Início » Brasil » Negros terão direito a 30% das vagas de estágio no serviço público
BRASIL

Negros terão direito a 30% das vagas de estágio no serviço público

Decreto será assinado pelo presidente Michel Temer na próxima quinta-feira, 28

Negros terão direito a 30% das vagas de estágio no serviço público
A iniciativa terá impacto imediato após a assinatura do decreto (Foto: COD Newsroom/Flickr)

O presidente Michel Temer vai assinar, na próxima quinta-feira, 28, um decreto que garante 30% das vagas de estágio no serviço público para estudantes negros. A iniciativa foi articulada pelo ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha.

De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos (MDH), o objetivo é promover uma mudança na administração pública, além de incentivar a contratação de jovens aprendizes. “No trabalho, esse é um avanço de repercussão muito significativa, pois vai atingir o jovem no seu primeiro emprego, posicionando os negros em condição de igualdade”, celebrou Gustavo Rocha.

A iniciativa terá impacto imediato após a assinatura do decreto. Poderão concorrer às vagas de estágios os candidatos que se autodeclararem negros ou pardos na inscrição da seleção, obedecendo o quesito de cor ou raça do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Na prática, este jovem deixará de ser apenas sujeito de direitos para ser o protagonista de sua história, no que se refere a enfrentamento ao racismo e exercício da cidadania. Além, é claro, do impacto econômico positivo que a entrada desses jovens negros e negras no mercado de trabalho vai causar na economia brasileira”, apontou o secretário nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Juvenal Araújo.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. RFerraz disse:

    E as pessoas com deficiência?

  2. Áureo Ramos de souza disse:

    Este negócio de percentual para isso ou para aquilo é um erro e no caso dos negros porque? qual a diferença entre um negro e um branco? Nós somos iguais perante a lei. Porque percentual para os negros? PENSE NISSO

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *