Início » Brasil » Novo lema do PT será ‘eleição sem Lula é uma fraude’, diz jornal
POLÍTICA

Novo lema do PT será ‘eleição sem Lula é uma fraude’, diz jornal

Jornal acredita que o ex-presidente condenado a nove anos e seis meses vai antecipar sua campanha eleitoral para conter o impacto a sua imagem

Novo lema do PT será ‘eleição sem Lula é uma fraude’, diz jornal
Após condenação, Lula concede entrevista coletiva (Foto: Ricardo Stuckert)

Após a condenação de Lula a nove anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex no Guarujá, o jornal Globo afirmou que a estratégia do ex-presidente será tentar antecipar sua campanha eleitoral sob o lema de que “uma eleição sem Lula é fraude”.

Antes da coletiva de imprensa de Lula na sede nacional do PT, a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffman, disse a frase em questão. “Não aceitaremos um processo eleitoral em que a maior liderança desse país seja impedida de participar. Uma eleição sem Lula é uma fraude”, afirmou Hoffman.

Segundo a Lei da Ficha Limpa, aqueles que forem condenados em segunda instância não podem se candidatar. Lula deve recorrer contra a decisão do juiz federal Sérgio Moro no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Caso, o tribunal mantenha a decisão de Moro, Lula ainda pode suspender os efeitos da condenação, ou seja, sua suposta e teórica inelegibilidade, com um recurso provisório em tribunais superiores como o Superior Tribunal de Justiça ou o Supremo Tribunal Federal.

Ao dizer na coletiva de imprensa, “a partir de agora vou reivindicar do PT o direito de me colocar como postulante a presidente do Brasil”, Lula deixou claro que está disposto a entrar em campanha mesmo sob júdice, ou seja, aguardando determinação da Justiça.

O jornal terminou afirmando que o desafio de Lula será conter a ansiedade dos petistas. O líder do PT no Senado, Lindbergh Farias, por exemplo, defendeu, um dia após a condenação de Lula, um boicote à eleição de 2018 caso o ex-presidente fosse impedido de se candidatar. O próprio senador disse que não há consenso sobre o assunto na agremiação.

Fontes:
O Globo-Após condenação, PT adotará lema ‘eleição sem Lula é fraude’
BBC-Lula vai conseguir se candidatar em 2018? Entenda os cenários possíveis
Estadão-Lindbergh defende boicote à eleição presidencial em 2018 caso Lula se torne inelegível
Estadão-POLITICA Lula fala após ser condenado pelo juiz Sérgio Moro

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

4 Opiniões

  1. laercio disse:

    “nossas mídias falam muito sobre um assunto para que não lembremos de outros”!

    Para que foram criados um partido político é um político?
    Ambos para representar partes da população conforme suas ideologias! Afinal não dá para colocar 200 milhões de pessoas em uma sala…
    Então se adotou a representatividade.

    Mais agora chegamos no século cintura vinte e um! As pessoas não precisam mais fisicamente estarem em um lugar só! Já podemos substituir políticos e partidos por informatização.

    Qual é o nosso problema?
    Criar meios eficazes para coletar a maior das contas populares, vota-la e pratica-la! Eletronicamente já podemos fazer isso…

    Chegou a hora de pensar em substituir os políticos e partidos por meios eletrônicos que reflitam a vontade real do povo ao contrário da representação falsa que temos atualmente…

  2. Lucinda Telles disse:

    O Lula não é causa das nossas péssimas escolhas políticas, ele é a pior das consequências; e defendê-lo como candidato significa que não aprendemos nada.

  3. laercio disse:

    O estado caótico da sociedade brasileira não é um acaso!
    Uma sucessão de maus presidentes, um povo que não procura informação é muitos “olhos” internacionais observando nossos recursos…

    Na verdade ninguém tem interesses quanto ao Brasil nação mas sim em seus objetivos pessoais.

    Há décadas não vemos um plano real que seja contundente no sentido de fazer frente aos problemas do país.

    Também será muito difícil conceber um plano porque não se concebe nada sem fundamentos mínimos…

    Uma nação que deveria pensar na sustentabilidade e criação de tecnologia própria… Mas não, prefere seguir as regurgitacoes de algumas mídias qua trabalham em favor de um número invisível de apatridas.

  4. Natanael Ferraz disse:

    “O próprio senador disse que não há consenso sobre o assunto na agremiação”.
    A fala do senador “lindibérgui” é emblemática: Aquele que já foi o maior partido de esquerda do ocidente não tem outro candidato à presidente que não seja um condenado em pleno estado democrático de direito e nem sabem ao certo o que fazer.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *