Início » Brasil » Nasce Epitácio Pessoa
NESTA DATA

Nasce Epitácio Pessoa

Político e jurista brasileiro governou o país entre 1919 e 1922

Nasce Epitácio Pessoa
Mesmo estando na Europa, Pessoa venceu as eleições contra Rui Barbosa fato único na história do Brasil (Reprodução/Internet)

Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa, mais conhecido como Epitácio Pessoa, nasceu no dia 23 de maio de 1865, na cidade de Umbuzeiro, na Paraíba. Pessoa ficou órfão de pai e mãe, vítimas da varíola, aos sete anos. Com isso, foi criado pelo tio, o ex-governador de Pernambuco Henrique de Lucena, e formou-se em direito.

Depois da Proclamação da República, Epitácio Pessoa foi convidado pelo governador da Paraíba, Venâncio Neiva, para assumir o posto de secretário-geral do primeiro governo republicano da Paraíba. Durante um ano, entre 1890 e 1891, foi deputado no Congresso Constituinte. Mais tarde, por divergências com o então presidente Floriano Peixoto, resolveu abandonar a política. Em 1894, viajou para a Europa, onde se casou com Maria da Conceição de Manso Saião.

Epitácio Pessoa assumiu o ministério da Justiça durante o governo Campos Salles. Nesta época, convidou seu amigo Clóvis Beviláqua, com o qual cursou a faculdade de Direito na Paraíba, para criar o projeto do Código Civil, que fora sancionado em 1916. Exerceu os cargos de ministro do Supremo Tribunal Federal e procurador-geral da República entre os anos de 1902 e 1905. Pouco antes de concorrer nas eleições de 1919, Pessoa comandou a delegação brasileira à Conferência da Paz (1918-1919), na França. Mesmo estando na Europa, Pessoa venceu as eleições contra Rui Barbosa, fato único na história do Brasil.

O governo de Epitácio Pessoa foi conturbado. Ele não escapou da chamada “política dos governadores”, na qual o governo precisava estar posicionado a favor dos grupos situacionistas estaduais para conseguir seu apoio. O momento mais difícil foi durante a revolta do Forte de Copacabana, em 1922.

Depois da presidência, Pessoa foi ministro da Corte Permanente de Justiça Internacional em Haia até 1930. Com o assassinato de seu sobrinho, ele se retirou da vida pública. Acometido pelo mal de Parkinson, Epitácio Pessoa morreu em Petrópolis no dia 13 de fevereiro de 1942.

Fontes:
Brasil Escola-Epitácio Pessoa

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. EDUARDO RAMOS BASTOS disse:

    Grande jurista homem horando esse sr jamais se envolveu com.
    Ladroagem

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *