Início » Brasil » Número de ações judiciais bateu novo recorde em 2013
lentidão no judiciário

Número de ações judiciais bateu novo recorde em 2013

Tribunal de Justiça de São Paulo tem o maior volume 'congestionado' do país: de cada 100 processos em andamento no estado, apenas 18 foram finalizados

Número de ações judiciais bateu novo recorde em 2013
O número de novas demandas também foi o maior até então: 28,3 milhões (Reprodução/Internet)

O volume de processos no Judiciário brasileiro bateu novo recorde no ano passado; cerca de 95,14 milhões de ações tramitaram nas esferas públicas (varas e tribunais), 70% delas, porém, já estavam em curso desde 2012. O número de novas demandas também foi o maior até então: 28,3 milhões.

O índice de congestionamento passou de 70% para 70,9%, isto é, 29 em cada 100 processos chegaram ao fim, conforme os dados divulgados nesta terça-feira, 23, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O Tribunal de Justiça de São Paulo apresenta o maior índice de congestionamento do Brasil; o volume de ações em curso chegou a 25,5 milhões no período, segundo o relatório “Justiça em Números 2014”. Logo, de cada 100 processos em andamento no estado, apenas 18 foram finalizados.

O aumento no número de processos deixa a Justiça ainda mais lenta, servidores e magistrados sobrecarregados e representa sofrimento e angústia para os que aguardam, por anos, a decisão final de um julgamento.

Fontes:
Folha de S. Paulo-Volume de processos no Judiciário brasileiro bateu novo recorde em 2013
Ceará Agora-Congestionamento: Justiça tem 95 milhões de processos

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *