Início » Brasil » Número de haitianos dobra em São Paulo
Busca por emprego

Número de haitianos dobra em São Paulo

Os imigrantes, que se abrigam em uma entidade ligada à Pastoral do Migrante, procuram oportunidades de emprego

Número de haitianos dobra em São Paulo
Imigrantes haitianos no pátio da Igreja Nossa Senhora da Paz, onde funciona a entidade (Reprodução/Avener Prado/Folhapress)

Desde janeiro, o fluxo diário de haitianos mais que dobrou na Missão Paz, entidade ligada à Pastoral do Migrante, na região central de São Paulo. Até o final de janeiro, cerca de 50 haitianos dormiam lá por noite. Atualmente, esse número varia de 110 a 120, podendo alcançar 150. São ao menos 30 novos hóspedes diários.

Pelo menos um ônibus com os imigrantes chega diariamente a São Paulo vindo de Rio Branco (AC). Muitos desembarcam em São Paulo, enquanto outros seguem até Porto Alegre (RS) com o objetivo de encontrar um emprego.

O aumento repentino no fluxo, estável desde o final do ano passado, se deve a alguns fatores como a cheia do Rio Acre, que foi a maior de sua história. O fenômeno obrigou 10,6 mil pessoas a buscarem alojamento nos 31 abrigos montados pelo estado, além de fazer com que os haitianos encurtassem a passagem por lá.

Segundo o ex-secretário de Desenvolvimento Social do Acre, Antônio Torres, que atualmente está na pasta de Direitos Humanos, o fluxo dessa população em direção ao Acre também aumentou.

Em 2014, o aumento inesperado de imigrantes enviados a São Paulo gerou desconforto entre o governo do Acre e o governo paulista. Neste ano, a Secretaria da Justiça do Estado de São Paulo pretende retomar o contato com o governo acreano para que a migração seja racionalizada.

Fontes:
Folha de S. Paulo-Dobra número de haitianos que chegam a SP em busca de emprego

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *