Início » Brasil » O efeito Photoshop nas campanhas eleitorais
Exageros?

O efeito Photoshop nas campanhas eleitorais

Programas de edição de imagens vêm se mostrando grandes aliados dos candidatos nestas eleições

O efeito Photoshop nas campanhas eleitorais
Candidato a vereador de SP aparece com os braços cortados em cartaz (Fonte: Reprodução/Época)

O uso de programas de edição de imagens, como o Photoshop, é algo bem conhecido no mundo da moda. Frequentemente celebridades estampam capas de revistas e campanhas publicitárias com retoques para lá de exagerados. Essa polêmica mania parece estar ganhando força também nas campanhas eleitorais.

Nesta semana, uma notícia nada convencional ronda os bastidores do PSDB. O candidato a vereador Mario Covas Neto, filho do ex-governador Mario Covas, parece ter utilizado o Photoshop ao contrário. Ele teria acrescentado rugas ao rosto em seus “santinhos” para ficar mais parecido com o pai, que já morreu, e conseguir mais votos.

O uso mais comum dos programas de edição de imagens nas campanhas eleitorais, no entanto, é para, digamos, melhorar a imagem do candidato. Em alguns casos, as alterações são tão exageradas, que alguns candidatos ficam quase irreconhecíveis. Vai entender…

Aumentando o público nas passeatas

 

Há também montagens mais grotescas. É o caso do cartaz da campanha de um outro candidato a vereador de São Paulo, José Antonio de Oliveira, do PT, que aparece com os braços cortados, literalmente.

Sem falar nas denúncias de uso do Photoshop nas fotografias de carreatas e passeatas políticas para aumentar o número de participantes. Nesta semana, uma imagem não confirmada de uma passeata do PSB na qual três pessoas aparecem em vários pontos da foto foi compartilhada inúmeras vezes nas redes sociais.

11 Opiniões

  1. denizeth dos santos alves disse:

    resultados dos votos dos veriadores dessa cidade,

  2. JOANA disse:

    Qual o reultado da ultima pesquisa eleitoral .
    Quem está na frente

  3. Samir Tufic Arbex disse:

    Gostaria que houvesse mais fiscalização com relação aos veiculos dos candidatos. Hoje a kombi de um dr. não sei do que, por centimetros não abalroou meu veiculo, jogando-o contra a sargeta e amassando a roda. São verdadeiros vandalos ao volante.

  4. Evanir Prado disse:

    CAMPANHA ELEITORAL: Tenho a Honra de dirigir-me a Vossa Senhoria, na qualidade de eleitor de Taubaté/SP, gostaria de saber o que fim será dado ao lixo desta cidade, pois mês a mês são gastos milhões com esse destino, pois, a onde iremos parar com isso, sem nem com o nosso lixo, ainda, temos solução, quanto mais as promessas fictícias dos Senhores Candidatos, ato, continuo, se a Eleição de Vereadores ( Responsável pelo Legislativo) porque não se faz debates com os candidatos a vereadores também, pois na prática a atenção de escolha é bem precária, ou seja deixa em haver. Atenciosamente, Eleitor;

    Do trânsito da Cidade: Não seria uma solução mudar as repartições Públicas dos três Níveis, para a parte Alta da Cidade, como exemplo, a recente mudança do Tesourinho (Sec. Da Fazenda Estadual) para o DER) esse procedimento por certo, diminuiu e muito o gargalho no transito no centro, o mesmo ocorreria se os Departamentos de trânsito desta Urbe mudança do Centro para a parte Alta da cidade, pense nisto;

    Trânsito da Avenida Faria Lima: em especial, no inicio do viaduto, com entrada para Hipermercado Shibata, é terrível, põe em perigo constantes os pedestres assim, como logo abaixo desta, sentido centro, É UMA VERDADEIRA ARMADILHA PARA OS PEDESTRES, e também, para os motorista em geral, até quando ESSE PERIGO IRA PERDURAR SENHORES CANDIDATOS quanto sua ida e vindas no dia a dia, “sem mencionar os buracos quer seja, nas calçadas ou em plena rua”, o que os Senhores Candidatos pode fazer…

    Acrescenta outrossim, favor, remeter ao presente ao Ilustre Jornalista Responsável por essa missão de angústia de promessas fictícias, que nem as coisas de interesse da coletividade, assim, como saúde, segurança, lixo da cidade, têm o seu devido cuidado, no mais, obrigado pela atenção!

    Certo da habitual atenção de Vossa Senhoria, antecipo meus agradecimentos, reiterando-lhe protestos de elevada estima e consideração. Atenciosamente, Eleitor de Taubaté/sP

  5. rita disse:

    Eu ,não entendo por que o tse está divulgando tantos comecias de fixa limpa ,quando na verdade ainda circulam candidatos de fixa suja fazendo campanha porque eu pesquiso na net que o candidato estando com recurso ainda é fixa suja .

  6. david disse:

    aqui em sigefredo pacheco tao fazendo a mesma coisa o povo do 15

  7. Zé da Silva disse:

    Demonstre toda sua indignação e vergonha contra tosa essa patifaria existente, FAÇA CAMPANHA PELO VOTO NULO.
    Quem sabe se com essa atitude não estaríamos fazendo essa cambada nos ter mais respeito.

  8. Zé da Silva disse:

    A ÚNICA FORMA DE PROTESTO CONTRA TUDO E TODOS QUE SÓ SABEM USAR O ELEITOR… É VOTAR NULO.

  9. João Cirino Gomes disse:

    Tem sacanagem de toda forma;
    Uns até poderiam votar enganados
    Mas se antes de se elegerem os políticos mostrarem o apito que tocam votam neles quem quer ser enganados!

    Se bem que, o voto pertence ao partido, e não ao candidato!

    Este é um esquema dos raposas velhas para se manterem no poder!

    Notem bem como funciona; tanto faz o eleitor vota em A, ou B, depois das alianças, o voto do eleitor voto servira para eleger o candidato C!

    E podemos estar elegendo o C que é um corrupto!
    Esta é a formula encontrada pelos raposas velhas para se manterem no poder!
    Notem que, somente uma pequena parcela da sociedade sabe que o voto pertence ao partido, e não ao candidato, e serve para eleger candidatos dos partidos de coligação!

    Então o voto cociente passou a ser o voto NULO!

    Digite 0000 e confirme!

    Desta maneira estaremos deixando clara nossa insatisfação com o descaramento da politicagem atual!

    Alem do mais votar no menos pior, é o mesmo que ajudar eleger o carrasco menos pior para me explorar e escravizar!

    ‘Abaixo assinado contra a lei de imunidade”

    Esta é a melhor forma de lutar contra a corrupção!
    A melhor maneira para fazermos valer a democracia!
    A melhor maneira para termos justiça social!
    Pois em uma democracia os direitos devem ser iguais.
    E em uma democracia deve prevalecer a vontade da maioria!

    Acha que a maioria quer continuar pagando as mais altas tributarias do universo, para dar salários exorbitantes, mordomias e ainda ser roubada descaradamente, por um bando de crápulas, integrantes do verdadeiro crime organizado, que se institucionalizou nas entranhas do desgoverno?

    peticaopublica.com.br/?pi=Janciron

    Se estiver de acordo leia assine e ajude a divulgar!

  10. áureo Ramos de Souza disse:

    É uma passeata com 30 pessoas pode-se colocar 3.000 mil e o photoshop serve agora para a era da internet, mas os candidatos se esquecem que estamos de olho. Falso ou Verdadeiro?

  11. José Luiz disse:

    Alô, Opinião & Notícia! Vamos checar os fatos antes de publicar? O candidato Mario Covas Neto não alterou a imagem, isso fica claro em todas as outras imagens e vídeos disponíveis no site oficial dele (www.covas45000.com.br) e na fanpage no Facebook (facebook.com/mariocovasneto). O candidato tem 53 e todas as rugas da sua idade. Talvez o erro dele tenha sido não tentar escondê-las, como fez o Russomanno.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *