souza disse:

    Não á incerteza nem pessoas menos formada que não desejam votar. Sou formado em ECONOMIA com 72 anos não irei votar porque já vi tanto ladrão solto e o pior esta para acontecer um ladrão presoe candidato e o povo indo para a GALERA, uns até morrendo de fome. Um padre estava morrendo e chamou Lula e Dilma e disse Deus os abençoe por ter vindo é que Jesus morreu ao lado de dois ladrões e é isso que eu quero que aconteça comigo, e morreu. Esta é a história de um lobo mau ou mal.

  3. Aureo Ramos de Souza disse:

    Eu só espero que Lula não podendo ser candidato não faça como Getúlio Vargas se suicide.

  4. carlos alberto martins disse:

    o Brasil é uma nação muito rica.somos ricos em produção agrícola,técnologia,petróleo,gado,minérios,florestas,sérras,litorais,produção em industrias de ponta,automobilisticas,e,até aviões,politicos corruptos,governos inescrupulosos,doentes morrendo em filas de espéras no SUS,roubo a bancos,latrocínios analfabetismo,transito caótico nas cidades,sem této,sem térra,sem caráter,sem ética,e,por fim sem nenhum futuro nos candidatos a gerenciar a nação.não temos o que reclamar,não nos falta nada.se você é um daqueles que ainda vê uma luz no fim do túnel,sai da linha que o trem dos imigrantes sem pátria te atropela.póbre Brasil,quando serás a pátria amada salve-salve?quando irás mostrar o GIGANTE que és para nos cobrir de orgulho perante o mundo todo?temos que repensar o futuro.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *