Início » Brasil » Nasce Juscelino Kubitschek
NESTA DATA

Nasce Juscelino Kubitschek

Em 12 de setembro de 1902, nasce Juscelino Kubitschek, presidente responsável pela construção de Brasília

Nasce Juscelino Kubitschek
Com o slogan 'Cinquentas anos em cinco', ele venceu a eleição presidencial em 1955 (Foto: Wikimedia)

Em 12 de setembro de 1902, nasceu Juscelino Kubitschek de Oliveira em Diamantina, em Minas Gerais. Em 1927, o filho de um caixeiro-viajante e de uma professora, formou-se médico na cidade de Belo Horizonte. JK, como ficou conhecido, fez curso e estágio complementares em Paris e Berlim em 1930 e casou-se com Sara Lemos em 1931.

Juscelino Kubitschek começou a trabalhar como capitão-médico da Polícia Militar, quando fez amizade com o futuro governador Benedito Valadares. Nomeado interventor federal em Minas, em 1933, Valadares colocou o amigo como seu chefe de gabinete. Posteriormente, Kubitschek foi eleito deputado federal (1934-1937) e nomeado prefeito de Belo Horizonte (1940-1945).

Após uma gestão como deputado constituinte, em 1946, pelo PSD (Partido Social Democrático), ele foi eleito governador em Minas Gerais (1950 a 1954). Com o slogan “Cinquentas anos em cinco”, ele venceu a eleição presidencial em 1955.

Na presidência, construiu hidrelétricas, estradas, promoveu a industrialização e a modernização da economia. Um de seus feitos mais famosos foi a construção da cidade de Brasília e instituição do Distrito Federal, que marcou a transferência da capital federal (até então no Rio de janeiro) em 21 de abril de 1960. Numa era pós-Vargas, seu governo foi marcado por mudanças sociais e culturais como os festivais de música e a moda da bossa-nova.

Quando terminou o mandato, JK foi eleito senador por Goiás em 1962, mas teve seu mandato cassado e os direitos políticos suspensos em 1964, pelo regime militar. Em 1966, ele tentou organizar uma frente pela redemocratização do país, junto com Carlos Lacerda e João Goulart. Porém, não voltou mais ao poder. Em 22 de agosto de 1976, Juscelino Kubitschek morreu em um acidente de carro na Via Dutra.

Fontes:
Uol Educação-Juscelino Kubitschek de Oliveira
FGV CPDOC-Juscelino Kubitschek

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. Áureo Ramos de Souza disse:

    SUAS QUALIDADES COBRIRAM SEU DEFEITOS E O BRASIL CRESCEU COM FNM A FABRICA NACIONAL DE MOTORES EU ME LEMBRO MUITO BEM

  2. Marco Kamillo Borges disse:

    O Presidente Juscelino plantou as sementes que o Brasil está
    colhendo hoje; crescimento da indústria,avanço da infra estrutura,
    avanço da educação, em todas as suas vertentes,independência,embrião
    do desenvolvimento e muito mais. Se olharmos o Brasil antes do seu governo e depois,ai está a resposta. Foi também um exemplo para as gerações de ontem de hoje e de amanhã. O seu governo engrandeceu o Brasil. O mundo inteiro
    reconhece isto. O presidente Juscelino está presente no coração de
    todas as pessoas de bem desta Nação.

  3. Roberto1776 disse:

    FALTOU DIZER QUE ESSE INFELIZ FOI O (I)RESPONSÁVEL POR UMA INFLAÇÃO QUE DUROU MAIS DE 40 ANOS, pois construiu uma cidade desnecessária com dinheiro inexistente. Sacou sobre o futuro e infernizou várias gerações de brasileiros. Morte longa ao infeliz.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *