Início » Brasil » Morre Noel Rosa
NESTA DATA

Morre Noel Rosa

Pai do samba urbano, Noel Rosa morreu de tuberculose em 4 de maio de 1937, aos 26 anos

Morre Noel Rosa
Noel começou a estudar medicina, mas largou no terceiro período para viver o samba (Foto: Wikipédia)

No dia 04 de maio de 1937, o compositor Noel Rosa morreu prematuramente, aos 26 anos, vítima da tuberculose.

Noel de Medeiros Rosa nasceu no dia 11 de dezembro de 1910, em Vila Isabel, bairro de classe média da Zona Norte do Rio de Janeiro. Ele tinha um defeito no rosto, devido a um parto complicado que exigiu a utilização do fórceps, um instrumento para a retirada do bebê.

Ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, mas não terminou o curso, já inserido no samba e na noite. Noel começou a frequentar a casa das chamadas “tias”, como a Tia Ciata, na Praça XI, onde nasceram os primeiros sambas. As tias faziam festas informais onde diversos compositores se reuniam para fazer música. Noel é considerado o pai do moderno samba urbano, tendo influenciado decisivamente Chico Buarque e tantos outros.

O compositor fez muitas parcerias em sua carreira, sendo a mais famosa delas com o pianista Oswaldo Gogliano, mais conhecido como Vadico. Ele também gostava muito de compor com Ismael Silva, com o qual tem sucessos como “Para Me Livrar do Mal”. Com Vadico ele compôs 11 canções, que incluem algumas de suas maiores obras primas.

Noel também protagonizou umas das mais conhecidas brigas da música popular brasileira. Ele e Wilson Baptista, outro compositor da época, travaram uma batalha musical, que começou com o samba “Lenço no Pescoço”, de Baptista. A música era uma ode à malandragem e Noel, que tinha um humor único, escreveu “Rapaz Folgado” como resposta. Wilson, então, escreveu uma canção criticando Noel Rosa e seu bairro, Vila Isabel.

Durante o duelo musical, Noel escreveu um dos seus mais conhecidos sambas, “Palpite Infeliz”, que serviu como resposta a “Frankstein da Vila”, música de Wilson que faz menção à deformação no rosto de Noel.

O sambista também ganhou fama de boêmio e sempre estava apaixonado por alguma mulher. O gosto pela noite carioca causou danos à sua saúde. Desde muito jovem, Noel bebia e fumava – hábitos que influenciaram a sua morte prematura.

Escute “Conversa de Botequim”, parceria de Noel Rosa e Vadico:

Fontes:
Rolling Stones- Noel Rosa

1 Opinião

  1. Roberto Letelier disse:

    Prezados senhores:
    Sabem informar como conseguir a obra completa de Noel Rosa, como também de Wilson Baptista?
    Obrigado
    Roberto Letelier

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *