Início » Brasil » O doce bem estar do chocolate
Páscoa

O doce bem estar do chocolate

Os primeiros relatos da fabricação de chocolate são de 4 mil anos atrás, no México, com os Maias, Astecas e os Olmec

O doce bem estar do chocolate
O chocolate faz bem para corpo, mente e sentimentos (Reprodução/Internet)

“A felicidade do corpo consiste na saúde; e a do espírito, no saber.” O ditado popular, de autor desconhecido, reflete bem o que os chocólatras sabem: o chocolate é um meio rápido e eficaz para conseguir breves momentos de alegria. E, ao contrário do dinheiro, os elementos que formam o mais amado dos doces, podem ser plantados, cultivados e colhidos em árvores.

Leia mais: Por que a data de comemoração da Páscoa varia tanto?

Os primeiros relatos da fabricação de chocolate são de 4 mil anos atrás, no México, com os Maias, Astecas e os Olmec. Todavia, naquela época, eles não obtinham, depois do processo de elaboração, o formato que consumimos hoje. O que leva a crer que a paixão por esse doce é longínqua. E como esse tipo de alimento é tão amado?

O segredo e a resposta podem ser conhecidos em diversas substâncias encontradas no chocolate. Uma delas é a 1, 3, 7-trimethylxanthine, mais conhecida como cafeína. Ela atua como agente natural no neurotransmissor, resultando no aumento do batimento cardíaco e a contração dos músculos. Outro elemento químico, que provoca a sensação de bem estar, é o theobromine, que possui efeito similar ao da cafeína, porém é uma substância venenosa para os cães. Para melhorar o humor e o comportamento de quem o come, o chocolate possui outra substância chamada serotonina, que controla outras funções do cérebro.

Por fim, um último fator analisado não é uma molécula, e sim uma sensação. Quem come muito chocolate sabe que um doce, quando bem preparado, derrete na boca. Essa percepção é causada pelos triglicerídeos encontrados na manteiga de cacau, que juntos conseguem se pilhar em seis diferentes maneiras. Tal ação resulta na formação de diferentes pontos de derretimento na boca, transformando cada mordida, em inesquecíveis experiências.

Fontes:
The Washington Post-Why chocolate really is the secret to happiness

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *