Início » Brasil » Nível de represas está próximo do pré-racionamento de energia
Risco de apagão?

Nível de represas está próximo do pré-racionamento de energia

Reservatórios do Sudeste e do Centro-Oeste chegaram a 28,54% da capacidade, nível mais baixo do período nos últimos dez anos

Nível de represas está próximo do pré-racionamento de energia
Racionamento de energia aparece como opção, caso níveis das represas caiam mais (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

As represas do Sudeste e do Centro-Oeste, que são responsáveis pela produção de 70% da energia hidrelétrica do país, chegaram a níveis preocupantes de água, similares ao período que antecedeu os “apagões” de 2001.  O problema será discutido nesta quarta-feira, 9, pela Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, após  Dilma Rousseff  definir como “ridículo” falar em racionamento de energia.

Leia também: Depois do ‘ridículo’, Dilma convoca setor elétrico

Segundo o relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONSx) do último dia 6,  os reservatórios chegaram a 28,54% de sua capacidade, nível mais baixo do período nos últimos dez anos.  O índice registrado em dezembro de 2000 foi de 28,52%. O volume armazenado nas duas regiões em janeiro do ano passado era de 76,23%.

Já no Nordeste, segundo maior gerador de hidroeletricidade do país, a capacidade das represas no dia 6 de janeiro era de 41,21%, o que ficou ainda abaixo dos níveis registrados em 2000, de 59,33%. O volume de chuva deste verão está abaixo do esperado, o que não ajudou na recuperação da água armazenada nas represas, após o período de estiagem.

As termoelétricas, que têm a produção aumentada quando há problema na geração de hidroeletricidade, operam no limite deste outubro, gerando 14 mil megawatts. Essa energia, porém, é mais cara e pode representar aumento na conta de luz. A economia de energia pode ser uma opção, caso os níveis dos reservatórios continuem caindo.

 

Fontes:
G1 - Nível de reservatórios já chega ao do pré-racionamento de energia

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Áureo Ramos de Souza disse:

    A presidente Dilma foi taxativa em dizer que o preço da energia iria baixar em janeiro de 2013, hoje já ouvimos o ministro de minas e energia que poderá se ter um aumento pequeno segundo ele; aí não entendo vai ter apagão e o aumento vai acontecer ou a palavra da presidente não terá valor?

  2. Scala disse:

    Trabalho na rua rodo muito vejo a maioria da Mulheres lavando as calçadass de sua casa com o Jato de Agua e não varem antes e ajunta o lixo em Sp aqui nos bairros a maioria faz isso! AS VEZES FALO PRA ALGUMAS DELAS NO FUTURO VOCE VAI BEBER AREIA SE TIVER ELAS CHINGA E DIZ EU TO PAGANDO O DESPERDICIO É DE MAIS +TEM DE FAZER UMA CAMPANHA NAS ESCOLAS DESDE O PRIMARIO E TAMBEM NA TELEVISÃO! O POVO NUM TEM CONCIENCIA MUITO TRISTE…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *