Início » Brasil » Número de fumantes no Brasil cai 30,7% nos últimos nove anos
Pesquisa

Número de fumantes no Brasil cai 30,7% nos últimos nove anos

O consumo é maior entre as pessoas de 45 anos e 54 anos de idade (13,2%) e menor entre jovens com idade entre 18 e 24 anos (7,8%)

Número de fumantes no Brasil cai 30,7% nos últimos nove anos
O tabagismo é responsável por 200 mil mortes todos os anos no Brasil (Reprodução/Internet)

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira, 28, que o número de fumantes no Brasil diminuiu 30,7% nos últimos nove anos. Os dados são da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2014. O estudo indica que 10,8% dos brasileiros ainda mantêm o hábito de fumar.

De acordo com o Ministério da Saúde, o consumo é maior entre as pessoas de 45 anos e 54 anos de idade (13,2%) e menor entre jovens com idade entre 18 e 24 anos (7,8%). Os homens fumam mais que as mulheres – 12,8% contra 9%. O estudo revelou que Porto Alegre é a capital com a maior proporção de moradores fumantes.

A pesquisa também apontou que 21,2% dos brasileiros se declaram ex-fumantes. Arthur Chioro, ministro da Saúde, avaliou como expressiva a redução e lembrou que há 20 anos mais de um terço dos brasileiros fumavam. “Não se trata de coibir a liberdade, mas de ter uma política pública”, completou.

O tabagismo é responsável por 200 mil mortes todos os anos no Brasil e o hábito de fumar também é a causa de 90% dos casos de câncer de pulmão no país. Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 27 mil novos casos da doença devem ser registrados no Brasil este ano.

Fontes:
Estadao-Número de fumantes no Brasil cai 30,7% nos últimos 9 anos

1 Opinião

  1. Niza Nogueira disse:

    Quando vejo essas estatísticas sobre o fumo eu lembro do meu Vô, fumante inveterado, que preparando seu cachimbo aos 78 anos dizia: “dizem que fumar envelhece, …acho que é por isso que eu tô ficando véio”.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *