Início » Brasil » Nasce Chiquinha Gonzaga
NESTA DATA

Nasce Chiquinha Gonzaga

Em 17 de outubro de 1847, nasce a pianista e compositora Chiquinha Gonzaga

Nasce Chiquinha Gonzaga
A vida da artista foi pautada por desilusão, lutas e seu amor pelo piano (Foto: Wikimedia)

Francisca Edwiges Neves Gonzaga nasceu no dia 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro. Era filha de José Basileu Neves Gonzaga, um militar prestigiado, da linhagem do Império, e Rosa, filha de escrava.

Chiquinha foi educada para ser dama de salão, e, além da educação católica, aprendeu a tocar piano ainda muito jovem. Aos 16 anos, casou-se com o empresário Jacinto Ribeiro do Amaral, escolhido por seu pai.

Mesmo depois de casada, a jovem continuou a dedicar-se ao piano, o que não agradava seu marido, que não gostava de música e chegava a se considerar inimigo do instrumento.

Aos 18 anos, insatisfeita com a própria situação, Chiquinha rebelou-se e abandonou o casamento depois de se apaixonar pelo engenheiro João Batista de Carvalho.

O acontecimento foi um escândalo na sociedade. Jacinto entrou com uma ação judicial contra Chiquinha no Tribunal Eclesiástico, alegando no Tribunal Eclesiástico, alegando abandono do lar e adultério.

A ascensão de Chiquinha Gonzaga no cenário musical é pontuada por polêmicas e escândalos. Marcada por desilusões amorosas, maldição familiar, condenações morais e desgostos pessoais, ela luta para ganhar a vida tocando piano.

Além de revolucionar o meio musical ao compor a polca “Atraente”, cujo sucesso também machucou sua reputação, já que a música era incentivada entre as mulheres apenas no âmbito familiar, Chiquinha se envolveu em mais polêmicas ao fundar , em 1917, a primeira sociedade protetora e arrecadadora de direitos autorais do país, a Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (Sbat), depois de ter seu trabalho explorado , em especial na ocasião em que seu tango foi tocado no Palácio do Catete, em 1914.

A artista foi reconhecida por seu talento e suas composições. De personalidade forte e exuberante, ela ajudou a traçar o caminho para a definição da música propriamente brasileira, que se consolida nas primeiras décadas do século XX.

Chiquinha Gonzaga morreu no Rio de Janeiro, em 28 de fevereiro de 1935, aos 87 anos de idade.

Fontes:
Chiquinha Gonzaga-Biografia

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *