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Educação

No Brasil, 40% dos professores lecionam disciplinas fora de sua área de formação

Estratégia de remanejar professores para ensinar disciplinas diferentes de sua área de atuação afeta desempenho dos alunos

No Brasil, 40% dos professores lecionam disciplinas fora de sua área de formação
Levantamento cruzou dados da formação adequada dos professores com a pontuação obtida pelos alunos de cada escola no Enem (Foto: ANPr)

Na última quinta-feira, 6, o Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2014. Ao analisar os resultados, um levantamento feito pelo jornal Globo identificou um grave problema: 40% dos professores de ensino médio não tem formação adequada para ensinar a disciplina que lecionam.

Para chegar ao percentual, o jornal cruzou dados da formação adequada dos professores com a pontuação obtida pelos alunos de cada escola. A conclusão foi de que alunos de escolas onde professores lecionam disciplinas de acordo com sua formação tiveram melhor desempenho no Enem.

Para Priscila Cruz, diretora do Movimento Todos Pela Educação, desviar professores de sua área de atuação influi de forma direta e negativa no desempenho dos estudantes. Um bom exemplo são professores de Humanas que atuam em áreas de Exatas.

“Um bom professor precisa somar domínio sobre a disciplina que leciona, uma boa metodologia e capacidade de gestão da turma. Quando o professor vem de outra área, o primeiro tópico já sai prejudicado”, disse Priscila, em entrevista ao Globo.

Esse problema não está restrito ao ensino público e é maior em redes particulares de ensino. Segundo o levantamento, a rede pública tem 60,02% dos professores atuando fora de sua área de formação, enquanto a rede particular tem 61,28%.

A justificativa para realocar docentes para lecionar disciplinas que não dominam é a carência de bons professores de determinadas disciplinas, como Matemática, Física, Química e Biologia. Para lidar com o problema, o Conselho Nacional de Educação autoriza que os docentes dessas disciplinas sejam realocados para áreas afins. Essa medida é autorizada pelo órgão após uma inspeção escolar e uma análise curricular do docente.

Fontes:
O Globo-Enem 2014: Índice de docentes do ensino médio sem formação adequada chega a 40%

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