Início » Opinião » Artigos » No ar & no chão, o Super-Ministério
Coluna Esplanada

No ar & no chão, o Super-Ministério

Mais cenários desenhados no Planalto sobre a reforma na Esplanada: a Pesca volta para o comando da Agricultura; cogita-se, mas não está definido, que o MEC englobe a Ciência e Tecnologia

No ar & no chão, o Super-Ministério
A reforma da Esplanada (Foto: Wikimedia)

O esboço da reforma administrativa na Esplanada traz a fusão da Secretaria de Aviação Civil (SAC) com o Ministério dos Transportes, e Eliseu Padilha à frente da pasta. O ministro da SAC, que assumiu o papel da Articulação do Planalto, está bem na fita com a presidente Dilma e é da cota do vice-presidente Michel Temer – que assim se fortaleceria. Ganha também o PMDB, por Padilha ter excelente trânsito com a bancada.

PR sobrou

Esse é o plano A. Mas há também o B, porque o desafio do Planalto é destituir o PR do comando dos Transportes e do bilionário DNIT. Rachado, o PR perdeu status de aliado.

Sem turbulência

O juiz federal Sérgio Moro, que coordena a Lava Jato, foi aplaudido – de pé, por alguns – dentro de avião que decolou de Curitiba para São Paulo na sexta à noite.

Que Lula, o quê..

Dilma tem citado muito Leonel Brizola nas conversas com aliados que a visitam. É brizolista no sangue, todos sabem. A surpresa está no saudosismo do tom da voz.

Se meu Fusca falasse

O senador Cristóvam Buarque (PDT-DF) está inconsolável. Seu Fusca que dirigia há 31 anos, uma raridade (placa JJP 0013), foi roubado num estacionamento público no Setor de Clínicas Norte, em Brasília. Há cinco meses procura pelo carro. Foi com ele que Cristóvam fez a campanha vitoriosa para o governo do DF em 1994.

Fusões sem chororô

Mais cenários desenhados no Planalto sobre a reforma na Esplanada: a Pesca volta para o comando da Agricultura; cogita-se, mas não está definido, que o MEC englobe a Ciência e Tecnologia – o problema é domar o PCdoB, que controla esta pasta.

Ok, pode sair

Espantou a cúpula nacional do PDT o fato de o governador Rollemberg nem telefonar para o ex-secretário de Trabalho Georges Michel. Ele pediu demissão por desentendimentos após a recusa de apoio à construção do Memorial João Goulart.

E o meu?

Tem gente graúda em Brasília apontando José Sarney o ‘fator’ contribuinte pela derrubada da proposta do Memorial Jango. Sarney quer o seu. E tem Poder no GDF.

Os pré-convocados

Os empresários Eike Batista e Junior da Friboi serão convocados à CPI do BNDES. Deputados fazem pressão pela presença. É vitrine que precisam os políticos.

Calote imobiliário

Uma construtora apenas, no Ceará, tem R$ 14 milhões de obras concluídas no ‘Minha Casa, Minha Vida’ para receber da União. Uma delas foi invadida há dois anos e a Prefeitura de Fortaleza não se mexe para reintegração e a ocupação dos beneficiados.

Você bebe imposto

A Associação Brasileira de Microcervejeiros – mais de 300 associadas – faz lobby na Câmara para que o setor seja incluído entre os setores que se enquadram no novo ‘teto’ do Simples Nacional. Hoje, as cervejas artesanais pagam, acreditem, 60% de imposto.

Gelada, mas salgada

Daí o preço salgado no freezer. Dono de cervejeira, o goiano Alberto Nascimento lembra que as artesanais brasileiras já ganharam ‘mais de mil prêmios no exterior’. Mas não são valorizadas aqui. O pedido é que a alíquota fique entre 18% e 20%

2016 começou

Uma pesquisa GPP que circula no Senado causou alvoroço em pré-candidatos à Prefeitura do Rio. Romário (26,3%), Crivella (20%), Freixo (8,9%) e Indio da Costa (3,7%) lideram, nesta sequência, na estimulada. Pedro Paulo (2,1%) está na lanterna.

Na mesma

Com exceção dos índices, mais baixos obviamente, o quadro da corrida não muda na pesquisa espontânea pela prefeitura do Rio.

Pé na porta

As invasões do programa Minha Casa, Minha Vida apenas no Estado do Rio de Janeiro somam 28 apartamentos. A Polícia prepara a reintegração de posse, com aval da Justiça.

Ponto Final

Dilma e governadores ficaram isolados na tentativa de ressuscitar a CPMF. O Congresso não vai pagar o ônus às vésperas das eleições municipais.

 

Com Equipe DF, SP e Nordeste

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *