Início » Brasil » Nove em cada dez mortos por dengue em SP são idosos
Epidemia no Brasil

Nove em cada dez mortos por dengue em SP são idosos

Os idosos são 87% das mortes por dengue no estado, embora representem apenas 12% da população paulista

Nove em cada dez mortos por dengue em SP são idosos
Apesar de representar sério risco de morte para os idosos, a letalidade da dengue é considerada pequena (Foto: Reprodução/Pixabay)

O Brasil vive uma epidemia da dengue, e o estado de São Paulo lidera as taxas de incidência. Segundo dados do Ministério da Saúde, das 20 cidades brasileiras com o maior número de casos confirmados por faixa populacional, 12 estão em São Paulo. De janeiro a abril deste ano, o estado registrou 169 mortes por dengue, o maior número de óbitos em todo o país. A grande maioria das vítimas tinha mais de 60 anos, segundo um levantamento da Folha com informações de 130 das 169 mortes.

Os idosos são 87% das mortes por dengue no estado, ou nove em cada dez óbitos, embora representem apenas 12% da população paulista. A maioria das vítimas, 75%, tinha alguma doença preexistente.

Segundo infectologistas, pessoas com 60 anos ou mais são mais vulneráveis a complicações da doença porque estão mais sujeitas a agravantes, como ter uma saúde frágil, e são mais prejudicadas pela falta de um diagnóstico rápido e de medidas de atenção ao doente.

A letalidade da dengue é considerada pequena, com menos de 0,1% de óbitos por casos confirmados. É algo comparável com morrer da gripe.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, há epidemia quando a taxa de incidência supera 300 casos por 100 mil habitantes. Nos quatro primeiros meses do ano o Brasil registrou 367,8 casos por 100 mil habitantes. Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o avanço da doença no país “é uma vergonha”.

Fontes:
Folha - Idosos são nove em cada dez mortos por dengue
Estadão - SP lidera 3 de 4 rankings de epidemia da dengue no país

1 Opinião

  1. rene luiz hirschmann disse:

    O INSS esta sendo favorecido, o mosquito esta matando os idosos, a razão é simples: fragilidade da saúde, opa! mas como se recentemente o ministro da previdência disse que os nossos idosos são fortes e terão uma idade média de 80 anos em 2020, ba! além dos deputados do PT, PMDB, PP e a Sra Dilma e o Sr Lula , vetarem aumentos reais temos os mosquitos, pobre dos aposentados.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *