Início » Brasil » O Aeroporto Olímpico
COLUNA ESPLANADA

O Aeroporto Olímpico

Após o despejo do secular AeroClube do Brasil de hangares do Aeroporto de Jacarepaguá, a Infraero quer inaugurar o Aeroporto Olímpico

O Aeroporto Olímpico
A pista de Jacarepaguá, usada para voos executivos, fica a poucos quilômetros do futuro parque dos Jogos de 2016 (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O despejo do secular AeroClube do Brasil de hangares do Aeroporto de Jacarepaguá, feito pela Infraero, segue estratégia muito maior que a anunciada alocação de 200 funcionários da estatal, retirados do Aeroporto do Galeão após a concessão. A Infraero quer inaugurar o Aeroporto Olímpico. A pista de Jacarepaguá, usada para voos executivos, fica a poucos quilômetros do futuro parque dos Jogos de 2016, e a dois anos do maior evento do mundo virou alvo da cobiça da estatal e das grandes companhias.

Leandro Mazzini é escritor e colunista do Opinião e Notícia

Obras na pista

O plano é ampliar a pista em 300 metros para receber Airbus e Boeing de voos domésticos, operados pelas aéreas nacionais. Procurada, a Infraero não se posicionou.

Sobe e desce

Há anos o debate rola na Barra da Tijuca, reduto classe A do Rio. Há quem prefira o bairro como está, já outros querem aeroporto mais perto que o Santos Dumont (Centro).

Queda de Marina

A estratégia do medo imposta contra Marina (PSB) todos os dias na TV, pelo PSDB e em especial pelo PT, deu certo. Marqueteiros já têm pesquisas que indicam mais queda.

Paulo, pobre e corrupção

A PF continua intrigada com trechos flagrados na agenda secreta apreendida de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras. Entre contas e nomes de possíveis propinados, numa página, ele citou pensata do saudoso Millôr Fernandes: ‘Acabar com a corrupção é o objetivo supremo de quem ainda não chegou ao poder’. Em outro, a frase: ‘o rico acorda tarde para reclamar /o pobre acorda cedo para trabalhar’.

Cadê Ciro?

Sumido do Piauí desde que foi citado como suspeito de receber propina de Paulo Costa (ex-Petrobras), o senador Ciro Nogueira (PP) foi visto na garagem da Assembleia de SP há dias. Longe do reduto onde sua esposa concorre a vaga de deputada federal.

Gratidão eleitoral

Na reta final da campanha, Jofran Frejat, que substitui José Roberto Arruda (PR) na disputa para o governo do DF, ganhou apoio de movimentos católicos. O Pró-Vida se diz grato pela atuação que teve quando presidente da Comissão de Seguridade Social.

Aborto

Na Câmara Federal, Jofran foi o responsável pela derrota do PL 1135/91 de autoria do deputado Eduardo Jorge (PV) – hoje candidato a presidente – que legaliza o aborto.

IDEB

Da pequena Itaúna (MG) vem um exemplo na educação: os alunos da rede municipal, com nota 7.3 no IDEB, inseriram a cidade como uma   das referências de Minas.

Por cima

Anda animado o deputado federal Walter Feldman (PSB). Ele deixou o PSDB por brigas internas no diretório paulistano. A ascensão de Marina o fez ganhar fôlego, como coordenador, e virar alvo de beija-mão de quem nem ligava para ele.

Executivos

Os candidatos ao Senado por Pernambuco Fernando Bezerra (PSB) e João Paulo (PT) falam como se disputassem o Executivo. Ex-ministro da Integração, Bezerra só mostra as obras de irrigação que tocou. JP faz campanha relembrando os tempos de prefeito do Recife por dois mandatos. Hoje é deputado federal.

Caso Arlan

O chefe da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai, Luis Rojas, confirmou que tem relatório com provas que ligam a milícia Exército do Povo Paraguaio aos traficantes do país. Há seis meses eles sequestraram Arlan Fick, filho de lavradores brasileiros.

Taxiando na urna

A Infraero e o sindicato patronal, o Sina, angariaram apoio do ministério da Aviação no acordo que estendeu a estabilidade dos servidores de 2018 para 2020. Mas a turma, com as concessões dos aeroportos e remanejamentos, não anda satisfeita com o governo.

Perto da praia

O candidato Pitiman, no DF, quer ligar Brasília a Porto Seguro. Existe estrada de apenas 800km,  BR-251, mas com muitos trechos em terra, que podem ser asfaltados.

Vaga extra

Quase todos os dias caminhonete de campanha do senador Gim Argello (PTB-DF) estaciona em área exclusiva para servidores do Senado. Com bandeiras e adesivos.

Ponto Final

Faltam duas semanas para a eleição.

_____________________________

Com Equipe DF, SP e Nordeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Joma Bastos disse:

    “O plano é ampliar a pista em 300 metros para receber Airbus e Boeing de voos domésticos,..”
    Aeroporto de Jacarepaguá de 900 m + 300 m, penso que não dá para Airbus e Boeings com segurança.

    Quanto ao Aécio Neves, ao tentar “queimar” a Marina Silva, aconselho-o a conseguir outra ocupação, menos a de candidato a presidente.

  2. helo disse:

    Joma, Aécio tenta crescer. Crescerá com votos que poderiam ser da Marina e vice-versa. Se o segundo turno for Marina e Dilma, torço que Marina procure se aliar a oposição e não a petistas do volta Lula.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *