Início » Brasil » Nasce Dona Ivone Lara
NESTA DATA

Nasce Dona Ivone Lara

Em 13 de abril de 1921, nasce a cantora e compositora brasileira Ivone Lara

Nasce Dona Ivone Lara
Dona Ivone Lara nasceu na zona sul do Rio de Janeiro (Foto: Wikimedia)

Dona Ivone Lara nasceu, em 13 de abril de 1921, na zona sul do Rio de Janeiro, com o nome Yvonne da Silva Lara. Foi a primeira filha da união entre a costureira Emerentina Bento da Silva e José da Silva Lara. Ambos os seus pais tinham intensa vida musical: ele era violonista de sete cordas e desfilava no Bloco dos Africanos; ela era ótima cantora e emprestava sua voz de soprano a ranchos carnavalescos tradicionais do Rio de Janeiro, como o Flor do Abacate e o Ameno Resedá – nos quais Seu José também se apresentava.

Orfã de pai e mãe aos seis anos de idade, foi criada pelos tios, com quem aprendeu a tocar cavaquinho e a ouvir samba, ao lado do primo Mestre Fuleiro. Teve aulas de canto com Lucília Villa-Lobos, cujo marido, o maestro Villa-Lobos, elogiou seu trabalho.

Aos 25 anos, casou-se com Oscar Costa, filho de Afredo Costa, presidente da escola de samba Prazer da Serrinha, e com ele teve dois filhos, Alfredo e Odir. Foi no Prazer da Serrinha que ela aprimorou seus conhecimentos sobre samba e conheceu alguns compositores que viriam a ser seus parceiros em algumas composições, como Mano Décio da Viola e Silas de Oliveira.

Compôs o samba Nasci para sofrer, que se tornou o hino da escola. Com a fundação do Império Serrano, em 1947, passou a desfilar na ala das baianas.

Dona Ivone compôs o samba Não me perguntes, mas a consagração veio em 1965, com Os cinco bailes da história do Rio quando tornou-se a primeira mulher a fazer parte da ala de compositores de escola de samba.

Entre os intérpretes que gravaram suas composições destacam-se Clara Nunes,Roberto Ribeiro, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Paula Toller, Paulinho da Viola, Beth Carvalho, Mariene de Castro, Roberta Sá e Marisa Monte.

Fontes:
Dona Ivone Lara-Vida

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *