Início » Brasil » O Instituto Padre Severino
País

O Instituto Padre Severino

O Instituto Padre Severino (IPS), localizado na Ilha do Governador, na Praça do Avião, foi criado em 1954 com o objetivo de ser uma unidade de atendimento direto aos adolescentes do sexo masculino aos quais são atribuídas práticas infracionais. Esses menores são encaminhados pela Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA) e pelos Juizados da Infância e Juventude (JIJ).

A idéia do instituto é servir de triagem até que os adolescentes recebam uma posição da audiência com o juiz. Pela lei, o prazo máximo estipulado para a permanência dos menores infratores é de 45 dias. Contudo, esse período nem sempre é respeitado.

Outro fator que foge das metas estabelecidas desde o momento em que o instituto foi inaugurado é o número de adolescentes no local, que costuma ser superior ao que o local foi programado para receber.

Além disso, os meninos que lá vivem estão sujeitos às mais precárias condições de vida, já reportadas por diversos veículos e mais recentemente pelo desembargador Siro Darlan em um debate sobre a maioridade penal. Paredes caindo aos pedaços, mau-cheiro absoluto, goteiras e vazamentos por todo lado, ausência total de condições mínimas de higiene – quase nenhum dos meninos tem escova de dentes, não há banheiros, mas buracos no chão e esgoto espalhado, ratazanas e baratas invadem os compartimentos gradeados idênticos a celas em que os meninos se amontoam; não há cozinha para a produção de alimentos: são servidas quentinhas que os jovens são obrigados a consumir em apenas cinco minutos; garotos machucados e engessados, um com uma bala alojada no corpo, outro com coceiras pelo corpo aguardam a melhora de suas mazelas por si só, já que não há atendimento médico, sentados em construções que não se pode nem mesmo chamar de camas: não há colchões na maioria, e os que ainda restam mais parecem cartolinas de papel, de tão finos, e ainda por cima cheios de buracos. Não há, nem mesmo, camas para todos. Em uma cela onde deveria haver 18 meninos, havia 28 quando Darlan esteve por lá. Como se não fosse suficiente, os meninos que habitam o local reclamam de violência e tortura por parte dos monitores que deveriam tomar conta deles e ajudá-los. Os jovens ali internos não fazem atividade alguma. Uma oficina criada para que se ocupassem e aprendessem algo está parada há três anos, e uma piscina anexa ao local está em ruínas.

Fontes:
Toward Freedom - Human Rights Abuses in Brazil's Youth Detention Centers

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

112 Opiniões

  1. Ingryd disse:

    Como Faço Para Poder Visitar Meu Namorado?

  2. Thayana disse:

    Queria saber se eu posso ir visita meu amigo que está ai e como faço pra fazer a carteirinha

  3. Lais disse:

    Gostaria de saber ,meu irmão tem 13 anos ,ele foi pego roubando ,deram até dia 31 para ele depois ter a audiência, mas será que ele ficará preso por muito tempo ?

  4. Sandra Martins disse:

    Qual os prossedimento para fazer a carteirinha????

  5. Nathalia disse:

    Gostaria de saber se eu posso visitar meu namorado mora com ele e tenho uma filha mas ele foi pra ir e não consigo to ligando e não me atendem

  6. claudiane da silva disse:

    Como faço pra ver meu genro

  7. Monique dos Santos Braz disse:

    sou mãe,e ele foi levado ontem dia 27 de abril 2016 quando posso visita-lo e precisa de carteirinha?Gostaria muito de saber como funciona desde ja agradeço.

  8. Ana disse:

    Alem de pai e mae,quem pode vizitar?!

  9. Andressa Beatriz disse:

    Eu sendo de maior posso visita r meu namorado que ta preso no padre severino, como faço tenho que fazer carteirinha??

  10. Ariane disse:

    Como faço visitar um parente?

  11. Velany disse:

    Como Faço Para Visitar ?

  12. Brenda da Silva Amorim disse:

    Gostaria de Saber Como faco para ir visitar Meu namorado que esta ai ?
    presciso Fazer Carteirinha ? poderia me informa aonde faco e quais documentos

  13. Caroline disse:

    Gostaria de Saber Como faco para ir visitar Meu namorado que esta ai ?
    presciso Fazer Carteirinha ? poderia me informa aonde faco e quais documentos ..
    Obvrigada !

  14. maria aparecida disse:

    Oii meu nome e katia moro em são paulo e sobe onte que meu filho foi pra essa casa de detenção a 15 dias atras

    alguem pode mim ajudar com um numero de telefone para que eu possa entrar em contato mim a ajude por favor muito obrigado..

  15. Julia disse:

    Queria saber se eu, menor, poderia visitar um interno. Como faço para visita-lo? Teria que ser feito alguma carteirinha? E se tiver, como faço para adquiri-la? Teria algum número de telefone?

  16. clarice disse:

    Quero saber se os detentos podem receber carta de parentes que nao pode ir visitar??
    Gostaria da resposta obrigado

  17. Flavia disse:

    Quanto tempo os menores ficam nesse instituto, e são maltratados o primo do meu esposo foi detido essas semanas queria saber como fazemos para visita-lo

  18. tatiane de andrade disse:

    o que acontece com o menor que fugiu da penitenciaria da infancia,com 17anos ,e ja ficou de maior?quanto tempo para a pessoa ficar bem com a justiça.

    att; TATIANE DE ANDRADE SILVA

  19. Alexandre sousa silva disse:

    ola, alguem sabe o numero desse presidio ( padre severino ) da ilha do governador, RJ.
    é urgente. obrigado
    aguardando…

  20. joão disse:

    ola, a mãe de um adolescente preso nesse lixo me contou ter ouvido do próprio filho esta semana 20/05/2013 durante uma visita, que alguns funcionários obrigam jovens internos a praticarem sexo oral sob pena de espancamento caso não sejam atendidos isso é uma barbaridade total, estou indignado com esse relato que deve ser apurado imediatamente pelas autoridades competentes.

  21. brenda mattos disse:

    Vejo que o trabalho que dizim que é e na verdade não é e o governo do estado vem iludindo o pavo, até mesmo na troca do nome que na verdade de Dom Bosco nada tem e continua sendo “os perversos agentes do Padre Severino”. Digo perverso por que é la que estão os algozes de todos os jovens que lá entram, para um pré-inferno, se sairão vivos só Deus dirá, Algoz significa por isso pessoa que inflige castigos ou pena de morte. Em sentido figurado, significa pessoa cruel. A intituição do Padre Severino não é e nunca vai ser uma intituição que irá entregar a sociedade os jovens socializados. E só tenho observado ser humanos jogando pedras nestes jovens ao invéz de ajuda-los, como? Estamos as portas de uma eleiçao, e oque devemos pedir que mudem o cistema comesando no seguinte: Se os pais não podem bater nos filhos, por que lá no padre Severino podem espanca-los? Senhores, senhoras, jovens, idosos que ja foram assaltados, carros roubados, mortes na familias; Vejo eu, como leigo, pai educador, eleitor, brasileiro, ser humano. O trabalho do governo do estado só vem piorando as cabeças daqueles jovens, li um depoimento de uma mãe da qual a filha foi estuprada e ela disse: ele esta onde mereceu no padre severino!!! Então digo para a senhora que não tenha mais filhas por que ele fará o mesmo ao sair do padre severino. O que a senhora deveria fazer é que o governo do estado deixe de pregar mentiras iludindo o povo, e minha campanha para ele é fora cabral e nunca mais na politica que para mim é a naior falcatrua que existe em nosso país, ladão engravatados que não vão presos. Deveriam contruir uma intituição de politicos ladões e sendo algemados e o povo aos gritos prendem esses bandidos, bandidos, ladões assim como esses jovens são tratados, com tapas no rostos, socos na cara, lambadas de purretes nas pernas, na bunda, nas costas. É assim minha senhora, meu senhor, jovens que tratam os jovens no “padre severino”. São maus tratados humilhados e mais são obrigados a lei do silêncio, não pode comentar nada para as médicas que la trabalham, esta tudo “bém”.

  22. claudia disse:

    Sou profissional da saúde, é com muita tristeza que venho fazer este desabafo, meu sobrinho é viciado, foi preso e levado pro Ins. Padre Severio, não conhecemos o procedimento, pois é a primeira vez que passamos por isso, nunca tive um sobrinho preso, estamos destruídos, pois não criamos nossos filhos pra isso, não comemos, não dormimos, a familia toda está sofrendo muito, pois nós criamos ele junto com a minha irmã, o pai largou minha irmã e ele era muito pequeno, nem o conhecia, não quiz saber dos filhos, hoje liguei pra saber qual era nosso procedimento, pois no forum não falam com a gente nos tratam como se fossemos conivente com a situação, como se tivessemos culpa, então atendeu uma senhora que muito atenciosa me passou outro número que ela iria pro local atender e passaria pra um PROFISSIONAL: PSICOLÓGO OU ASSISTENTE SOCIAL, aí atendeu uma mulher dizendo que era ASSISTENTE PESSOAL me tratou com muita ignorância, com muita impaciência, por eu não ser a mãe do menor, falei com ela que não queria informação sobre ele não, só queria informação do procedimento, onde teriamos que ir primeiro, pois minha irmã tinha ido trabalhar, estou muito triste, pois tenho um cuidado muito grande em falar com as pessoas, pedir um favor, com bastante educação conseguimos tudo, mas isso não aconteceu, e me pergunto, como que uma pessoa que estudou, que tem conhecimento de como a família fica doente, que vai trabalhar pra ajudar o interno e as famílias, tem essa atitute, essa é ajuda que vamos ter? São esses profissionais que vão nos ajudar? A primeira impressão é de medo, pois pensamos que teriamos ajuda de verdadeiros PROFISSIONAIS e não pessoas que odeiam o que fazem, só estão alí pelos seu salários, por suas aposentadorias, que não possuem empatia, antes de serem profissionais, somos chefes de famílias, somos mães, conhecemos o amor de uma mãe por um filho, da dor que um filho pode nos causar, por que PROFISSIONAIS ASSIM AINDA ESTÃO NUM LUGAR ONDE PRECISAMOS DE AMIGOS, DE PESSOAS QUE NOS ORIENTE, NOS AJUDEM, QUE TENHA EMPATIA, POR QUE?

  23. Adriana disse:

    O Centro de Socioeducação Dom Bosco, inaugurado na semana passada para substituir o Instituto Padre Severino no acolhimento provisório de jovens em conflito com a lei do Novo Degase, já começou a ser ocupado.

    O equipamento conta com alojamentos com capacidade para três adolescentes cada um, piscina, horto, escola e campo de futebol.

    é disso q me referia no comentario abaixo, os menores vao manter inteiro ate quando??? 1 mes? eles merecem?

  24. Adriana disse:

    Boa noite, trabalho em um lugar, que os adolescentes tem de tudo, mas querem fazer das escovas armas p agredirem uns aos outros, quebram tudo oque recebem, mesas, cadeiras, tvs (50″ de plasma), juram de morte os funcionarios, xingam seus familiarem e ate partem pra agressao, e olha que la nem é pra menores infratores, apesar de ter alguns. Hj li uma materia de um jovem de 16 anos q arrancou os olhos e pedaços dos seios da proria mae, oque eles merecem??? uma unidade com quarto para três adolescentes, piscina, horto, escola e campo de futebol? vai ter muito inocente cometendo crimes e rezando p ir p la, ja que em casa nem comida tem. O I.P.S era tao ruim q eles cantavam assim: no Pdr. Severino nem parece uma prisao, tem quadra, piscina , video e televisao. Sei q nao é tao ruim quanto a maioria pinta e vale lembrar que eles so estao la por merecimento.

  25. Marck. disse:

    Meu namorado foi preso junto con uns amigos meus , ele disse qe é horrivel o bom foi que ele aprendeu e nunca mas vai roubar pelo menos esse lugar serviu pra alguma coisa !

  26. stephany braga disse:

    Eu sou menor de idade, e o meu namorado foi preso e esta no Padre Severino, se alguém da minha familia for assinar pra mim poder ve ele,
    isso poderá me prejudicar mais tarde no meu trabalho, ou até mesmo nos meus estudos?
    Obrigado!

  27. Elizabeth disse:

    É muito triste esta realidade! Mas muito desses jovens tem tudo em casa, muito deles querem tirar önda” e nao valorizam o esforco que recebem aqui fora. Nao respeitam pai, mae e principalmente, os professores. Deus que me perdoe, pois sou mae, mas as vezes só o sofrimento pode fazer esses jovens infratores a pensarem um pouco na vida que querem levar.

  28. ana carolina disse:

    Oi meu nome é ana carolina meu namorado foi preso no padre severino no dia 18.08.2012 e como é a primeira vez q ele estar ai eu queria saber se tem um praso de quanto tempo ele ficara ai … e como eu sou de menor e não moro com a minha mãe eu queria saber oque eu fasso para poder ir visitar ele e as irmãs dele tambem … a queria saber tambem os dia de visita …

  29. felipe disse:

    quais são os dias de visita ?

  30. antonio disse:

    boa tarde!!!!
    eu nunca quero que meu filho vai para ai,ai e muito ruim
    os jovens ai nao fazem nenhuma atividades físicas ne
    ai para eles e um lugar muito ruim

  31. mayki dos santos oliveira disse:

    meu irmao foi para o padre severino no dia 30/04/2012 e eu gostaria de saber que dia vai ser a audiencia dele
    e saber enquanto ele estiver la se outra pessoa pode ir visita ex: irmao;mulher estando gravida e erc…

  32. Bernadete disse:

    Tenho um aluno que esta la no padre severino ligo pra la e nao consigo contato gostaria de saber se eu posso visita-lo ou so a mae dele pode e se pode levar alguma coisa tipo higeine pessoal e frutas biscoitos /??????

  33. Thais da Silva e Silva disse:

    Boa Tarde,
    Meu primo foi levado para a instituição no dia 16/02/2012.Queria saber se pode visita-lo se só a mãe dele pode ir ou se os outros familiares podem ir também e se pode levar alguma coisa para ele sem ser sabonete…
    Obrigada.

  34. OLga Tenorio disse:

    Boa Noite, sou moradora do Rio de Janeiro, tenho 48 anos e uma filha de 20, a qual foi vitima e de asalto e tentativa de estupro por um menor de 17 anos, que agora com a graça de Deus esta recolhido a esta Intituição “Padre Severino”, e espero muito que fique la por muitos anos, falo desta forma, por ser MAE da vitima, e como foi minha filha poderia ser a filha de qualquer outra pessoa, o Presidente da Republica, 1 Ministro, 1 Senador, 1 Advogado etc…. quero agradecer por termos este lugar e acho que se houver mesmo vontade de cada um querer mudar, pode ser ate no inferno que esles estejam, nao e desculpa o lugar, e sim a nossa vontade de melhorar…Agradeço mais uma vez a Deus que ele esteja la. Agradeço aos policias que o prenderao. e a justiça que o mantera la.

  35. Nathália Jesus disse:

    Eu gostaria de saber se menosres de 15 podem ir ver uma pessoa q está no local ?

  36. FLAVIO disse:

    COMO FAÇO PARA MANDAR ALGUNS MENORES INFRATORES PRA ESSE LUGAR???

  37. ademilson pereira da silva disse:

    Oi !!! Eu quero poder agradecer a todos, que de alguma forma coloboraram para que esta fundação funcione ate hoje!!! Eu fui interno desta fundação!! Eu fiquei interno por bastante tempo, sofri como um jovem sofre em qualquer alfanato!! Menor abandonado por meus pais e no mundo do crime, eu só tinha a morte pela frente, sem nenhuma pespectiva de vida, há momento na vida que o ser humano tem que ter um momento a sós com DEUS, e o meu foi naquele orfanato, sofri muito mais eu aprendi,tenho muitos colegas que ñ tiveram o mesmo ponto de vista que eu ! E hoje estão enterrados ou no mundo do crime !! Passa um filme quando eu vou ao rio e passo pela escola (15)quinze onde foi cenários de tanto sofrimento, mas aonde muitos jovem também aprenderam e encontraram uma ajuda! Deixo para vcs que gostam de criticar!! Antes de falar mal ou de fazer críticas, procure fazer melhor !! Ou uma fundação melhor!! Pode sair muitas pessoas com má índole de lá, mas tem muitas pessoa se recuperando também por esta fundação. Um abraço e até breve.

  38. leonardo paiva da silva disse:

    eu ja passei pelo i.p.s e na minha opinião so os funcionarios de la que tem que ser reeducados por que tanbem tem filhos ninguem sabe seu dia de amanha pode se um filho seu la dentro.

  39. Renata loureiro disse:

    não conheço a instituição poriso não posso opinar meu primo de 12 anos foi pra là dia 30\10\2011 minha tia esta muito triste não so ela como a familìa toda gabriel e um menino bom mas se juntou com amizades erradas.gostaria de saber oque pode levar no dia da visita? se precisa fazer alguma carteirinha? quantas pessoas podem ir na visita.
    so peço a deus que olhe por ele

  40. Devani Alves disse:

    Hoge esta sendo um dia muito triste pra minha familia,pois meu sobrinho cometeu uma inflaçã e foi parar ai nesse Instituto, esperamos em Deus que ele veja como é importante, obedecer a mãe e desejar nunca mais voltar neste lugar. Pois é isso que os governantes de nosso Pais tem oferecido para os nossos adolecente se eles não obedecer a DEUS e seus pais,é esse o tratamento q von receber.Prov03 pra suas meditação,diarias.DEUS OS GUARDE DE TODO MAL

  41. andressa lopes disse:

    o governo diz que o padre severino e para reeducar os menores e adolecentes infratores, mas do jeito que eles são tratados la igual a bichos eles podem sair de la pior do que entraram infelizmente porque eles vão acabar se revoltando com tanta porrada,e humilhação que eles tem la dentro .na minha opinião o govern poderia tentar melhora o lugar ,as condições deles la dentro ,eles poderiam conversa com alguma psicologa ou asistente social para tentar entendereles ou tentar ajudar eles a sair desta vida que eles levando

  42. joseli disse:

    hoje. meu afilhado foi para o intituto,com muita tristeza eu desejei boa sorte nesse caminho que ele escolheu, no sabado farei a visita.

  43. elionay da silva gomes disse:

    meu namorado está ai mais comcerteza isso que as pessoas fazem isso mesmo tudo destruturados um lugar terrivel chega oas peis de alguns presidios eu acharia que as pessoas deveriam mudar afinal eles estão tratando de adolecente não de bicho

  44. Julia Lemos disse:

    Tenho amigos que se encontram nesta situação, Felismente um deles ja esta livre,e pode nos contar que lá além das pesimas condições de higiene os agentes batem muito e xingam , o castigo deles e deichar sem comer durante 2 dias isso é um grande abissurdo .. Nem onde meu marido estava preso era assim e olha que é Presidio de maior de idade ..
    temos que mudar isso o que podemos fazer?

  45. lucia helena de paiva montovani disse:

    Sou mae de um adolecente e gostaria de fazer uma visita com ele a instituição para ele ver a realidade dos meninos que não querem escolher o caminho do bem que nós os pais queremos para eles e eles querem “amigos” que não tem nada a ver com eles e com o que desejamos para eles.Me ajudem nesta visita! me informe o endereço, telefone e os dias de visitas.
    Desde já agradeço e espero uma resposta.

  46. Lúcia disse:

    A culpa do que acontece com os menores é dos próprios governantes que fazem leis erradas.Não se pode mais repreender menores,os pais vão presos.O alistamento para as forças armadas tinha que ser a partir dos 14 anos,ficariam lá até completarem a maioridade,sairiam de lá homens com uma profissão e dignos de serem homens.Mas as leis não vêem por este lado.

  47. madalena disse:

    Eu concordo que esses meninos mesmo sendo menores de idade, vão para uma casa onde eles possam “pensar melhor”, mas eu tmb acho que eles não são bichos para ter que viver em um lugar desse, mesmo fazendo coisa errada, até mesmo que muita das vezes ele saem de lá revoltados, pois isso pode até revolta-los ainda mais. São seres humanos que estão ali, então, tem que haver decência e ordem,coloca eles para arrumar, para fazer a limpeza, como se fosse um castigo, mas deixar eles viver em um ambiente tão sujo, assim não dá, vão sair dali com doença de pele…

    Concordo sim com a punição, mas não concordo com o maltrato.

  48. NATHALIA disse:

    EU ACHO MUITO ERRADO PORQUE NAO PODE ENTRA UMA BIBLIA. EU ACHO QUE AH JUSTICIA E MUITO ERRADA NAO DEICHA ENTRA UMA BIBLIA QUE FALA DEUS E DEICHA ENTRA CIGARRO AH MAIORIA JA SAO VICIADO COM DROGA E FUMANDO ESTIMULA MAIS OS VICIOS DELES.PORQUE EU TIVE LÁ.

  49. daiana disse:

    meu namorado está enternado,no padre severino queria saber se eu posso visita-ló

  50. juliana disse:

    meu namorado esta internado , no padre severino
    eu qeria sabe r se eu qe sou namorada , posso ir visitar ele ?

  51. LUCIA disse:

    TENHO CONVIVIDO COM UMA SENHORA DE NOME CRISTIANE QUE É ASSISTENTE SOCIAL DESTE INSTITUTO, E COMO A MESMA É GROSSA, MAL EDUCADA,E COMPLETAMENTE ESTRESSADA, FUI BUSCAR INFORMAÇÕES SOBRE O LOCAL QUE ELA TRABALHA, AGORA ENTENDO O PORQUE DE TAMANHA AGRESSIVIDADE E DESCONTROLE EMOCIONAL.
    SAIBAM QUE A MESMA, QUANDO ABORRECIDA QUEBRA CARROS E AGRIDE PESSOAS, IMAGINA O QUE NÃO FAZ NUM LUGAR ONDE TEM PARTE DO COMANDO?

  52. kelly disse:

    cara eu avho á msm coisa o meu amigo acabou parando lá , mais é uma coisa que eu não queria nem para um cachorro imagina para um humano. O presidente, governador poderiam reformar por que como eles querem que os meninos se recuperem, mudasse.. mais como ? se nem médico tem lá ‘

  53. viviane disse:

    também pude ver de perto as condições dos jovens que se encontra internados no padre severino inclusive sou mãe de um deles.
    ouvi falar de muitas coisas ruins de lá confesso que tive medo quando meu filho foi recolhido pra lá mas logo na primeira visita pude observar que não era nada do haviam me dito ou o que eu tinha ouvida falar.
    quando cheguei lá vi tudo muito limpo e organizado os meninos todos limpinhos e bem diciplinados bom pelomenos gostei do que eu vi,os agentes todos muito bem educados me trataram super bem fui muito bem recebida por todos que eu tive contato lá dentro.
    é claro que ñ é tudo um mar de rosas
    lá tem regras e regras são pra serem seguidas.
    muitas coisas lá ainda precisa ser melhoradas mas isso aos poucos e com apoio dos nossos governantes vão sendo resolvidas.
    espero um dia poder ver aquele lugar um exemplo pro mundo inteiro e também uma referência boa para reeducação dos jovens infratores no brasil.

  54. Thayná disse:

    acho que eles merecem pelo menos uma condição melhor , porque alem deles ficarem presos , eles vão ficar isolado de tudo , acho que eles deveriam ter mais direiros , por exemplo direito a uma ligação para amigos ou ate uma namorada , gente eles ficam muito carente , é porisso que muitos quando sai de lá ficam revoltados , porquê eles não tem o carinho e amor que merecem , eles sao umanos e não bichos
    tem que ser tratado como gente , e eles devem ter uma vida melhor lá dentro .

  55. FELIPE disse:

    Não é tão ruin como voces penssam não gente .
    é ruin, mais não é essa podridão toda.
    eu fiquei la 1 mês preso. vi de perto como é.
    tem muita coisa para melhorar mas naum e essa imundiçe toda , la tem escola, piscina e etc.

    mas tem muito menor que rouba só para voltar para la, se fosse essa merda toda , porque os adolecentes iam querer voltar ??

  56. Adriana Sales Guimarães disse:

    Boa noite! Gostaria muito de ajudar, ser uma voluntária no processo de reabilitação desses jovens.Vivi essa dificuldade na família e não tive apoio externo.Hoje sou pastora e sonho em poder fazer algo que esteja ao meu alcance.Gostaria de saber qual o procedimento pra fazer acompanhamento esperitual com eles? Sei que 90% deles tem problemas com seus pais e creio que´posso ajudar, na área da família.Caso seja possível, meu voluntariado, gostaria de resposta.Alguém precisa ajudar, eu estou disposta a tentar.

  57. hellen disse:

    É um absurdo as condiçoes desumanas em que os jovens sao colocados dentro do instituto!
    Eu tive meu irmao lá,ele nao ficou só os 45 dias como diz a lei.Ficou 62 dias no inferno q é esse lugar!
    Para Flavio(3ºcomentário abaixo): Vc deveria ter vergonha de chamar o inferno de “belo instituto”. Reze a Deus, mtu e mtu para q vc nunca veja um parente seu ser tratado como um animal por homens de mentes tao pequenas como a sua! Aqui ninguem tá se aproveitando de ninguem,estamos apenas descrevendo verdades e fatos vividos com meninos que deveria ire p lá p voltar com uma nova visao(uma visao boa) das coisas e nao p serem tratados como bichos!

  58. FELIPE disse:

    EU FIQUEI PRESO LA, DO DIA 25 DE ABRIL A 25 DE MAIO E NÃO É MUITO BEM ASSIM, TEM REFEITÓRIO
    E NÃO É SÓ 5 MINUTOS PARA AS REFEIÇÃO E SIM POR VOLTA DE 30 MIN, E A PSCINA TAVA LIMPA SÓ NÃO ERA USADA, A ESCOLA FUNCIONAVA TODOS OS DIAS,

  59. kettely disse:

    menores infratores saem ainda mas revoutados com a condiçao em que vivi o menor tem direito a boa estalaçao lazer e algo mas que se encomtra no estatudo da criança e do adolecente e em algum artigo que nao me recordo gual e lei…

  60. Flavio disse:

    Acho que mais uma vez o DEGASE e este belo instituto é vitima de aproveitadores que se dizem defenssores de direitos humanos que não sabem o que dizem ou fazem para aparecer e recolher fundos internacionais, tá com pena coça o bolço e ospeda esses adolescentes haldorf astoria em nova york, ir à favela resolver os problemas das crianças antes delas deliquirem ninguem quer pois vai botar o bumbum em risco, essa semana uma menina de 16 anos teve seu cranio aberto por seu namorado traficante, cade o direito dessa menina? O padre severino agora tem até ar condicionado no refeitorio aula de natação e projetos pedagogicos que visam mais que mera enganação de oficinas que não atendião ao publico alvo que cumprem no maximo 45 dias dentro desta unidade antes de falar fação melhor com os mesmos recurços, ou tragam algo de produtivo ou inteligente sem ser estas babozeiras e utopias!

  61. Raiane dos Santos Rodrigues disse:

    Eu realmente fico muito espantada guando eu leio isso por que eu acho que o instituto deve ser um lugar de ensinamento para os jovens os monitores devem ajudar eles e não bater neles eu espero que isso mude para melhor não para o pior e que o presidento do brasil vem ver as condiçoês do instituto e ajudar eles a reformar para ficar uma coisa melhor para os adolecentes de hoje.

  62. Humberto Ribeiro disse:

    Realmente, acredito que essas coisas devam realmente acontecer na Instituição.
    Quer maior exemplo? Eu mesmo, sou um exemplo personificado. Pois na então extinta época da Ditadura Militar estive por 7 anos em uma Instituição internado ( a extinto Lar de Tereza Cristina, que era na Rua Lopes da Cruz 448- Méier- RJ).
    Mas graças a Deus, sobrevivi ao inferno, hoje tenho informações a respeito da vida e conhecimento espiritual e graças a Deus não entrei para o caminho das drogas e nem me revoltei, tirei tudo isso como um aprendizado de vida, e até mesmo espiritualmente isso me fez evoluir.
    Pelo que aprendi espiritualmente falando: Esses que maltratam seje eles inspetores , agentes , diretores , autoridades governamentais, terão futuramente a sua colheita.
    E esses que que são maltratados seje em quais forem as Instituições serão futuramente os possíveis obssessores daqueles que os maltratam nem que seje no plano espiritual quando aqui deste planeta desencarnarem. Pois a vida continua tanto aqui como o lado de lá, nào se enganem achando todos vós que com a morte do corpo tudo acaba.
    Ai daqueles que agoram maltratam ao invës de darem amor e fazer esses pobes espíritos evoluirem em sua consciencias.
    Guardem bem esssas menssagens:

    + A SEMEADURA É LIVRE, MAS A COLHEITA É OBRIGATÓRIA.

    + ” O AMOR UNE OS ESPÍRITOS AMIGOS, O ÓDIO IMANTA( ACORRENTA) OS ADVERSÁRIOS.”

    Ai dos que maltratam, pois estarào em dívidas cármicas para serem pagas, tanto faz nesse plano físico ou no plano espiritual.

    O Show continua , a vida continua porque só existe vida.

    HR

  63. Ana Carolina disse:

    A questão é, os brasileiros em maioria, pensam apenas em si mesmos, não pensam no proximo, compreendo que assassinato é um crime bárbaro, mas conclua comigo, quem nessa vida não erra?! Todos nós somos filhos de Deus, então pela logica, somos irmãos, então só Deus pode nos julgar, só Ele tem esse poder, e nem Ele nos julga, ele nos PERDOA, então não somos ninguém pra julgar, criticar ou condenar o próximo, pois a justiça de Deus pode falhar, mas não tarda. Hoje estou aqui, desesperada lendo esse ”relatório” que fizeram da Instituição, estou simplesmente apavorada, com tamanha desumanidade, penso o que meu amigo deve estar passando lá dentro, pense você Sr Welligton de Oliveira, você sendo o pai, amanhã o seu filho na vida errada, e você lendo que queria que esses jovens fossem exterminados, e entre eles seu filho se encontrasse, imagine a dor de um pai ou mesmo de uma mãe lendo isso, a que ponto chegamos né mesmo .. tenha mais cuidado com as palavras, pois elas tem um poder enorme na vida de uma pessoa! O hoje desses meninos, podem ser o amanhã de nossos filhos, o Brasil definitivamente tem que mudar !

  64. LUCIANO disse:

    PEÇO QUE ALQUEM ME RESPONDA,O MOTIVO PELO QUAL
    OS CONSELHEIROS TUTELARES E ORGÃOS QUE CUIDAM
    DIRETAMENTE DE JOVENS,INFRATORES EM SEUS MUNICIPIOS,SÃO PROIBIDOS DE ENTRAR NO INSTITUTO
    PADRE SEVERINO.ESSES SÓ PODEM VISITAR OS MENORES
    COM AVISO PRÉVIO AGENDADO E MESMO ASSIM NÃO PODEM
    ADENTRAR EM SEUS ALOJAMENTOS.
    GOSTARIA DE SABER A VERACIDADE DESTA ATITUDE
    E SE É ORDEM DO EXECUTIVO.POIS NÃO É CONDIZENTE COM ATOS DE REEDUCAÇÃO OU CIDADANIA. ESPERO UMA RESPONTA DE QUEM SE INTERESSAR.AGRADEÇO DESDE JÁ.

  65. Anitta disse:

    Muitas pessoas estão perguntando sobre como fazer pra levar seus filhos lá no Padre Severino. Gente, lá não é circo nem museu, portanto a visitação é restrita aos familiares dos adolescentes que estão lá tutelados.
    Há tbm o fato q menores de idades (com exceção os que lá cumprem medida) não podem entrar.

    Quem quiser conhecer um pouco da realidade do Padre Severino tem um documentário chamado JUÍZO mostra as instalações assim como conta histórias de adolescentes.

    E PAIS Q ESTÃO COM PROBLEMAS COM SEUS FILHOS: OS VALORES E A MORAL SÃO PASSADOS NO DIA-A-DIA PELO EXEMPLO E DIÁLOGO. SAIBAM DIZER NÃO NA HORA CERTA. E CARINHO, MUITO AMOR E RESPEITO.

  66. Danielle disse:

    Mae e pai e verdade tudo isso que a Marilsa escreveu…
    Se vcs puderem prestar mais atençao no seus filhos
    e um motivo que voces podem evitar de eles se envolverem com que nao deve…Um carinho e amor mesmo voces tendo mais de 1 filho serve para eles saberem que alguem os ama de verdade…
    Um gesto de carinho ajuda seus filhos…um dialogo dos pais com filhos tambem ajuda muita coisa…
    Nao julguem por eles estarem com dificuldade na vida …nao xinguem e sim ajudem …
    Se todas as maes tivessem força de vontade elas mesmo criariam uma sala de debate…E uma ajudando a outra no que pode para dar cursos para seus filhos …o pai levar para passar mais tempo tambem ajuda eles…Se as maes que sabem dar aulas de alguma coisa com um pouco mais de ajuda conseguem tirar seus filhos desses problemas que eles enfrentam …
    Nao critico as maes por eles serem assim…porque e sempre a mae que chora pelo seu filho….e luta por eles tambem…Mais juntas conseguiremos acabar com esse mundo de dor…Obs: Vamos fazer de tudo para nao vermos as pessoas que amamos em um lugar como este…

  67. MARILSA disse:

    Pra voce que é mãe,ou responsável de um menor
    não queira ver seu filho em um lugar como este,
    leve seu menor pra fazer parte de alguma ong,
    de um curso,de aulas de música,uma igreja
    o dinheiro ta pouco mas existe muitos lugares
    que fazem isso de graça ou bem barato.
    verifique se este menor esta recebendo a atenção devida em sua casa e na escola,se alquem esta abusando dele ou ja abusou (em todos os sentidos).leve-o a um medico,mesmo que ele não esteja doente,Mostre que voce realmente se preocupa com ele.Sei o quanto isso tudo é dificil, pra quem tem que trabalhar todos os dias, deixando os filhos em casa a merce de tanta coisa;é dificil chegar com pouco dinheiro ou sem algum,e ver a necessidade do seu filho.Da pra perder a paciencia e invés de amor partir pra agressão diante uma situação que não da pra resolver
    MAS TALVES UM ABRAÇO UM OLHAR NOS OLHOS DO SEU FILHO,UM BEIJO EM SUA FACE PODE IR QUEBRANDO ESSA ROTINA DE VIOLENCIA E NECESSIDADES,AINDA QUE VOCE PENSE:QUE NADA MEU FILHO NÃO TEM MAIS JEITO,É DIFICIL ME APROXIMAR
    DELE…ESPERIMENTE BEIJA-LO ANTES DE SAIR OU SE
    AINDA NÃO DER PASSE AS MÃOS SOBRE A CABEÇA DELE
    E DIGA DEUS TE ABENÇÕE. NÃO ADIANTA LUTAR COM AS ARMAS DELES,ELES SEMPRE VÃO SE SENTIR MAIS FORTES. O AFETO TEM QUE PARTIR DOS PAIS NÃO É
    DELES.MESMO QUE VOCE JA TENHA FEITO TUDO ISSO ANTES,VALERA FAZER DE NOVO.PODE TER CERTEZA QUE O GESTO DE AMOR QUE VOCE FIZER PELO TEU FIHO ELE NUNCA ESQUECERA.TENHA ELE A INDOLE QUE TIVER
    DEUS ABENÇÕE SUA CASA

  68. ivaldo da costa moraes disse:

    quero saber como voces funcionam , porque uns falam bem .quero saber noticias.

  69. DANI disse:

    QUERIA SABER COMO FUCIONA INSTITUIÇAO?

  70. ana paula disse:

    Boa noite,eu queria saber como poço ir até ai para levar o meu filho de 14 anos que está muito trabalho e já estou muito desesperada já não sei mais o que fazer.muito obrigado diretor.estou precisando de uma grande ajuda.

  71. jorge luis disse:

    Boa noite sr. Diretor do instituto padre severino. eu jorge luis gostaria de saber como faço para levar meu filho que esta me dando muito trabalho parsa uma visita no instituto só para ele ter noção de como e ai. obrigado fico aguardando uma resposta se possivel no dia 15/05/10 no sabado. obrigado fico aguardando resposta.

  72. Natália disse:

    Não dá nem pra acreditar que os menores ao invés de ir pra ir e aprenderem o que realmente é certo vão pra ir para sofrer e serem mal tratados ao invés de receber educação.
    Podir ser pelo menos melhor mais os menores saem das drogas e vão para um lugar pra serem mal tratados!
    O que mudou depois que escreveram esse relatório ?

  73. Maria Haidée disse:

    Gostaria de saber como posso fazer para internar meu sobrinho drogado e envolvido com o tráfico tem apenas 15 anos e mora em São Paulo.

  74. Greyse disse:

    É uma pena sabermos que nossos jovens em formação não tem direito ao mínimo de informação quando estão cumprindo medida no instituto Padre Severino,já está mais do que provado que o mesmo deveria estar fechado pois é muito humilhante a situação desses menores.
    Acredito que se houvesse um pouco de boa vontade por parte de alguns, ou pelo menos uma fiscalização rigorosa, os menores teriam dignidade que lhe é assegurada pelo ECA. Venho por meio deste pedir que o sr. Siro Darlan que considero o grande revolucionário no que diz respeito á lei da criança e ao adolescente, que se reuna com os conselheiros tutelares do Estado do Rio de Janeiro para juntos realizar-mos visitas ao Instituto e principalmente fazer com o ECA seja respeitado no mesmo.

  75. sergio tadeu dos santos disse:

    BOA noite!Como posso saber noticia de um interno!meu filho foi parar aí,gostaria de saber o que aconteceu realmente.Pois sou separado da mãe,e ela não me passou o problema.obrigado!!!

  76. Cristiane Bueno disse:

    Meu filho andou se envolvendo com maconha. Gostaria de leva-lo pra conhecer o Instituto. Existe essa possibilidade?

  77. ALBERTO SANCHES disse:

    E HORA DE MUDAR E AS MUDANÇAS DEPENDEM DE TODOS NOS!

  78. Morgado disse:

    sou ex-detento porem hoje estou reabilitado.
    Morgado

  79. RAYANE disse:

    GOSTARIA DE SABER QUAIS FORAM AS MUDANÇAS DESDE QUE ESSE RELATORIO FOI FEITO…

  80. ALINE disse:

    Caros Amigos,
    Se as coisas fossem tão fáceis assim o Brasil era o melhor do mundo.É muito fácil criticar,chegar junto nada.
    Não acredito que agindo com violencia,com uma pessoa violenta as coisas melhorem.
    Se eles estão lá é para aprender o certo e não ajudar ele a continuar errado.
    Existe politicas para isso.Mas quem ta lá dentro a serviço deles não são tão humanos assim.
    Isso não é só dentro de institutos.Mas em penitenciarias, ate mesmo na rua que vc anda.
    Hoje em dia existe a GRANDE falta de educação,FALTA de dignidade,Falta tudo.
    Quando vc tem preucupação com o proximo nada disso acontece.Se as mães dessem amor aos filhos, se os carcereiros desses atenção aos meninos, se os filhos não batessem e matessem seus pais…e assim por diante.
    Quem é VC para ditar o certo e o errado se vc é o 1 º a errar.
    Tenho muita vontade de vistar o local.Fazer uma palestra.
    Ate pq vim desse mundo,fui menina de rua, fui adotada. Passei pr muitos ate chegar hoje o grau que estou.Sempre dou exemplo de mim.Eu lutei pelos meus objetivos para que ninguem colocasse o dedo na minha cara e falasse “essa neguinha não vale nada,uma pivetinha”
    E eles saõ capazes disso.Além de acreditar nós temos que contribuir.
    As palavras como vc disse Alberto,só ficam nos papeis e os sociologos filosofando, pq quem é errado não vai deixar o certo tomar conta.
    Se houvesse politicas corretas com certeza não estaria assim!!!
    Pense antes de escrever.

  81. Daniele disse:

    Gostaria de saber se há a possibilidades de famílias que não tem parentesco ou amizade com algum interno poder visitar a instituição, á título de mostrar aos seus filhos, o que acontece com o adolescente que se envolve com a ilegalidade, para que temam, e não queiram entrar nessa vida. Desde já muitíssimo agredecida.

  82. MARIA JOSÉ ESTEVES disse:

    GOSTARIA DE SABER ,SE POSSO TER NOTICIAS DE UM MENOR.SOU MADRINHA DE UMINTERNO,O QUAL TEM COMO NUMERO ;344.
    DESDE JÁ GRATA PELA ATEÇÃO. MARIA JOSÉ ESTEVES

  83. vivian disse:

    Gostaria de saber como funciona a educação nessa instituição. Digo em relação a estudo, como funciona?

  84. Flávio disse:

    As pessoas têm que cumprir a Lei, por que o governo não? O que diz o texto tudo vai de contra o do Estatudo da Criança e do adolescente.O que esses incapacitados governantes, secretários fazem com o dinheiro que pagamos de impostos?
    É revoltante!!!!!

  85. jorge henrique disse:

    EU FUI INTERNO NA ANTIGA FUNABEM, HOJE NAO SEI COMO ESTA O IPS, MAS EM 1982, NAO ERA TAO VIOLENTO QNT HOJE, POIS O GOVERNO NAO OLHA PARA OS MENORES Q LA ESTAO.

  86. Profº Luciano Mendes disse:

    Sou professor de jiu-jitsu, formado em educação fisica e gostaria de saber se existe algum projeto na área de esporte destinado á recuperação de jovens? Se positivo favor entrar em contato, obrigado.

  87. cristiane da silva disse:

    por que os adolescentes vão para esse instituto de menores infratores?
    ai dentro eles podem sair ou ñ?

  88. Victória disse:

    Não precisam ir ao Padre Severino. Visitem uma escola municipal do Rio de Janeiro e vcs verão o que é um manicômio.

  89. Alberto disse:

    É a mesma palhaçada de sempre.
    O Governo diz que a Instituição é referência na recuperação de menores infratores. O que é falso, pois não existem estatísticas que provem isso.
    Os familiares dos internos acham que eles são tratados de forma desumana, mas se esquecem que eles estão lá porque trataram de forma desumana pessoas honestas e que pagam impostos e cumprem a lei.
    E os "profissionais" que deveriam cuidar deles são despreparados e partilham da idéia de que a "Sociedade é culpada por todos os males". Os "meninos" são vítimas.
    E nós ? Trabalhamos, pagamos impostos, respeitamos o próximo, não portamos arma de fogo, não traficamos, não buscamos o dinheiro fácil, mas somos penalizados pela "socialmente correta" idéia de que "se são meninos então são recuperáveis". Onde ? Na Bélgica ? Na Holanda ?
    Falem sério, ninguem lá quer recuperação. Se o Estado proporciona cursos profissionalizantes, os "meninos" não vão às salas de aula simplesmente porque não querem. Vejam só, eles tem esse direito !!
    Então, cadê o texto da "recuperação". Chega lá dentro e diz que eles vão ter que realizar algumas tarefas (é, isso mesmo, "TRABALHO") pra ver o que acontece. Rapidamente se organiza uma rebelião. Engraçado que pra trabalhar eles não tem esse senso de organizacao.
    Ao invés de ficar reclamando, mexam-se. Cada um com sua responsabilidade e obrigação. O Estado que use os impostos que pagamos de forma honesta, e não fique "jogando pra torcida". Se é pra recuperar, então que faça funcionar com competencia.
    As Familias que cuidem de seus filhos e filhas ANTES deles se perderem e acabarem em uma instituição como essa. Assim, evitam o "xôrôrô" que só serve pra esconder a própria incompetencia na criação dos filhos.
    E os "Sociólogos de Plantão" que proponham soluções honestas e factíveis, e parem de se esconder atrás de pensadores europeus e americanos que nunca colocaram o pé em uma favela no Rio de Janeiro. Saiam de trás de seus textos batidos e mostrem resultado. É, estranho né. O mundo real é feito de resultados. Não é feito de frases feitas e teses que servem somente para discussões entre os "intelectualóides".
    Todos precisam parar de reclamar e fazer a sua parte. Só isso.
    Todo o resto é puramente "encheção de saco" !!

  90. Ane disse:

    Eles não estão ajudando nada acabar com a violência pelo contrario estão deixando esses Adolescentes mas violentos como que eles querem que eles mudem fazendo oq fazem lá dentro com eles. Lá fora eles falam outras coisas pras Famílias como se eles nem tocassem em nossos Adolescentes. Mas são tudo corruptos pq batem nos Adolescentes, colocam facções rivais juntos pra brigarem, queimam eles lá dentro e fora outras coisas que eles fazem. Como que eles querem que esses Adolescentes mudam??? Fora a situação precária que se encontra lá. eles não falam nada sobre isso em reportagem, não mostram como é la dentro e não deixam pessoas Evangélicas entrarem lá dentro pra levar a palavra de Deus para esses Adolescentes.
    Queria vê-se fosse os Filhos deles se eles iriam gostar que fizessem isso com um deles? Claro que não né mas ninguém sabe o dia de amanha. Deus cuide do meu Familiar lá dentro e de todos que estão ao redor dele… E que esses Agentes Despreparados Saiam de lá o mas rapido possivel …

  91. Valentina disse:

    Meu conhecido está internado lá e passa por problemas terríveis, os agentes batem nos meninos e ainda colocam os mesmo para brigarem entre si e com facções rivais. pq eles não colocam os filhos deles lá. Pois para os pais serem tão ruins assim o destino dos filhos deles será bangu 1.
    Tudo bem que eles erraram mais estão pagando por isso e não precisam ficar em selas separadas apanhando dias apos dias.
    Ai não recupera ninguém só faz com que se tornem piores

  92. Anônima disse:

    Meu Esposo se encontra neste recinto mas estou indignada pois sei que ele errou e ela lá dentro pagando pelo erro dele. Mas oq eles falam pra gente não é a mesma coisa que acontece lá dentro,Se eles estão lá dentro é pra sairem mudados mas com o que fazem com eles lá dentro só o milagre de Deus operando mesmo.Pois menores brigam direto lá dentro e pessoas que tomam conta deles lá dentro agridem eles também como que eles querem que eles mudem pelo contrário eles só revidam oq fazem com eles, invés deles ficarem calmos lá dentro eles ficam mas nervosos e ao invés deles se unirem eles brigam como que eles querem que os menores mudem assim ??? Eu entrego todos eles que se encontram neste lugar nas mãos do nosso todo poderozo e que é o único que pode mudar esse quadro que é Deus… Deus esta com meu Esposo e com todos os seus também…

  93. Anônima disse:

    Meu Marido se encontra nesse recinto. E nós ficamos muito tristes em saber q este lugar se encontra nesse estado tão abandonado.Pois sei que ele errou mas tinha q ter uma melhoria pois somos nós mesmo cidadões q pagamos. E ficamos muito chocados em ler essa matéria.

  94. Ana disse:

    O Padre Severino perdeu o objetivo principal que era educar os menores e retorna-los a sociendade o instituto era melhor administrado quando pelos Federais, passando para o Estado perdeu muito.

  95. Anônimo disse:

    Meu Namorado está Internamdo no I.P.S. e sei que está esrrado por ter seguido uma vida fácil e que ia levá-lo a isso,mais é falta de Respeito ler-mos uma matéria assim tão chocante sobre o Instituto.não sei nem quando ele volta pra casa,mais sabendo do modo de vida dele e de todos os meninos lá dentro,parte o meu coração saber q existe um lugar assim tão abandonado nesse país !

  96. JORDANA disse:

    Fico impressionada com a falta de huminidade das pessoas. Tenho curiosidade de visitar esta local.sou estudante de psicologia e me interesso por uma melhoria neste setor.

  97. Bi disse:

    Sei que muitos ou melhor a maioria cometeu infrações irreparaveis, no qual deixou feridas que nem com a própria vida irá cicatrizar, em muitas famílias….
    Sei também que eles não tem nenhum senso de discernimento e compaixão….
    Mas acredito que se pelo menos a lei, ou seja o que está no E.C.A fosse cumprido e o governo investisse em instalações e fosse feito um sistema de reeducação para os internos com a participação obrigatoria dos pais ou responsáveis…de repente assim surgiria alguma esperança na possibilidade de alguma melhora.

  98. sidney disse:

    eu já passei pela essa m—- ai os funcionários são todos ruim adora bater nos menores eles pensam q batendo nos menores vai adiantar alguma coisa.

    O único funcionário q é bom é o seu caveirinha o resto são tudo covardes!!!

  99. sidney disse:

    eu já passei pela essa m—- ai os funcionários são todos ruim adora bater nos menores eles pensam q batendo nos menores vai adiantar alguma coisa.

    O único funcionário q é bom é o seu caveirinha o resto são tudo covardes!!!

  100. rodrigo disse:

    solução para o problema: junte vc e mais meia duzia que se sentiram mal com o texto levem uns cinco ou seis desses "meninos/crianças" para os lares de vocês…pronto, ta resolvido o problema.

  101. ANONIMO disse:

    EU TRABALHEI NO IPS,EM 2007 E O QUE EXISTE É A FALTA DE ESTRUTURA PARA REEDUCAR OS "MENORES"(TRAFICANTES,ASSASSINOS,ASSALTANTES,ESTUPRADORES…).EM TORNO DE 80% DOS PROBLEMAS QUE LEVAM OS ADOLESCENTES A CHEGAREM ATÉ LA SÃO DE ORIGEM FAMILIAR,EM SUA GRANDE MAIORIA ELES SÃO O SUSTENTO DE SUAS FAMILIAS,MESMO SABENDO QUE A ORIGEM DO SEU SUSTENTO,É ORIUNDA DE PRATICAS ILICITAS COMETIDAS POR SEUS FILHOS,ESSES PAIS SEM REPONSABILIDADE ACHAM ISSO NORMAL.NA MINHA OPINIÃO DEVERIA ERA PRENDER OS PAIS,SO ASSIM ELES PENSARIAM DUAS VEZES ANTES DE BOTAR UM FILHO NO MUNDO SEM CONDIÇÕES DE EDUCAR.MAS ISSO TEM QUE VALER PARA O POBRE E PARA O RICO,PORQUE A PRINCIPIO O QUE VI,FOI SOMENTE FILHO DE POBRE,EM SUA MAIORIA NEGRO E FAVELADO.

  102. Binha disse:

    Wellington Oliveira, Tá certo que voce perdeu alguem honesto mais ninguem é Deus pra tirar a vida de ninguem e muito menos pra julgar existe arrependimento. Vc nunca errou? e se fosse vc gostaria de ser exterminado?

  103. Wellington Oliveira disse:

    Pelo que obsevei nas opiniões aqui expostas, ninguém perdeu um parente honesto, trabalhador e super pai de família pelas mãos armadas desses menores marginais. Na minha opinião a nossa lei é muito branda, deveríamos exterminar esses deliqüentes e não tentar ajudá-los, ou seja, consertar o q não tem conserto.

  104. Joana carolina disse:

    Tenho amigos já ficou ai,minha opinião é que cada um merece pagar apenas pelo que cometeu,sem precisar ser judiado ou mal tratado,as pessoas erra pq são seres humanos apenas.

  105. Renata Airan do Nascimento de Almeida Costa disse:

    É um absurdo tratarem jovens assim, pois saiem de lá pior do que entraram o governo é o maior culpado pois não investe na recuperação deles.Falta de respeito ao ser humano.

  106. desiree disse:

    a minha oiniao sobre isso nao e nada boa pois meu irmao foi para ai e ele sofre muito pois eles judiam batem e eu acho que deveria ser diferente ele era so usuario so porque ele estavajunto e muita injustiça esse e o meu depoimento sobre isso entrem no meu saite e respondam-me deisebabalu@hotmail.com

  107. Gabriela disse:

    Vivemos num país em que existe uma concentração de renda,educação,saúde, e a maioria da população vive sem perspectiva de um futuro decente. Por conta desta desigualdade vemos milhares de crianças e adolescentes nas ruas e que estão sendo ignoradas não só pelo governo mas também por nós. E a nossa desculpa é sempre a mesma de que "é responsabilidade das autoridades este tipo de questão" só que esquecemos que ali nas ruas estão vidas que não pediram para nascer e que crescerão revoltadas pois não são vistas como gente nem mesmo como bichos(pois muitos precupam-se mais com seu bicho de estimação) e quem é culpado desta situação?
    O tempo que se perde em responder esta pergunta a sociedade deveria exigir sim das autoridades medidas para mudar este quadro, mas devemos começar por nós esta mudança, parar de querer viver como se estas pessoas não existissem e passar a fazer a nossa parte, mesmo que esta parte seja se por no lugar de cada uma delas! Tenho certeza de que quando passarmos a ter estas atitudes, o índice de criminalidade irá diminuir e consequentemente a internação em lugares como este que ao invés de recuperar, de reabiltar estas vidas acabam tornando-se um instituto desacreditado que piora ainda mais a condição destes jovens.

  108. Jacqueline disse:

    Na minha opinião, isso não ajuda em nada a acabar com a violência. Pois, isso alimenta mais a revolta dos jovens que lá estão, pelos maus tratos e a covardia que lá eles passam. E ao invés de prende-los em um lugar maltratado, deveriam lhes darem atividades a serem feitas. E acho que quem deveria ser preso, são aqueles que lá dentro maltratam os jovens, ao invés de ajudá-los. E todos aqueles que não respeitam lei. Pois isso sim é um crime, por que são crianças que estão lá dentro e não animais para serem tratados desse jeito. Precisamos de justiça, pois ai sim a violência ira acabar. Essas crianças e adolescentes não podem serem criados desse jeito não, pois assim só vão piorar as coisas no nosso país. Essa é minha opinião. Exijo justiça!

  109. jonas sousa disse:

    De uma forma ou de outra,concerteza isso não acabaria com a violência.A forma mais viavel a ser feito seria aumentar ainda mais as ações sociais que são feitas em todo o país,criar projetos como oficinas de trabalho e outras oportunidades que façam com que os jovens infratores não se sintam despresados pela sociedade, uma oportunidade a mais para mostrar que algo pode ser feito para melhorar a vida de alguns jovens que não tiveram tanta oportunidade como outros.

  110. claudethcardoso disse:

    sou contra a maioridade penal. São crianças e adolecentes, necessitam de amparo e proteção, são excluídos da sociedade,que na sua maioria sofrem ou sofreram violência física, psicolólogica, sexual, racial e de origem social.

  111. Raphael disse:

    Sou totalmente contra a redução de maioridade penal visto que é latente a causa do comportamento desses jovens: exclusão social. Não podemos simplesmente nos pautar numa visão ideológica de nossa sociedade e aplicar métodos que não resolveriam a situação, apenas estaríamos “tampando o sol com a peneira”. Muito pelo contrário, a consciência do indivíduo não é tão fácil de se estruturar como Denise pensa. Dub]vido que esses jovens estão agindo com a consciência. Agem como reflexo da sociedade que possui como lema uma falsa e ideológica igualdade social.

  112. denise disse:

    sou a favor da redução da maioridade penal, porque temos visto “de menores” cometerem crimes ediondos com muita conciêcia e razão, devem responder pelos seus erros com esta mesma conciência.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *