Início » Brasil » O começo da epidemia da obesidade
Brasil

O começo da epidemia da obesidade

Endrocinologista acredita que Brasil pode se tornar o país mais obeso do mundo em 15 anos

O começo da epidemia da obesidade
Além de problemas como hipertensão, asma e diabetes, a obesidade também traz consequências psicológicas (Foto: Pixabay)

Segundo uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, 32,3% das crianças brasileiras menores de dois anos tomam refrigerante e suco de caixinha, enquanto que 60,2% deles comem biscoitos e bolos prontos. Segundo o endocrinologista brasileiro Walmir Coutinho, o Brasil pode se tornar o país mais obeso do mundo em 15 anos.

Coutinho se refere ao suco de fruta artificial e ao iogurte como vilões invisíveis. “O pai e a mãe acham que estão dando algo saudável para as crianças, mas são produtos que tem muitíssimo açúcar.”

O endocrinologista, que preside a World Obesity Federation (organização que reúne profissionais e organizações de mais de 50 países), diz que a situação é o começo da epidemia de obesidade. Além de criticar as “ações insuficientes do governo”, as “escolas omissas”, e o marketing que bombardeia crianças com propagandas ligadas a alimentos nada saudáveis, ele ressalta os danos físicos e psicológicos que ocorrem nas crianças obesas.

Além de problemas como hipertensão, asma e diabetes, a obesidade também traz consequências psicológicas. “As pessoas não se dão conta do impacto psicológico de apelidos dados a essas crianças, do isolamento que elas vivem, e de estereótipos como o menino gordinho que só pode jogar no gol, por exemplo. São situações que causam traumas que podem ser levados para a vida adulta.”

 

Fontes:
BBC-'Brasil pode se tornar país mais obeso do mundo em 15 anos'

1 Opinião

  1. Roberto Henry Ebelt disse:

    Por outro lado, cada vez que se fala em refrigerante (que as crianças adoram) LIGHT ou DIET, meia duzia de especialistas pulam da cadeira ameaçando com consequências ainda mais devastadoras.
    Assim fica um pouco difícil para os pais.
    Suco de frutas é ruim, refrigerante comum é um horror, refrigerantes DIET são um dos pecados capitais. Açúcar mata, adoçantes artificiais aleijam. Gordura trans equivalem a cianureto. E, acima tudo, VIVER gasta o corpo. Só resta uma solução: matemo-nos todos antes de ficarmos gordos.
    As pequisas médicas deveriam se concentrar em indicar os caminhos certos para uma vida saudável e não dar tanta ênfase aos caminhos errados que nos conduzem ao inferno físico.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *