Início » Brasil » Negros têm quase 3 vezes mais chances de serem mortos do que brancos
IBGE

Negros têm quase 3 vezes mais chances de serem mortos do que brancos

IBGE aponta que a população negra tem mais chances de ser vítima de assassinato que a população branca

Negros têm quase 3 vezes mais chances de serem mortos do que brancos
Violência contra pretos e pardos subiu em todas as faixas etárias, segundo IBGE (Fonte: Reprodução/Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quarta-feira, 13, revelou que os negros têm 2,7 vezes mais chances de serem mortos do que os brancos.

O informativo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil aponta ainda que a violência contra a população branca se mantém estável, porém contra pretos e pardos subiu em todas as faixas etárias.

“Na série de 2012 a 2017, que foi o período que a gente analisou neste estudo, houve aumento da taxa de homicídios por 100 mil habitantes da população preta e parda, passando de 37,2 para 43,4. Enquanto para a população branca esse indicador se manteve constante no tempo, em torno de 16”, destacou Luanda Botelho, analista de indicadores sociais do IBGE.

Dados do Sistema de Informações Sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde, revelam que foram registrados um total de 255 mil assassinatos de negros nos seis anos analisados no estudo.

A violência vivenciada na escola também afeta mais a população preta e parda do que a branca, ainda segundo a pesquisa do IBGE, que destaca também que jovens expostos à violência têm mais chances de sofrerem de doenças como depressão e vício e de cometerem suicídio.

Fontes:
EBC - Negros têm 2,7 mais chances de serem mortos do que brancos

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. Roberto Henry Ebelt disse:

    Isso quer dizer que negros matam mais entre si do que brancos? Ou que negros morrem mais nas mãos de brancos? Esse estudo não esclarece o mais curioso: quem são os que matam mais? Matam mais per capita, que fique claro. Só aí ações poderão ser tomadas para domar os assassinos, pois as vítimas já estão mortas. Esse estudo tem um desagradável cheiro de correção política, que só serve para criar dissenções entre os povos de uma mesma nação. Poderia ter passado melhor o dia de hoje sem ter lido este estudo.

  2. Almanakut Brasil disse:

    E quantos tem maior chance de matar?

  3. ACM disse:

    A populacao encarcerada é composta por 65% de pretos e pardos.
    https://almapreta.com/editorias/realidade/
    .
    A populacao do Brasil tem 47,5% de brancos.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Demografia_do_Brasil

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *