Início » Brasil » Newton e o fim do feriado da Proclamação da República
Coluna Esplanada

Newton e o fim do feriado da Proclamação da República

Deputado federal pretende redefinir os feriados nacionais. Enquanto isso, Câmara e Senado emendam folga por ‘economicidade’

Newton e o fim do feriado da Proclamação da República
Newton Cardoso: a Proclamação da República, em 1889, não teve a participação popular como o 7 de Setembro, da Independência do Brasil (Charge de Aliedo)

Newtão x Dedodoro

Ex-governador polêmico de Minas Gerais, o deputado federal Newton Cardoso (PMDB-MG) quer mudar a História – e entrar para ela, claro. Ele pretende acabar com o feriado da Proclamação da República, todo dia 15 de Novembro. Seu projeto 6757/13 revoga a lei 662/49 que define os feriados nacionais. Segundo o deputado, a Proclamação da República em 1889, feita pelo Marechal Deodoro da Fonseca, não teve a participação popular como o 7 de Setembro, da Independência do Brasil. O projeto é terminativo (não vai a Plenário) e só falta passar pela Comissão de Cultura e CCJ.

Leandro Mazzini é escritor e colunista do Opinião e Notícia

Apoio a galope

Newtão  (que não declarou a independência de Minas) leva a sério seu projeto de lei e tem pedido apoio de colegas desde o fim do ano passado.

Patrimônio republicano

O ex-governador, que entrou pobre e saiu rico do Palácio da Liberdade em BH, certo dia se gabou de ter R$ 5 bilhões em patrimônio, quando questionado por repórter.

Faltou ler

Para embasar seu projeto, o deputado cita o livro 1889, de Laurentino Gomes. Mas o autor é especialista. Mas não há certeza de que Newtão leu os livros de História.

Pito..

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, deve ter ficado com ódio do prefeito de Caruaru, José Queiroz, ex-dirigente pedetista por 19 anos. Além de ter apoiado a candidatura do senador Armando Neto (PTB) ao governo de Pernambuco, desautorizou o grupo de Queiroz a fazer qualquer acordo com os aliados de Eduardo Campos (PSB).

..pelo Poder

É que fica muito feio para o PDT, no Estado onde Lula e a presidente Dilma vão trabalhar forte por ela. O partido há dias anunciou apoio incondicional ao PT nacional e manteve o Ministério do Trabalho. Nada que Campos possa prometer a Lupi..

Economicidade, um bolão!

Não foi só na quinta-feira que o funcionalismo público em Brasília parou para assistir a Portugal x Gana, pela Copa da FIFA, um evento privado. A Câmara e o Senado emendaram a folga ontem por, segundo justificaram, ‘economicidade’.

E agora?

Lula e a presidente Dilma chiaram em declarações, pelo PT e oficialmente pelo governo, a deposição do colega Fernando Lugo, ex-presidente do Paraguai, um lutador pelas classes e pelo povo oprimido. No último dia 22, Lugo deu entrevista para a Agência EFE e declarou, sem rodeio: ‘Nunca foi de esquerda’.

Dois lados

Democracia madura é isso aí. A despeito da Comissão Nacional da Verdade, que investiga torturas e mortes provocadas por militares no regime, pululam também nas ruas e redes sociais (principalmente do Rio e SP), abaixo-assinados por Justiça e indenização para familiares de militares mortos em atentados de guerrilheiros.

(Reprodução/internet)

Mordida no bolso

Expulso da Copa por prática antidesportiva, o jogador Luizito Suárez sentiu ontem a primeira mordida no bolso: a uruguaia 888Poker, que o patrocina há apenas dois meses, rescindiu o contrato com o atleta.

Tempos de violência

Após 13 anos de ocupação os EUA deixam o Afeganistão. Mas pesquisa da Organização Médicos Sem Fronteira, entre fevereiro de 2013 e fevereiro deste ano, revela que 87% das mortes no país foram provenientes da violência da guerra.

Ponto Final

Com os mensaleiros fora da cadeia a trabalho, vai ter Quadrilha nas festas de Julho!

 

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

5 Opiniões

  1. helo disse:

    Newton e a lei da gravidade e velocidade de queda. Grave? Não a proposta deste Newton é pura bobagem. E vamos às quadrilhas em julho.

  2. Dinarte da Costa Passos disse:

    VALEU DEPUTADO. ATÉ QUE ENFIM UM FILHO DE DEUS ENXERGOU QUE NADA TEMOS A COMEMORAR NESTE DIA.

    COMEMORAR O GOLPE MILITAR DE 15/11/1889 É A MESMA BURRICE QUE COMEMORAR O GOLPE MILITAR DE 31/03/1964.

    A ESSA REPÚBLICA DA CORRUPÇÃO IMPLANTADA POR DEODORO NÃO DEVEMOS NADA. ELA FOI CORRUPTA DESDE A SUA IMPLANTAÇÃO, PASSOU POR VÁRIOS GOLPES, MAS EM TODOS COM GOVERNOS CORRUPTOS. ATUALMENTE (1988) VIGORA UM REGIME QUE SE DIZ DEMOCRÁTICO, MAS DOMINADO PELA CORRUPÇÃO DESLAVADA.

    PRIMEIRO DEVE SER DERRUBADO A COMEMORAÇÃO VERGONHOSA DESTE DIA E DEPOIS DERRUBAR POR COMPLETAMENTE ESTA REPÚBLICA DA CORRUPÇÃO. ESSE MONSTRO DE TRÊS CABEÇA, MAS QUE NENHUMA CABEÇA É CAPAZ DE PENSAR COM ÉTICA E SERIEDADE.

    PELO FIM DO REGIME MALÉVOLA DE ABAPORU. ABAIXO A REPÚBLICA DA CORRUPÇÃO E VIVA O REINO DEMOCRÁTICO E CONSTITUCIONAL!!!

  3. Joaquim Caldas disse:

    Deve ser proclamado o dia da safadeza política,quando a falsa vitória da Redemocratização! Aí foi decretado a anistia e salvou os ladrões à retornarem seus lugares de origens e praticarem roubos,assaltos,assassinatos,narco-traficarem,praticarem guerrilhas e terrorismo.O ano de 1985 é um grande marco nacional dos corruptos.

  4. Áureo Ramos de Souza disse:

    Tantas coisas importantes para ser resolvido neste país e vem um ladrão da velha guarda querer impor lei e tirar o feriado da proclamação e o feriadão que estão fazendo durante esta copa que só trabalharam 5 dias e vão embolsar milhões. O resto esta escrito abaixo.

  5. João Roberto Touro disse:

    ESTE DEPUTADO DEVE TER COISAS MAIS IMPORTANTES PARA FAZER, AO INVÉS SE PREOCUPAR COM FERIADO DA REPUBLICA

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *