Início » Brasil » Nasce Joaquim Manuel de Macedo
Nesta Data

Nasce Joaquim Manuel de Macedo

Em 24 de junho de 1820, nasceu Joaquim Manuel de Macedo, autor do romance 'A Moreninha'

Nasce Joaquim Manuel de Macedo
Joaquim Manuel de Macedo foi um importante representante da primeira geração do romantismo brasileiro (Reprodução/Wikimedia)

Escritor, jornalista, médico e professor, Joaquim Manuel de Macedo nasceu em Itaboraí, no Rio de Janeiro em 24 de junho de 1820. Depois de terminar seus estudos secundários, o escritor mudou-se em 1838 para a cidade do Rio de Janeiro para estudar medicina.

Formou-se em 1844, mesmo ano que publicou A Moreninha, seu romance de amor sucesso. O livro ficou marcado como o primeiro romance romântico brasileiro. Joaquim Manuel de Macedo foi um importante representante da primeira geração do romantismo brasileiro.

Com o sucesso do livro, o escrito abriu mão da carreira de médico para dedicar-se exclusivamente à literatura e ao jornalismo. Ligado à família imperial, foi tutor e professor dos filhos da Princesa Isabel. Macedo também deu aulas de história e geografia no Colégio Pedro II.

O jornalista foi um dos fundadores da revista Guanabara em 1849, onde publicava muitos dos seus textos, e na década de 1850 fundou o jornal A Nação. Nos anos seguintes, Joaquim Manuel Macedo, que era ligado ao Partido Liberal, se elegeu deputado provincial e geral. Sofrendo com problemas mentais nos últimos anos de vida, o escritor morreu aos 62 anos, em abril de 1882.

Fontes:
Brasil Escola-Joaquim Manuel de Macedo

1 Opinião

  1. Carlos U Pozzobon disse:

    Recomendo Memórias do Sobrinho do Meu Tio, uma excelente sátira sobre a vida política do Império, e muito melhor que A Moreninha.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *