Início » Brasil » Nasce Gilberto Freyre
nesta data

Nasce Gilberto Freyre

No dia 15 de março de 1900, nasce Gilberto Freyre, um dos principais sociológos e historiadores da história brasileira

Nasce Gilberto Freyre
A obra mais famosa de Freyre foi o livro "Casa Grande & Senzala", onde discute a formação sociocultural do povo brasileiro (Foto: Reprodução/Internet)

Gilberto Freyre é considerado um dos mais importantes nomes da sociologia no Brasil. Seu livro, “Casa grande & senzala”, revolucionou diversos conceitos sobre a história. Seus métodos de estudo através da história oral e documentos pessoais com aplicação dos conceitos de sociologia e antropologia, mudaram a historiografia.

Nascido no dia 15 de março de 1900, Freyre começou a carreira estudando para ser artista plástico e jornalista. Na década de 1920, passou a estudar Ciências Sociais e Artes nos Estados Unidos.  Em 1924, retornou ao Recife, local onde nasceu e criou uma forte identidade.

Seis anos depois partiu para o exílio, voltando aos Estados Unidos, onde lecionou na Universidade de Stanford por um ano, viajando para a Europa em seguida, até voltar ao Brasil em 1932, quando começou a escrever seu livro “Casa Grande & Senzala”, que foi publicado no ano seguinte.

Eleito deputado federal pela UDN em 1946, Gilberto Freyre dedicou sua carreira política a lutar contra o racismo. Freyre foi homenageado pelos seus feitos nas Universidades de Sorbonne (França), Columbia (EUA), Coimbra (Portugal), Sussex (Inglaterra) e Münster (Alemanha). Em 1971, recebeu o título de “Sir” da Rainha Elizabeth II da Grã-Bretanha.

Gilberto Freyre morreu no dia 18 de julho de 1987, aos 87 anos, após ficar sete dias internado por um isquemia cerebral.

Fontes:
UOL-Gilberto Freyre

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *