Início » Brasil » Nasce Gonzaguinha
NESTA DATA

Nasce Gonzaguinha

Em 22 de setembro de 1945, nasce o cantor e compositor Luiz Gonzaga Nascimento Júnior, o Gonzaguinha

Nasce Gonzaguinha
Um dos shows mais emblemáticos de Gonzaguinha foi ao lado de seu pai Luiz Gonzaga (Foto: Reprodução/Youtube)

O cantor e compositor Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, o Gonzaguinha, nasceu no dia 22 de setembro de 1945 no Rio de Janeiro. Filho de Luiz Gonzaga, um dos maiores nomes da música brasileira, e Odaleia Guedes dos Santos, se tornou uma figura importante da música no país.

Aos dois anos de idade, Gonzaguinha ficou órfão da mãe, que morreu de tuberculose aos 22 anos. Por conta da rotina de shows e viagens, Luiz Gonzaga não tinha tempo para cuidar do filho e entregou-o aos padrinhos.

Gonzaguinha foi criado por toda a infância com Dina (Leopoldina de Castro Xavier) e Xavier (Henrique Xavier) no morro de São Carlos. Ainda na infância, teve o olho esquerdo furado em três ocasiões: com uma pedrada, com um estilingue e na quina da cama. Por conta disso, perdeu 80% da visão neste olho.

O contato com a música foi cedo. Ainda pequeno, ouvia seu padrinho tocar violão e tentava imitá-lo.  Aos 14 anos, escreveu suas primeiras composições: Lembranças da Primavera, Festa e From U.S. of Piauí, que seu pai gravaria em 1967.

Em 1961, aos 16 anos, foi morar com o pai no bairro do Cocotá, na Ilha do Governador. Nesse período, se dedicou a estudar para cursar economia em uma universidade. Ingressou na Universidade Candido Mendes, onde fez o curso.

Alguns anos depois, conheceu artistas como Aldir Blanc e Ivan Lins e fundou o Movimento Artístico Universitário. O grupo alcançou o sucesso e em 1971, lançam na TV Globo o programa “Som livre exportação”.

Em 1975, gravou seu primeiro CD “Plano de Vôo”, com canções que foram regravadas por músicos importantes, como Maria Betânia, Elis Regina, Simone, Fagner e Joanna. Em 1981, iniciou uma das mais importantes turnês de sua carreira, com o show “Vida de Viajante” ao lado de seu pai.

Os últimos 12 anos de sua vida de Gonzaguinha foram vividos em Belo Horizonte. Em 29 de abril de 1991, morreu em um acidente de carro em uma estrada na região sudoeste do Paraná, a cerca de 420 km de Curitiba.

Fontes:
Gonzaguinha-Biografia

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *