Início » Brasil » Número recorde de mulheres eleitas para prefeituras do Brasil
Eleições municipais

Número recorde de mulheres eleitas para prefeituras do Brasil

Com força no interior, mulheres comandarão 621 prefeituras em todo o Brasil

Número recorde de mulheres eleitas para prefeituras do Brasil
Teresa Jucá foi eleita prefeita de Boa Vista (RR) (Reprodução/Internet)

Na eleição municipal do último domingo, 7, o Brasil elegeu um número recorde de mulheres para comandar prefeituras. Em 2013, 621 mulheres estarão à frente do governo de cidades brasileiras. O número representa 11,37% do total de 5.463 prefeitos no primeiro turno. Uma porcentagem recorde.

Leia também: Saiba onde haverá 2º turno no Brasil

As mulheres conseguiram a maior parte dos cargos em cidades do interior. Nas capitais, apenas uma será governada por uma mulher: Teresa Jucá foi eleita prefeita de Boa Vista (RR). No segundo turno, a senadora Vanessa Grazziotion (PCdoB), concorre em Manaus. Desde 1995, uma lei eleitoral definiu que os partidos devem apresentar, no mínimo, 20% de candidaturas de mulheres.

O partido que mais elegeu prefeitas do sexo feminino foi o PMBD, com 122 eleitas. Logo em seguida vêm PSDB (95), PT (67), PSD (51) e PP (44). O estado que mais colocou mulheres no poder foi Minas Gerais, com 71 candidatas eleitas.

No entanto, é na Paraíba que elas estarão mais presentes, já que a proporção entre municípios e prefeitas eleitas é maior: duas em cada 10 cidades do estado terão o comando feminino. O Rio Grande do Sul é o estado que menos terá prefeituras governadas por mulheres.

 

 

Fontes:
Folha - Número de prefeitas eleitas é recorde no Brasil

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *