Início » Brasil » Nasce Epitácio Pessoa
NESTA DATA

Nasce Epitácio Pessoa

Político e jurista brasileiro governou o país entre 1919 e 1922

Nasce Epitácio Pessoa
Mesmo estando na Europa, Pessoa venceu as eleições contra Rui Barbosa fato único na história do Brasil (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa, mais conhecido como Epitácio Pessoa, nasceu no dia 23 de maio de 1865, na cidade de Umbuzeiro, na Paraíba. Pessoa ficou órfão de pai e mãe, vítimas da varíola, aos sete anos. Com isso, foi criado pelo tio, o ex-governador de Pernambuco Henrique de Lucena, e formou-se em direito.

Depois da Proclamação da República, Epitácio Pessoa foi convidado pelo governador da Paraíba, Venâncio Neiva, para assumir o posto de secretário-geral do primeiro governo republicano da Paraíba. Durante um ano, entre 1890 e 1891, foi deputado no Congresso Constituinte. Mais tarde, por divergências com o então presidente Floriano Peixoto, resolveu abandonar a política. Em 1894, viajou para a Europa, onde se casou com Maria da Conceição de Manso Saião.

Epitácio Pessoa assumiu o ministério da Justiça durante o governo Campos Salles. Nesta época, convidou seu amigo Clóvis Beviláqua, com o qual cursou a faculdade de Direito na Paraíba, para criar o projeto do Código Civil, que fora sancionado em 1916. Exerceu os cargos de ministro do Supremo Tribunal Federal e procurador-geral da República entre os anos de 1902 e 1905. Pouco antes de concorrer nas eleições de 1919, Pessoa comandou a delegação brasileira à Conferência da Paz (1918-1919), na França. Mesmo estando na Europa, Pessoa venceu as eleições contra Rui Barbosa, fato único na história do Brasil.

O governo de Epitácio Pessoa foi conturbado. Ele não escapou da chamada “política dos governadores”, na qual o governo precisava estar posicionado a favor dos grupos situacionistas estaduais para conseguir seu apoio. O momento mais difícil foi durante a revolta do Forte de Copacabana, em 1922.

Depois da presidência, Pessoa foi ministro da Corte Permanente de Justiça Internacional em Haia até 1930. Com o assassinato de seu sobrinho, ele se retirou da vida pública. Acometido pelo mal de Parkinson, Epitácio Pessoa morreu em Petrópolis no dia 13 de fevereiro de 1942.

Fontes:
Brasil Escola-Epitácio Pessoa

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. EDUARDO RAMOS BASTOS disse:

    Grande jurista homem horando esse sr jamais se envolveu com.
    Ladroagem

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *