Início » Brasil » O abandono de crianças com microcefalia
EPIDEMIA

O abandono de crianças com microcefalia

Nordeste tem alta de casos da doença e de abandono de bebês

O abandono de crianças com microcefalia
Bebê com microcefalia em comparação com um sem a doença (Foto: Wikimedia)

Diante da alta de registros de nascimentos de bebês com microcefalia, principalmente, em Pernambuco, muitas famílias começaram a abandonar seus filhos. Desde outubro, houve 209 registros de microcefalia no estado. O número de bebês abandonados ainda não foi dimensionado.

Opine: Você é a favor do aborto em casos de microcefalia?

“Muitas dessas mães são carentes, jovens e têm outros filhos para cuidar. O bebê com microcefalia surge como uma barreira. Algumas temem ser abandonadas pelos companheiros, como outras já foram. Estamos falando de pessoas que estão fragilizadas e por isso precisam de apoio e orientação”, explica o psicólogo Valter Dutra.

Segundo Vanessa Van Der Linden Mota, neuropediatra e uma das primeiras profissionais de saúde a identificar a epidemia de microcefalia no estado, é preciso dar atenção a pacientes e aos seus familiares.  “As mães precisam ser informadas para terem segurança de que seus filhos precisam de cuidados e amor e terão apoio para isso. Esse trabalho precisa chegar aos pais, irmãos, avós. A família toda precisa estar amparada por uma rede sólida de atenção profissional.”

Enquanto isso, um grupo de pais com filhos com microcefalia ajuda famílias de baixa renda para que elas não abandonem essas crianças. A Maternidade Dona Evangelina Rosa, localizada na região sul da cidade de Teresina, no Piauí, atende gestantes carentes. O grupo entra em contato com as famílias atendidas no hospital e oferece apoio e orientação para que os bebês sejam criados de forma adequada. O Piauí tem 40 casos de microcefalia já confirmados.

Fontes:
O Estado de S.Paulo-No Nordeste, vítimas da microcefalia enfrentam o abandono das famílias

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

10 Opiniões

  1. Roberto1776 disse:

    A natureza não perdoa; é mais incorreta, politicamente falando, do que o próprio Donald. O Novo Testamento já deixou isso claro, há dois mil anos, quando afirma serem as palavras de Jesus na parábola dos talentos (dinheiros) as seguintes declarações: A quem tem será dado. Porém: De quem não tem, o pouco que lhe resta será retirado (Mateus 25:29). Destes pobres diabos pensamos: o que mais lhes poderá ser retirado? Resposta: a saúde de seus filhos.
    Ai de quem não tiver um mínimo que possa agregar algo mais.

  2. Almanakut Brasil disse:

    GloboNews Especial

    A microcefalia e a angústia das famílias

    http://globosatplay.globo.com/globonews/v/4847355

    A matéria acima mostra que tem jornalista que tem microcefalia e leva uma vida melhor do que muita gente!

    É estranho ver os bebês, mas quando são adolescentes ou adultos não fácil perceber!

  3. olinda de azevedo marques disse:

    Sou contra o aborto pois no caso tenho certeza que a humanidade em um todo teria que ser jogada para fora deste mundo ser abamdonada sem nada ser escruidas da terra pois este mundo está cheio de gente que tem a pior micro-cefalia a falta de vergonha e coragem na cara! Aprender a ter responsabilidades sobre seus atos já é com certeza um grande sinal de grandeza

  4. inês disse:

    Espero do fundo do meu coração que nenhum de vocês tenham casos de microcefalia na família.

  5. hornel disse:

    So a favor de aborto muitos dessas maes sao carentes,tem outros filhos pra cuidar o bebe com microcefalia surge como um obstaculo na vida dessas maes estamos a falar d pssoas fragilizada

  6. andressa06 disse:

    contra o aborto, por que a criança nao tem culpa de nada, querendo ou nao e uma vida, como de qualque ser humano!

  7. Lídiana Lacerda disse:

    Como é dedicação exclusiva essas crianças deveriam ser aposentadas e receber do governo todo o tratamento. Me pergunto será se essas microcefalia não tem alguma coisa a ver com as vacinas de sarampo? E evolução desses mosquito associados com a vacina? porque Pernambuco e nordeste foram os locais onde o número de vacinados foi elevado

  8. Dayane martins disse:

    Sou contra o aborto.por que ha crianca n tem culpa por ter nascido assim…estou gestante estou com os 9 meses.eu tenho uma sobrinha especial ela n anda.eh sondada de 4 e 4 horas.e vive normalmente mas sempre,ela vai precisar da mae dela.e de nois eu nunca abortaria.so se deus levasse mas eu abortar nunca…

  9. MARCIELY disse:

    Difícil não associar a epidemia de zika, o primeiro grande drama nacional de 2016, ao velho problema da falta de saneamento básico. Saneamento, o tipo de obra invisível, que fica debaixo da terra, que aos políticos não rende maiores holofotes. Obras básicas que desaparecem do olhar público. Quantas vezes se pronunciou a palavra s-a-n-e-a-m-e-n-t-o na campanha presidencial de 2014? Quem falará disso nas eleições municipais que se avizinham?

  10. ana santos disse:

    Eu sou a favor do aborto, quem carrega uma nova vida tem o direito de escolha ja que a medicina evolui e da esta chance de escolher, é igual ao transplante antes o doente morria pois antigamente não existia hospitais e nem se cogitavam transplantar órgãos de um ser a outro. Estamos evoluindo e com direito de escolha.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *