Início » Brasil » O acordo Eunício & PT
COLUNA ESPLANADA

O acordo Eunício & PT

Apoio à eleição do novo presidente do Senado envolveu o engavetamento do projeto que retira de ex-presidentes que sofreram impeachment o direito a assessores e veículo para segurança e apoio pessoal

O acordo Eunício & PT
Eunício Oliveira é o novo presidente do senado (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

O apoio de parte da bancada do PT à eleição do novo presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), também envolveu o engavetamento do projeto que retira de ex-presidentes que sofreram impeachment o direito a quatro assessores e dois veículos oficiais com motoristas — para segurança e apoio pessoal — com despesas custeadas pela União. Se fosse aprovada, a proposta atingiria os ex-presidentes Fernando Collor (PTN-AL) e Dilma Rousseff (PT). O projeto está — e vai ficar — paralisado na Comissão de Constituição e Justiça.

“Passarim”

Chama-se “Passarim” o documentário que narra a sanha latifundiária de Eunício. O breve vídeo, produzido por ex-alunos da UnB, fala da Fazenda Santa Mônica em Goiás.

Topografia do poder

A Santa Mônica é uma das maiores fazendas do país. Abrange área rural de Olhos D’água, Alexânia e Abadiânia, e foi invadida por sem-terra numerosas vezes.

Migalha$

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, vai pedir à Mesa-Diretora “austeridade” no controle de gastos da Casa. Em especial pente-fino em notas de despesas corriqueiras.

Meia-roda…

Avançam as investigações da Polícia Federal sobre suposto esquema de fraude no programa de transporte escolar em Uberlândia (MG) custeado pelo Fundeb. Desde 2013, a Coopass, cooperativa responsável pelo transporte dos estudantes, opera sem licitação por intermédio de um contrato emergencial.

…e contramão

A empresa seria ligada ao vereador Alexandre Nogueira (SD-MG). O contrato foi rompido em 2015 depois do racha entre Nogueira e o então prefeito, Gilmar Tato (PT-MG). No mesmo ano, foi retomado com a gestão da empresa sob suspeita.

Caixinha motorizada

A suposta fraude pode ter gerado R$ 50 milhões de rombo aos cofres públicos nos últimos três anos.

Pega-geral

O senador Cristovam Buarque (PPS-DF) sabe de algo que não sabemos sobre a Lava Jato: “Tem que abrir (o sigilo). Acho que tinha que ter sido aberto antes da eleição dos presidentes da Câmara e do Senado; porque todos estamos sob suspeição”.

Pé na porta

Avisado pelo GSI de que havia petistas e simpatizantes do ex-presidente Lula no Hospital Sírio-Libanês, o presidente Michel Temer deu de ombros e avisou à comitiva: “Vamos entrar pela porta da frente”. E o fez, sob gritos de “golpista e traidor”.

Fortalecido

Com apoio das instituições católicas e evangélicas, entidades patronais e de empregados, o presidente do TST, ministro Ives Gandra Filho, está cada dia mais cotado para a vaga de Teori Zavascki no STF. O zum-zum aumentou com a participação de Ives na posse dos novos ministros na sexta, ao lado de Michel Temer.

A conferir

Fontes palacianas lembram que o nome de Ives conforta Temer pelo fato de já ter passado por duas sabatinas (quando foi nomeado para o TST e, depois, para o CNJ). Reputação hoje é o quesito mais importante para uma vaga importante no Judiciário.

Ameaça 1

O repórter goiano Yago Sales é alvo de ameaças após publicação de reportagem na Tribuna do Planalto. Revelou que Daniel Batista de Moraes, dito pastor, explorava e agredia internos da clínica para viciados que mantinha em Aparecida de Goiânia.

Ameaça 2

Condenado por homicídio e por tentativa de assassinato em 2012, Moraes é foragido da Justiça. Ele enviou ameaças por áudio a um ex-diretor da clínica, e também ao repórter. “Deveriam ter pensado antes de ter mexido no meu passado. Agora vocês trouxeram o meu passado para o seu quintal”.

Ponto Final

“A primeira bandeira do PT eu é que fiz. Tinha um tecido vermelho, italiano, um recorte, guardado há muito tempo. Costurei a estrela branca. Minha casa era o centro. Foi assim que começou o PT.”
Da ex-primeira dama, Marisa Letícia Lula da Silva.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

8 Opiniões

  1. Henrique de Almeida Lara disse:

    Lamentavelmente, os nossos políticos se mostram imediatistas e aéticos quando se trata do,próprio interesse. Deixam o interesse do País ao abandono. Assim, nmão há esperança deste País melhorar. Tristeza absoluta e total falta de esperança!!!!!

  2. LUIZ JUNIOR disse:

    É IMPRESSIONANTE ESTE PAÍS DE MÃE JOANA, NEM BEM EMPOSSOU, O PRESIDENTE DO SENADO JÁ ESTÁ MOSTRANDO AS GARRAS, VAMOS VER O QUE ACONTECERÁ FUTURAMENTE. NÃO PENSO EM NADA BOM PARA O PAÍS.

  3. Jane Souza disse:

    #INTERVENÇÃOMILITARJÁ!

  4. Rogerio Faria disse:

    Diante dos fatos (apoio aos golpistas) o PT acabou definitivamente.

  5. Luiz Ramos disse:

    Quando seremos um País sério ??? Forças Armadas, URGENTE, mas com assepsia total, no estilo da Operação Lava Jato !!!

  6. Henrique O. Motta disse:

    Acredito com todas as minhas forças de que a Sra. Marisa Leticia, como declarou o Sr. Luiz Inácioa da Silva “morreu triste”. Bem, não posso mesmo imaginar alguém “morrendo alegre” ou mesmo absolutamente “conformado”. Acredito também que uma das razões da tristeza da senhora Marisa Letícia seja resultado das investigações da “Lava Jato” como também declarou referido senhor. Nada mais natural. Ver seus filhos e marido com risco iminente de prisão por conta de possíveis “malfeitos” (expressão tanto a gosto da Sra. Dilma Russeff) não traz alegria a quem quer que seja e muito menos a mãe e mulher. Mas dizer que tal tristeza se deve ou devia a “canalhice”e outros adjetivos assacados contra os responsáveis pelas investigações, só evidencia quem é e o que é o referido senhor. A culpa não está em quem investiga, mas em que praticou desvios de conduta condenáveis numa sociedade séria, a qual todos nós pretendemos que seja a nossa. A expressão do Rei Juan Carlos da Espanha para Chaves cabe aqui para o Sr. Luiz Inácio “cale-se” para que o pior (se é que tal é possível) não venha a acontecer a este país tão sofrido pelos desmandos de 127 anos de República e tantos outros de Império (sim, a corrupção também se achava presente no Império e em todos os anos de República).

  7. Eng. Paulo Bancovsky Pioneiro fundador da ANE ACADEMIA NACIONAL DE ENGENHARIA e ex Presidente disse:

    -Faxina plena , total e irrestrita! Afinal as oligarquias, os protetorados os feudos, o coronelismo as ORCRIM, as organizações mafiosas, a cosa nostra, as gangs, esses representantes dessa alta sociedade , dessa elite degenerada e irresponsável, desidiosa, corrupta , criminosa , insensível, promotora contumaz desses acometimentos que nos afligem , todos , sem exceções, já deveriam ter sido deportados para os paraísos do além , para o Bem e Felicidade Geral da Nação…..

  8. Maciel disse:

    Triste é ver a santanização de apenas um partido quando se sabe que a maioria esta envolvida.nao existe pequena e grande corrupção.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *